sábado, 31 de agosto de 2013

Novos horários na Linha do Oeste II


Anunciados oficialmente para o dia 08 de Setembro, os novos horários na Linha do Oeste pretendem reforçar a oferta a norte das Caldas, com ligações directas a Coimbra e de carácter regional entre Caldas e Leiria.
No entanto, nem tudo são boas notícias. De forma a agilizar a operação (leia-se reduzir tempos de viagem), alguns apeadeiros vão deixar de ter serviço comercial.


Entre Lisboa e Caldas, acaba o serviço IR, ficanto apenas o Regional .... esse mesmo, o que pára em (quase) todas as estações e apeadeiros. O tempo de viagem aumenta, ficando ainda mais longe dos tempos alcançados com as carreiras regulares da Rodoviária do Tejo.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sábado, 17 de agosto de 2013

Novos horários na Linha do Oeste I

fonte: https://www.flickr.com/photos/cecferro/9038899161/

Anunciados para o inicio de Setembro, os novos horários da linha do Oeste prometem revolucionar a oferta comercial da CP.
Consta que o serviço IR entre as Caldas e Coimbra demorará cerca de 2 horas, com três circulações em cada sentido. Entre as Caldas e Leiria haverá também três circulações em cada sentido, com paragem em todas as estações e apeadeiros (serviço Regional).
De Lisboa para as Caldas, os comboios são despromovidos a serviço Regional, passando a efectuar paragens em todas as estações e apeadeiros.

O jornal "Gazeta das Caldas" publicou na sua última edição um artigo onde fala da modernização da Linha do Oeste. Segundo este jornal, esteve prevista a modernização da sinalização e a reactivação da estação de São Mamede, de forma a possibilitar cruzamento o de comboios.


Os Caminhos de Ferro - 2º Aniversário do Blog



No próximo dia 18 completam-se dois anos sobre a abertura deste espaço de divulgação da ferrovia nacional. Há um ano, fazia um balanço positivo, com 130 artigos publicados e cerca de 100 visitas diárias.
O 2º ano termina com 73.000 vizualizações e 190 publicações.



Agradeço a todos os visitantes a preferência por este espaço e faço votos que os conteúdos continuem a ser do vosso agrado.

domingo, 11 de agosto de 2013

Comboio especial "Comboio Escolhas Para a Cidadania"



Circulou entre 4 e 11 de Agosto, o "Comboio Escolhas Para a Cidadania", promovido pela Comissão Europeia, com o apoio da REFER.

"A Comissão Europeia designou o ano de 2013 como o “Ano Europeu dos Cidadãos” , reconhecendo a cidadania Europeia e os direitos que lhe são inerentes como um dos principais pilares da União Europeia.
Inspirado nessa temática, entre 4 e 11 de agosto, num ambiente de descoberta pessoal e cultural, de inclusão e de cidadania ativa, 110 jovens do Programa Escolhas (programa nacional de promoção da inclusão social de crianças e jovens, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI ) partirão à descoberta de Portugal no “Comboio Escolhas para a Cidadania”.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da REFER, pretende:
  • Promover a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e coesão social;
  • Proporcionar uma experiência única aos participantes, dando oportunidade de convivência com jovens de diferentes realidades, contextos e culturas, sendo que desta forma cada um será “embaixador” da sua rua, bairro, lugar, aldeia ou projeto;
  • Proporcionar aos jovens participantes o conhecimento do seu país;
  • Abordar assuntos ligados ao exercício da cidadania no espaço da União Europeia;
  • Criar nos portugueses a vontade de participar na inclusão dos jovens mais desfavorecidos.
O comboio tem partida e chegada de Lisboa (Santa Apolónia) e efetuará paragens em Porto Campanhã, Guimarães, Faro e Funcheira, cidades onde serão realizados diversos eventos mediáticos.
A associação por parte da REFER a este projeto, insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da empresa e tem como objetivo gerar valor para a comunidade envolvente ao caminho-de-ferro.
"



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Indice de 25-07-2013

Indice de 25-07-2013

Vandalismo no Metro de Lisboa I

Infraestruturas-Linhas e Ramais:
 
Infraestruturas-Projectos inconcluídos:

- Douro:
Linha do Douro - Acidente em Ermida (11 de Dezembro 2000)
Linha do Douro - Acidente na Ferradosa (22 de Janeiro 2005)
Linha do Douro - Que Futuro? (2º capítulo)
Linha do Douro - Que futuro?

Outros assuntos:
O serviço de passageiros na Linha do Minho
Mercadorias na Linha do Oeste
CP - Vandalismo de Material Circulante
O serviço de passageiros na Linha do Douro (de 1987 a 2011)
Greve na CP em 17 Fevereiro 1988
Centenário da Estação Ferroviária de Alcântara Terra
Loc. CP 2624 de volta ao Longo Curso
Deservagem Química de Via
Linha do Oeste - Encerramento do Serviço Regional ...
Ir (ou não) à Manifestação de Transporte Público
Linha do Sul - Que Futuro?
Linha do Algarve - Rotação de Material Circulante
Alterações ao serviço rápido entre Faro e Lisboa
As Schindler Voltam às Beiras - Viagem especial ...
RES - Regime de Exploração Simplificada
Amputação na Linha do Alentejo
Quo Vadis, CP Carga (avaria da locomotiva 1913)
Linha do Vouga - Que futuro?
Desmantelamento de material no Barreiro
 
 
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Vandalismo no Metro de Lisboa I

Afinal, a rede do Metropolitano de Lisboa não é assim tão "fechada". As imagens que se seguem, ilustram alguns actos de vandalismo sobre o material circulante .....


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ramal de Monção - um pouco de história

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de Dezembro de 1989, data em que foi encerrado.
Inaugurado em 1915, com uma extensão de 16 km, esta linha era composta por três estações (Verdoejo, Friestas e Monção) e três apeadeiros/paragens.
Em 1970 existiam sete circulações em cada sentido, sendo o tempo de viagem entre Valença e Monção de cerca de 30 minutos. Dez anos mais tarde, existiam oito circulações, todas com ligação ao Porto.

As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros deste troço ferroviário.

- Ganfei:
fonte: panorâmico




- Verdoejo:


- Friestas:
fonte: panoramico



- Lapela:


- Senhora da Cabeça:
fonte: o comboio



- Monção: 
fonte: passeiosdacaramulinha.blogspot.com









Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ramal da Lousã II

No antigo Ramal da Lousã, nem comboio nem metro .... só um simples caminho de terra batida.


comentário do autor: "PTG Alco Farewell, Serpins, 02 Abril 2001."


domingo, 23 de junho de 2013

Comboio directo entre Porto e Vigo II

Nos próximos dias 24 e 26 estão agendadas duas marchas especiais entre Porto e Tuy, muito provavelmente para ensaio da solução "rápido Porto-Vigo".

A proposito desta ligação directa, apresento abaixo algumas imagens que retratam a visita de uma UDD espanhola (TRD 594) ao Porto, em 05 de Junho de 1999. Consta que a ideia da CP seria a utilização deste material (preparado para velocodades de 140 km/h) nas ligações entre Porto e Vigo.

Fotos da autoria do Sr. Mario Mesquita (via facebook) com excepção das assinaladas com o nome do autor.






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sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ramal de Monção I

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de Dezembro de 1989, data em que foi encerrado.

A imagem que se segue é um raro exemplar deste troço ferroviário ... ilustra a locomotiva diesel 1421 parqueada na estação de Monção.


comentário do autor: "1421 Moncao 11.05.87"

Ao fundo pode também ver-se uma automotora da série 0400.


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Linha do Minho - "Um IR à moda antiga"

comentário do autor (Carlos Pinto): "Rio Tinto, 6 de junho 2013. O mesmo comboio IR Valença-Porto Campanhã."


No passado dia 06 de Junho, a Linha do Minho voltou a ter circulações comerciais com uma composição de máquina e carruagens. Os comboios inter-regionais (IR850 e IR851) entre Porto e Valença foram assegurados por uma composição composta pela locomotiva diesel 1424, furgão gerador (Dyf 557) e 3 carruagens CoRail.

As imagens que se seguem ilustram esta peculiar circulação, que obviamente atraiu as objectivas dos habituais fotografos e retratistas da nossa ferrovia.



comentário do autor: "A 1424 com o furgão-gerador Dyf 557 e 3 CoRail a efectuar o comboio Interregional Campanhã-Valença a passar em Alvarães e Seixas. 6/6/2013 - 7.30-8.10;
Comboio Interregional Valença-Campanhã a passar em Cerveira e Tamel. 10.15-11.20"


comentário do autor: "Ora ca esta a 1424 a fazer um comboio regular...Diga se que ela esta com um trab um pouco esquisito"

fonte: João Joaquim


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domingo, 9 de junho de 2013

Marcha especial Pinheiro-Barreiro (10 de Setembro de 2009)

A estação do Pinheiro (Linha do Sul) foi durante alguns anos local de parqueamento de carruagens desactivadas. No dia 10 de Setembro de 2009, a CP resolveu finalmente remover algum material, efectuando-se uma marcha especial para a estação do Barreiro. Aqui (mais concratamente no parque de material de Barreiro-A) este e outro material foi demolido, colocando-se assim um ponto final na possibilidade, ainda que remota, de recuperar algumas carruagens para serviço comercial. 
A tracção deste comboio especial esteve a cargo de duas locomotivas diesel da série 1550, também já retiradas de serviço.

As imagens que se seguem, da autoria de Andrew Donnelly, ilustram a marcha que transportou as carruagens.

 
 
 



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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Linha do Vouga - descarrilamento de automotora da série 9500

autor: Tomas Paulo (Aveiro)

Até parece que eu adivinhava ....


"Uma automotora LRV (Light Rail Vehicle) descarrilou nesta terça-feira à noite em Figueiredo, perto de Oliveira de Azeméis, quando realizava ensaios de linha.

Não houve vítimas, mas a composição, composta por uma única unidade, descarrilou totalmente, ficando com ambos os bogies (conjunto de rodados) fora da linha. A automotora em causa pertence a um tipo de veículos já envolvido noutros acidentes, cuja segurança foi posta em causa por peritos estrangeiros.

O acidente deu-se um pouco antes das 22h, tendo sido enviada para o local uma brigada de ferroviários que carrilou a composição durante a noite. Na madrugada desta quarta-feira, a automotora voltou a circular pelos seus próprios meios.

Este descarrilamento representa um revés nas intenções da CP em pôr a circular na Linha do Vouga este tipo de composições, que têm já um historial de acidentes na Linha do Tua.

Um relatório de técnicos suíços, especialistas em material circulante de linhas de via estreita, refere que os LRV são muito leves e têm o peso mal distribuído, o que, em determinadas circunstâncias, pode provocar descarrilamento. Esse relatório foi elaborado na sequência dos acidentes no Tua, num dos quais morreu uma pessoa, e que contribuiu para o encerramento definitivo daquela linha.

Em Abril a CP iniciou testes com este material na Linha do Vouga, “em colaboração estreita com a Refer e sob coordenação do Instituto Superior Técnico, com o objectivo de poder analisar e chegar a conclusões sobre o funcionamento e comportamento deste material”, referiu então fonte oficial da transportadora pública.

A empresa, numa lógica de redução de custos, pretende afectar os LRV à Linha do Vouga para substituir as automotoras actuais que circulam nesta linha, que são mais pesadas, consomem mais e têm maiores custos de manutenção.
"

Recordo que estas automotoras tiveram diversos incidentes na Linha do Tua, o que levou ao seu encerramento entre Tua e Cachão.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
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terça-feira, 14 de maio de 2013

Comboio directo entre Porto e Vigo

Extracto de uma notícia publicada no Jornal de Notícias .... será que 50 passageiros justificam a utilização de um comboio? Qual é o custo/km/passageiro?



"A novidade foi anunciada, esta segunda-feira, na XXVI Cimeira Luso-Espanhola, em Madrid, onde os governos dos dois países se congratularam com a introdução de um comboio direto diário entre Porto e Vigo nos dois sentidos e de um bilhete único nessa ligação ferroviária, a partir deste verão.

"[Portugal e Espanha] felicitam-se pelas melhorias acordadas no setor do transporte ferroviário de passageiros [...] e manifestam o compromisso de ambos em agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto até 2016", refere a declaração final da cimeira.

Segundo declarou ao JN o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, os últimos detalhes estarão ainda a ser acertados entre a CP e a Renfe, mas já é certo que o serviço direto começará a ser efetuado dia 1 de julho, mantendo-se, pelo menos, uma das atuais ligações com paragens ao longo do percurso.

Garantiu que, de acordo com estudos efetuados, a Linha do Minho se encontra "preparada" para o comboio que se pretende implementar e que as decrépitas composições que nela circulam serão modernas e confortáveis. O objetivo é que a conexão Porto-Vigo evolua até 2016 para um Intercidades, que ligue as duas cidades em cerca de hora e meia.

"Norte à frente"
"A Região Norte e a Galiza estão à frente na integração económica entre as grandes regiões Ibéricas e por isso temos de dar prioridade total a essa integração e cooperação", justificou Santos Pereira, sublinhando que o novo comboio direto pretende "reforçar o papel do aeroporto Sá Carneiro na Região Nordeste da Península Ibérica"."

sábado, 11 de maio de 2013

Caminhada pela Linha Ferroviária Covilhã-Guarda



Como forma de chamar a atenção das entidades competentes, para os efeitos negativos no desenvolvimento económico, que o encerramento do troço da Linha da Beira-Baixa entre Covilhã e Guarda acarretam no progresso da região, a Câmara Municipal da Covilhã promoveu hoje (11-05-2013) uma caminhada entre as duas cidades.

fonte: CMC @ facebook


Recordo que o troço entre a Covilhã e a Guarda se encontra encerrado desde 2009, tendo entretanto sido investidos alguns milhões de euros, na modernização entre Belmonte e Maçainhas.

Para memória futura, transcrevo a seguir um artigo publicado no jornal "Notícias da Covilhã" em Março de 2013:


Troço inaugurado há 120 anos está fechado há quatro
2013-03-13


Desde Fevereiro de 2009 que os comboios não circulam entre a Guarda e a Covilhã. Linha da Beira Baixa tem troços reconvertidos, mas que nunca foram utilizados

Quando em Fevereiro de 2009, a circulação de comboio, na Linha da Beira Baixa, foi interrompida por causa de uma intervenção anunciada que visavam colocar a via de padrões de modernidade ao nível do que melhor se faz na Europa, longe se estaria de pensar que, quatro anos depois a mesma continuasse encerrada e, pior que isso, ainda por modernizar.

De facto, apenas alguns troços foram reconvertidos, numa intervenção global que estava avaliada em 85 milhões de euros, mas que a crise travou a fundo. Existem, porém, locais onde foram investidos alguns milhares que, para já, não servem para nada. É o caso do troço entre Caria e Belmonte, onde se estima tenham sido gastos 7 milhões e meio de euros, onde se vêem carris novos assentes em travessas polivalentes (que permitiriam, no futuro, converter a linha para bitola europeia). A própria estação de Belmonte foi reconvertida, mas para já, tudo continua ao abandono e as infraestruturas modernas na linha são invadidas pelas ervas e mato. Um desperdício, considera o autarca belmontense, Amândio Melo. “Já o disse várias vezes: a Linha da Beira Baixa deveria ser concluída. Não faz sentido nenhum andarmos a pensar em TGV quando nem sequer arrumámos a nossa casa” afirma o presidente da Câmara de Belmonte, que diz que com estas medidas “o Interior é cada vez mais abandonado”.

Sobre o seu concelho, considera ridículo que não se concluam as ligações quer à Guarda, quer à Covilhã. “Falta tão pouco… mas o pouco que falta põe em causa toda a estratégia” afirma o autarca, que lembra que nas relações com a Europa, este é um troço determinante já que faz a ligação à Linha da Beira Alta e consequentemente a Espanha. Em tempos, o autarca chegou mesmo a sugerir que a linha fosse aproveitada para fins turísticos.

Caminhada de protesto em Abril na Covilhã

Na Covilhã, o mesmo sentimento. Aliás, na última Assembleia Municipal os deputados do PSD anunciaram mesmo a realização de um protesto em defesa da reabertura do troço entre Covilhã e Guarda, para dia 13 de Abril. Trata-se de uma caminhada a pé pela linha férrea para fazer duas exigências ao Governo: “Que cumpra a promessa de realizar as obras de modernização naquele troço e o reabra à circulação ferroviária o mais rapidamente possível” explica o deputado “laranja” Jorge Saraiva.
Segundo Jorge Saraiva, a reabertura do troço poderia ser fundamental para reduzir os custos dos cidadãos e das empresas depois da aplicação de portagens na A23.
Para já, ninguém sabe quando é que os trabalhos voltam a avançar na Linha. A Refer não aponta prazos, embora dia que nunca antes de 2014. O Governo também não. Entre Guarda e Covilhã, no passado, chegou a haver automotora, após a supressão de comboios. Quando a linha encerrou, a CP utilizou autocarros como transporte alternativo, mas esse serviço também acabou por ser suprimido devido “à baixa procura.”
Assinala-se no próximo dia 11 de Abril os 120 anos da abertura do troço entre Covilhã e Guarda da Linha da Beira Baixa, concluída a 11 de Abril de 1893 e inaugurado em Maio desse mesmo ano. Um troço fechado há já quatro anos, desde Fevereiro de 2009.

JA



Actualização: reportagem RTP (!) - TVI -

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sábado, 4 de maio de 2013

Ramal da Lousã I

Se alguém souber o seu paradeiro (do Ramal da Lousã), faça o favor de nos informar ....


"O Ramal da Lousã, igualmente conhecido como Linha de Arganil, foi um troço ferroviário de bitola ibérica, que apresentava uma extensão de 36,9 quilómetros e ligava Coimbra a Serpins, passando por Ceira, Miranda do Corvo, e Lousã." (frase escrita no pretérito perfeito porque este troço ferroviário foi encerrado em 04 de Janeiro de 2010).


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quinta-feira, 2 de maio de 2013

Famalicão-Amadora - circulação especial da CP

Realizou-se hoje (02-Maio-2013) uma circulação especial da CP Longo Curso entre as estações de Famalicão e de Benfica. A composição traccionada pela locomotiva eléctrica Siemens 5610 foi motivo de "peregrinação" por parte de entusiastas e demais retratistas, às estações de Benfica e Amadora (onde inverteu para ir resguardar a Lisboa Santa Apolónia).

Consta que este comboio foi alugado por adeptos do Sport Lisboa e Benfica, com o objectivo de os transportar ao jogo entre esta equipa e o Fenerbahçe, a contar para a Liga Europa.

Francisco Marques @ facebook

Francisco Marques @ facebook

O aluguer de comboios para transporte de adeptos de clubes de futebol não é um facto inédito, mas é um caso raro. Sendo assim, louva-se esta iniciativa da Casa do Benfica de Famalicão.

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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alterações nas circulações da CP Carga


No passado dia 21 de Abril o operador estatal CP Carga introduziu algumas alterações ao seu "modo de operar": os "comboios eixo" (assim denominados porque transportam mercadoria variada entre terminais de concentração) começaram a ser substituídos por "comboios bloco" (comboios de um único cliente e com um único tipo de carga). Exemplos deste tipo de comboio são os “Autoeuropa”, o carvão de Sines para a central termoeléctrica do Pego  ou o minério de Neves Corvo.

Não me vou pronunciar sobre os ganhos operacionais inerentes a esta alteração, mas parece-me óbvio que do ponto de vista dos entusiastas e demais retratistas existe aqui uma oportunidade de fotografar comboios diferentes.

As imagens que se seguem ilustram alguns comboios que se podem considerar "comboios bloco" e "comboios eixo".

"Comboio bloco"
comentário do autor: "Comboio de transporte de automóveis da Autoeuropa para o porto de Setúbal, na Agualva"

"Comboio bloco"
comentário do autor: "Carvão, Estação de Canal Caveira, 2009.02.02"

"Comboio bloco"
comentário do autor: "Areia, Canal Caveira, 2009.08.10"

"Comboio bloco"
comentário do autor: "CP 1907 | 50366 | Campo" 



"Comboio eixo" - Entroncamento / Praias Sado
 comentário do autor: "Eixo, Agualva, 2010.04.06"

"Comboio eixo" - Pampilhosa / Gaia
comentário do autor: "Comboio de eixo nº 51033 (Pampilhosa - Gaia) deixando para trás a estação de Ovar enquanto se encaminha para a estação de Gaia onde terminará o seu percurso"

"Comboio eixo" - Gaia / Pampilhosa
comentário do autor: "Comboio de eixo nº 51034 (Gaia - Pampilhosa) aproximando-se do apeadeiro de Carvalheira - Maceda no seu percurso entre as estações de concentração de Gaia e Pampilhosa" 

 "Comboio eixo" - Bobadela / Entroncamento
 comentário do autor: "Comboio eixo nº 50033; Bobadela -> Entroncamento; VIla Franca de Xira, 04-06-2010"



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Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.