domingo, 11 de agosto de 2013

Comboio especial "Comboio Escolhas Para a Cidadania"



Circulou entre 4 e 11 de Agosto, o "Comboio Escolhas Para a Cidadania", promovido pela Comissão Europeia, com o apoio da REFER.

"A Comissão Europeia designou o ano de 2013 como o “Ano Europeu dos Cidadãos” , reconhecendo a cidadania Europeia e os direitos que lhe são inerentes como um dos principais pilares da União Europeia.
Inspirado nessa temática, entre 4 e 11 de agosto, num ambiente de descoberta pessoal e cultural, de inclusão e de cidadania ativa, 110 jovens do Programa Escolhas (programa nacional de promoção da inclusão social de crianças e jovens, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI ) partirão à descoberta de Portugal no “Comboio Escolhas para a Cidadania”.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da REFER, pretende:
  • Promover a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e coesão social;
  • Proporcionar uma experiência única aos participantes, dando oportunidade de convivência com jovens de diferentes realidades, contextos e culturas, sendo que desta forma cada um será “embaixador” da sua rua, bairro, lugar, aldeia ou projeto;
  • Proporcionar aos jovens participantes o conhecimento do seu país;
  • Abordar assuntos ligados ao exercício da cidadania no espaço da União Europeia;
  • Criar nos portugueses a vontade de participar na inclusão dos jovens mais desfavorecidos.
O comboio tem partida e chegada de Lisboa (Santa Apolónia) e efetuará paragens em Porto Campanhã, Guimarães, Faro e Funcheira, cidades onde serão realizados diversos eventos mediáticos.
A associação por parte da REFER a este projeto, insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da empresa e tem como objetivo gerar valor para a comunidade envolvente ao caminho-de-ferro.
"



Sem comentários:

Publicar um comentário