terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mercadorias na Linha do Oeste

A Linha do Oeste começa na Bifurcação de Melaças e termina na estação da Figueira da Foz. Ao longo dos 196 km de extensão existem vários ramais e terminais de mercadorias, dos quais se destacam:
- ramal da Valouro Ramalhal
- ramal da Secil Pataias
- ramal da Maceira
- ramal do Louriçal (Celbi e Soporcel)
- ramal do Porto da Figueira da Foz

Muitos outros existiram, mas foram desactivados ou simplesmente desapareceram:
- ramal Sabugo Siemens
- ramal Pedreira Pedra Furada
- ramal particular da CUF Bombarral
- ramal da Ceres Caldas da Rainha
- ramal Soprem Marinha Grande
- ramal Pedreiras Monte Redondo

A norte, a Linha do Oeste tem ligação ao Ramal de Alfarelos e a sul à Linha de Sintra. Entre Louriçal e Figueira da Foz, existe catenária, sendo e sinalização automática, enquanto que entre Louriçal e Meleças a circulação de comboios é regulada por "cantonamento telefónico".
A catenária termina poucos metros a sul da estação do Louriçal, fazendo
desta estação a grande plataforma de distribuição de mercadorias do Oeste.

Até ao final do passado mês de Julho, a linha do Oeste era percorrida diariamente por dois comboios, um em cada sentido, com origem e destino nas estações da Pampilhosa e Terminal de Mercadorias da Bobadela (TBO). O comboio descendente partia da Pampilhosa às 05h06m, efectuando paragens no Louriçal, Leiria, Martingança, Outeiro, Ramalhal e Torres Vedras. O comboio ascendente partia do TBO às 15h12m efectuando paragem n
as mesmas estações.

A 1942 a passar no apeadeiro da Pedra Furada. (foto deGil Lemos http://www.flickr.com/photos/37515352@N02/ )

Nos últimos meses, estes comboios eram normalmente suprimidos no Louriçal ou em Leiria. Como alternativa realizavam-se especiais entre Lisboa Santa Apolónia ou TBO e a estação do Ramalhal.
O especial Bobadela - Ramalhal traccionado pela locomotiva 1905 em Torres Vedras. (foto de Nuno Morão http://www.flickr.com/photos/nmorao/ )

Actualmente a distribuição de mercadorias a sul do Louriçal é assegurada por dois comboios: o 57660 que circula entre Louriçal e Ramalhal e o 57639 que circula entre o Ramalhal e a Pampilhosa.


O 57660 traccionado pela locomotiva 1908 entre São Mamede e o Bombarral. (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )
O 57639 traccionado pela locomotiva 1905 nas Caldas da Rainha. (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )


O 57660 traccionado pela locomotiva 1973 em Bouro. (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )

O 57660 traccionado pela locomotiva 1963 nas Caldas da Rainha. (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )

A CP Carga assegura ainda o transporte de cimento entre Pataias e Pampilhosa.
O 57637 (Pataias - Pampilhosa) traccionado pela locomotiva 1904 na estação de Martingança. (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )

Além da CP Carga, a Takargo também efectua comboios com origem e destino nas estações da Linha do Oeste. Destaco os comboios Praias Sado - Martingança e Praias Sado - Pataias. A norte, a Takargo assegura o transporte de mercadorias entre a Celbi (Louriçal) e Tuy (Espanha).

O 56682 (Pataias - Praias Sado) traccionado pela locomotiva 6007 em Campo Serra (foto de Ricardo Rodrigues http://www.flickr.com/rrist )

Sem comentários:

Enviar um comentário