Até 1 de Janeiro de 1984, as unidades ML7 foram o único material circulante de passageiros na rede do ML. Nesta data, entraram ao serviço as primeiras 12 unidades ML79.
Estas unidades distinguiam-se das anteriores, não só pela cor, mas também pelas suas características técnicas. Podiam circular em composições de 6 carruagens no formato MM e atingiam a velocidade máxima de 72 km/h (mais 12 km/h que as unidades ML7).
Durante o ano de 1984 entraram ao serviço mais 32 unidades, tendo sido adquiridas mais 12 em 1988/1989. Em Outubro de 1988, são inauguradas mais 4 estações: Laranjeiras, Alto dos Moinhos, Colégio Militar e Cidade Universitária. A operação era efectuada com comboios de 4 carruagens, circulando alternadamente entre Alvalade e Cidade Universitária ou Colégio Militar. Nos períodos de menor procura a exploração era feita com comboios de 2 carruagens. As 56 carruagens ML79 foram retiradas de serviço em 11 de Julho de 2002.
As últimas unidades adquiridas (M145 a M156) circularam apenas 13 anos! Não existem muitos registos fotográficos deste material circulante, pelo que, as fotos que a seguir se apresentam são verdadeiras raridades.
Durante o ano de 1984 entraram ao serviço mais 32 unidades, tendo sido adquiridas mais 12 em 1988/1989. Em Outubro de 1988, são inauguradas mais 4 estações: Laranjeiras, Alto dos Moinhos, Colégio Militar e Cidade Universitária. A operação era efectuada com comboios de 4 carruagens, circulando alternadamente entre Alvalade e Cidade Universitária ou Colégio Militar. Nos períodos de menor procura a exploração era feita com comboios de 2 carruagens. As 56 carruagens ML79 foram retiradas de serviço em 11 de Julho de 2002.
As últimas unidades adquiridas (M145 a M156) circularam apenas 13 anos! Não existem muitos registos fotográficos deste material circulante, pelo que, as fotos que a seguir se apresentam são verdadeiras raridades.
Comentário do autor: "Metro Lisboa - Foto com vista geral do PMO3 Pontinha com a ML79 resgatada ao sucateiro já estacionada num dos carris.Tirada no dia 14/08/2008"
Campo Grande - no ramal de acesso ao PMO2 esté uma composição com 4 carruagens ML79; de Alvalade vem uma composição com uma das primeiras ML90. Data e autor desconhecidos.
No terminal do Campo Grande (actual viaduto de acesso a Telheiras), em data anterior à construção da estação Marques de Pombal II.
Tenho uma leve impressão que a foto 7 é em Carnide, mas não quero mentir...
ResponderEliminarCarnide não será, porque esta estação nunca teve AMV's (agulhas). Será muito provavelmente Marquês de Pombal.
EliminarA 6ª foto é em Sete Rios/Jardim Zoológico.
ResponderEliminarAlguém as encontrou num sucateira na Coina e realiuzou este vídeo
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=b0jJ6uprMZM
Terceira foto: Alto dos Moinhos
ResponderEliminarSexta foto: Jardim Zoológico
Sétima foto: Marquês de Pombal II
:)