quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Locomotivas Diesel CP Série 1300


fonte: http://www.trainnet.org/libraries/catalog019.htm Comentário do autor: "An unidentified Portuguese twin engined A1A-A1A Whitcomb loco leaves Barreiro station with a local suburban train on 12th September 1983. The class finished working in the late 1980s, a rare breed in Europe, fitted with twin 660hp Superior diesel engines. Built at Rochelle in 1951. Philip Wormald"





As locomotivas "Diesel-Eléctricas" da série 1300, foram adquiridas pela CP em 1952. A gazeta dos caminhos de ferro, relatava desta forma, a chegada de 2 das 12 locomotivas, em Outubro desse ano:

Estas locomotivas, adquiridas em 1952 à "The Whitcomb Locomotives Works", destinavam-se aos serviços das Linhas da Beira Baixa, e Oeste, locais onde existiam algumas restrições de peso por eixo. Nesta altura a CP dispunha já de 17 locomotivas Alco, adquiridas entre 1948 e 1952 que efectuavam serviço na Linha do Norte. As 1300 também andaram na Linha de Sintra até à sua electrificação (1957). Atingiam uma velocidade máxima de 120 km/h (para a época, era uma velocidade elevadíssima, tendo em conta que a tracção era predominantemente a vapor).

Das 12 unidades apenas a 1311 está preservada, em exposição no Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento).
  • 1301 - desmantelada
    fonte: Garry Brown

  • 1302 - desmantelada
  • 1303 - desmantelada
  • 1304 - desmantelada


  • 1305 - desmantelada
    fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/6550191835/
    comentário do autor: "CP 1305 - Barreiro Depot 29/08/90
    Dumped Whitcomb A1A-A1A diesel CP 1305 stands in the scrap line behind Barreiro roundhouse on 29th August 1990."

    fonte: Garry Brown

  • 1306 - desmantelada


  • 1307 - desmantelada


  • 1308 - desmantelada
  • 1309 - desmantelada
  • 1310 - desmantelada

    fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/6550192139/
    comentário do autor: "CP 1310 - Barreiro Depot 29/08/90
    Withdrawn CP Whitcomb A1A-A1A 1310 stands dumped in the small compound at the rear of Barreiro depot, next to the bodyshell of 1809. 29th August 1990."

  • 1311 - está em exposição no Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento)

    fonte: Garry Brown



  • 1312 - desmantelada


Em 1987 foram "abatidas ao serviço". Três anos mais tarde, as unidades 1301, 1307 e 1311 estavam no estado que a fotografia seguinte documenta:
fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/6550191977/
Comentário do autor: "CP 1307, 1301 - Barreiro 29/08/90 - Seen dumped along with CP Whitcomb A1A-A1A 1311 (extreme left) are classmates 1307 and 1301, in the small yard opposite Barreiro depot. 29th August 1990."


fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/6550192275/ Comentário do Autor: "CP 1311, 1307, 1301 - Barreiro 29/08/90 These three Whitcombs were dumped in the yard opposite Barreiro depot. They are: (l-r) 1311, 1307 & 1301. Dumped CP 'Hoover' 1809 can just be glimpsed (left) on the opposite side of the main line. 29th August 1990."

fonte: http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/6065226070/ Comentário do autor: "30.11.90 Barreiro Depot 1311 1307 1301
Withdrawn class 1301 locos nos. 1311, 1307 and 1301 lined up at Barreiro depot on 30 November 1990. These had been out of service for some years by this point. 12 of these centre cabbed locos were delivered to Portugal in 1952. Built by the Whitcomb Locomotive Co. in Illinois, USA. They were used for both freight and passenger work."

Sem comentários:

Publicar um comentário