Construídas pela ALCO (American Locomotive Company) em 1965, as locomotivas diesel CP da série 1320 foram adquiridas à RENFE em 1989. Nesta altura, a CP necessitava de locomotivas para assegurar os serviços urbanos e regionais a sul do Tejo.
Sendo assim e aproveitando o excedente de locomotivas que a RENFE dispunha, a CP "importa" 18 locomotivas, 17 para serviços de linha e 1 para peças.
Sendo assim e aproveitando o excedente de locomotivas que a RENFE dispunha, a CP "importa" 18 locomotivas, 17 para serviços de linha e 1 para peças.
A correspondência entre a numeração RENFE e CP é a que está no quadro acima, publicado na revista Maquetren Nº 21.
Depois de abatidas ao serviço em Portugal, algumas destas locomotivas foram novamente adquiridas pela RENFE.
Em 2000, algumas locomotivas desta série foram "encostadas" na estação de Torre da Gadanha (foto publicada na revista Maquetren Nº 109).
- 1321em 1997 no Barreiro, fotos de Garry Brown
em Espanha, foto de http://www.flickr.com/photos/powell_333/ - 1322em 1991 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
- 1323CP 1323, 1333 - Barreiro Works 03/06/92.
Collision-damaged ALCO 1323 is pictured in Barreiro Works, along with 1333, which is still in RENFE livery and also carrying its RENFE number 313 037. 3rd June 1992.
fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/5729791409/ - 1324em 1994 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
- 1325em 1997 no Barreiro, foto de Garry Brown
- 1326em 1993 no Barreiro, foto de Garry Brown
- 1327
- 1328em 1994 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
- 1329em 1991 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
Locomotivas 1329 e 1335 (ex-RENFE) em Coimbra-B
1992-11-27
fonte: http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5065158061/ - 1330em 1993 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
Locomotivas 1330 e 1334 (ex-RENFE) em Coimbra-B
1992-12-02
fonte: http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5065784982/ - 1331em 1992 no Barreiro, foto de Garry Brown
- 1332em 1993 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
1332 at Evora (ex RENFE class 313).
Photo Taken : 11.11.1993.
Portuguese State Railway class 1320 no.1332 sits beside the water tower at Evora. This loco was one of 18 bought secondhand from RENFE in Spain during 1989 and was formerly 313 029 built by Compania Euskalduna in Spain under licence from Alco, USA. They were fitted with an Alco 6-251D engine. Most were withdrawn from use in the mid 1990's after a short working life with CP. This particular one was one of the last to come out of service in September 1997.
fonte: http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4331078810/ - 1333em 1991 no Barreiro, foto de Garry Brown
em 1993 na estação de Coimbra-B, foto de Garry Brown
CP 1333 - Barreiro Depot 29/08/90
Although carrying the number CP 1333, this ex-Spanish diesel was not only still wearing its Spanish livery, but still had its RENFE number, 313 037, on the cabsides. Barreiro depot, 29th August 1990.
fonte: http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/6550192765/ - 1334em 1992 na estação do Pinhal Novo, foto de Garry Brown
- 1335em 1992 no Barreiro, foto de Garry Brown
- 1336em 1992 no Barreiro, foto de Garry Brown
- 1337em 1992 no Barreiro, foto de Garry Brown
No final da sua "vida activa" foram utilizadas em vários serviços. A foto seguinte documenta a utilização de uma locomotiva desta série nas obras de renovação da linha do Douro:
Ex RENFE 313 (RSD39 Alco) on an engineering train on the Pocinho Line on 19/03/99.
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6077444954/
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6077444954/
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