As Locomotivas Diesel CP Série 1800 (1801 a 1810) foram construídas pelas English Electric, tendo entrado ao serviço em 1968. Os seus 2020 Cv faziam com que estas locomotivas conseguissem atingir a velocidade máxima de 140 km/h, sendo as locomotivas diesel mais rápidas que a CP teve.
Começaram por efectuar serviços rápidos nas linhas do Norte e Beira Alta e acabaram os seus dias no Sul, no serviço de passageiros e mercadorias.
O Barreiro-A é o actual parque para esta série, com excepção da 1809 que foi demolida (dizem que por engano) e da 1805 que está afecta ao Museu Nacional Ferroviário. A 1801 foi pintada com as cores originais, por altura dos 50 anos do diesel em Portugal.
Começaram por efectuar serviços rápidos nas linhas do Norte e Beira Alta e acabaram os seus dias no Sul, no serviço de passageiros e mercadorias.
O Barreiro-A é o actual parque para esta série, com excepção da 1809 que foi demolida (dizem que por engano) e da 1805 que está afecta ao Museu Nacional Ferroviário. A 1801 foi pintada com as cores originais, por altura dos 50 anos do diesel em Portugal.
- 1801 - está encostada no Barreiro-A, pintada com as cores originaisfonte: http://www.flickr.com/photos/d33206hg/6030653776/fonte: http://www.flickr.com/photos/d33206hg/6030653000/fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6100309263/em VRSA Guadiana - 23 Maio 1998 - foto de Nick Collinsem Beja - 03 Julho 1988 - foto de Garry Brown
- 1802 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5273483905/
comentário do autor: CP 1800 Class 1802 at Albufera, Portugal on the 15th March 1996. (Scanned)fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6295488060/
comentário do autor: "1802 at Tunes on 30/07/00 with IR871 08h53 Barreiro – Vila Real de St. Antonio"fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6294959223/
comentário do autor: "1802 departs Luz on 30/07/00 with IR871 08h53 Barreiro – Vila Real de St. Antonio. We had to get back to Faro on a UTD to see what would be on the front of the blue train…"em Santa Clara Sabóia - Comboio Azul - 16 Janeiro 1998 - foto de Nick Collinsem Coimbra - 03 Fevereiro 2003 - PTG - foto de Nick Collinsem Medina del Campo - 27 Janeiro 2002 - PTG - foto de Nick Collins - 1803 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/2256243854/
comentário do autor: "1994-09-04 CP 1803 (1615 VR do St.Antonio-Barreiro) Faro"fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6182399186/
comentário do autor: "English Electric 1803 at Barreiro on 25/03/00 with 13869 / 13871 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day)."em Pinhal Novo - 27 Maio 1988 - foto de Nigel Hayman - 1804 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/beer_monster/6207542206/fonte: http://www.flickr.com/photos/beer_monster/6207194587/fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6295492190/
comentário do autor: "EE #1804 arrives at Ermidas Sado with IR872 16h20 Vila Real de St. Antonio – Barreiro on 31/07/00." - 1805 - está afecta ao Museu Nacional Ferroviáriona Covilhã, com o PTG
fonte: http://www.flickr.com/photos/beer_monster/6207233819/na Covilhã - 29 Janeiro 2001 - PTG - foto de Mark Barberfonte: http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/3742824687/
comentário do autor: "1805 at Ermidas-Sado.
Taken 27.11.1990.
Here is one for 'Zugfahrer12a' as requested the unmistakable shape of the BR class 50 export version. Built by English Electric at Newton-le-Willows in 1969 and fitted with the distinctive sounding 16CSVT MkII engine. No.1805 waits time at Ermidas Sado with the the 08.25 Barreiro to Vila Real de San Antonio Guadiana. At the time of this shot now 19 years ago the CP 1801 class were still the main traction for the expresses from Lisbon to the Algarve."fonte: http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/5909068307/
comentário do autor: "27.11.90 Vila Real de Santo António Guadiana 1805
10 of these English Electric built locos very similar to British Rail class 50s were used in Portugal until the 1990s working services on the line out of Barreiro on the south side of the River Tagus from Lisboa. Here 1805 is seen reversing away from the the buffer stops prior to running around having worked its train, 08:25 from Barreiro. Date taken, 27 November 1990."fonte: http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/6080369951/
comentário do autor: "2001-09-24 CP 1805 Loule Freight Terminal"fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5226681005/ - 1806 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5065601197/
comentário do autor: "Locomotiva 1806 na estação de Faro 86-12-31"fonte: http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5065562085/
comentário do autor: "Locomotiva 1806 chega em Tunes 86-12-28"fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6170132887/
comentário do autor: "EE #1806 at Tunes with a very short automotive train on 13/11/99." - 1807 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5776170825/
comentário do autor: "CP 1800 Class 1807 at Faro, Portugal On the 16th March 1996. (Scanned)"fonte: http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5066185036/
comentário do autor: "Locomotiva 1807 em Tunes 86-12-28"fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076916888/
comentário do autor: "EE1800 #1807 at Praias Sado with 17222 19h40 Praias Sado – Barreiro on 18/12/98. These locos were by now allocated to the freight sector, and only appeared on passenger trains when they were short of power. It had worked to Praias Sado on 17221 18h20 Ex Barreiro."em Santa Clara Sabóia - 18 Março 1994 - foto de Neil Aitkenem Pinhal Novo - 10 Novembro 1988 - foto de Alex Baylis - 1808 - está encostada no Barreiro-Afonte: http://www.flickr.com/photos/d33206hg/6030098629/
comentário do autor: "1808 CP1986032"fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076888964/
comentário do autor: "CP1800 #1808 at Barreiro A, with 17107 08h45 Barreiro – Setubal."fonte: http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4248525853/
comentário do autor: "CP 1808 1807 1810 1801 Barreiro A 26-03-09
Stored English Electric CP 1800's No's 1808 1807 1810 and 1801 in sidings next to Barreiro A station."em Faro - foto de Paul Winterem Santa Clara Saboia - foto de Peter Richardsna Funcheiraem Neves Corvo - 22 Março 1997 - foto de Mark Barber - 1809 - foi desmantelada após acidente com a 1206 e descarrilamento em 23 de Junho de 1984 (Loulé)em 20 Outubro 1988 - foto de Garry Brownem 05 Maio 1991 - foto de Garry Brownem 12 Junho 1993 - foto de Garry Brown
- 1810 - está encostada no Barreiro-Aem Coimbra - 23 Março 1998 - foto de Mark Barberno Vesúvio - 02 Novembro 2002 - PTGem VRSA Guadiana - 08 Novembro 1988 - foto de Alex Baylis
O interior da cabine de condução.
fonte: http://www.flickr.com/photos/beer_monster/6207775569/
fonte: http://www.flickr.com/photos/beer_monster/6207775569/
Sem comentários:
Enviar um comentário