As locomotivas diesel da série 1400 (1401 a 1467) foram construídas pela English Electric e pela SOREFAME. Entraram ao serviço entre 1967 e 1969, estando quase todas ainda em serviço. Passaram pelo serviço de passageiros do Douro, Minho e Algarve, efectuando serviços intercidades entre Braga e o Porto ou entre Lisboa e Leiria. Actualmente fazem serviço nas triagens do Entroncamento, Gaia e Praias-Sado, assegurando esporadicamente alguns serviços de linha, como por exemplo os comboios especiais do PTG.
- 1401 - demolida
- 1402 - a 9 de Janeiro de 2003 descarrilou em Alegria - está encostada no Barreiro
- 1403 - a 8 de Janeiro de 1979 colidiu com a 1420 em Valongo - demolida
- 1404 - em serviço
- 1405 - foi vendida à Argentina
- 1406 - a 22 de Janeiro de 2005 sofreu acidente na Ferradosa - encostada em Contumil
- 1407 - a 11 de Dezembro de 2000 sofreu acidente em Ermida - demolida
- 1408 - em serviçohttp://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076353633/
http://www.flickr.com/photos/37464108@N05/5251293245/
http://www.flickr.com/photos/nmorao/3527847373/ - 1409 - foi vendida à Argentina
- 1410 - foi vendida à Argentina
- 1411 - em serviço
- 1412 - em serviço
- 1413 - em serviçohttp://www.flickr.com/photos/js_trains/5442832834/
Em Campanhã
http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076360361/
Comentário do autor: "1413 + 1416 and 1451 arrive at Porto Campanha with IC530 07h50 Braga – Lisboa Santa Apolonia on 14/03/98. All three locos were live, and were replaced by 2612 for the run to Lisboa." - 1414 - está encostada em Contumil, para abate
- 1415 - em serviço
- 1416 - está encostada para abatehttp://www.flickr.com/photos/eetype1/2951944200/
Barreiro, 2008
http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4271731421/ - 1417 - foi vendida à ArgentinaRégua, 1993
http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/3380778582/
Comentário do autor: "On the Duoro Valley line on 7 November 1993, 1417 is seen on train IR861, 07:48 from Porto São Bento."
Barreiro, 1999
http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6100871636/
Na Argentina
http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/5202602992/ - 1418 - foi vendida à ArgentinaLagos, 2001
http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/6080897812/
Na Argentina
http://www.flickr.com/photos/fdg_photos/3476591163/ - 1419 - está encostada em Contumil, para abateBarreiro, 1999
http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076890125/
Comentário do autor: "1419 at Barreiro with train 17107, 08h45 to Setubal on 16/03/99." - 1420- a 8 de Janeiro de 1979 colidiu com a 1403 em Valongo - demolida
- 1421 - foi vendida à Argentina
- 1422 - em serviçohttp://www.flickr.com/photos/eetype1/2903677833/
http://www.flickr.com/photos/decomboio/6057384828/
http://www.flickr.com/photos/decomboio/3640661477/ - 1423 - foi vendida à Argentina
- 1424 - em serviço (decorada com as cores originais)Pocinho, 2002
http://www.flickr.com/photos/30268259@N03/4393056494/
Comentário do autor: "1424 in its original CP blue livery at Pocinho with the stock for the 1903 to Regua, Portugal. 4th August 2002."http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4218543632/
http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5951763021/
http://www.flickr.com/photos/sintragare/4838206235/ - 1425 - foi vendida à ArgentinaContumil, 1990
http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/5729431908/
Comentário do autor: "CP English Electric 1425 passes south through Contumil with a Douro Valley service to Porto Sao Bento. 26th August 1990."
Lagos, 2001
http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5293020907/
Portimão
http://www.flickr.com/photos/cp1525/5812290745/
Argentina
http://www.flickr.com/photos/40025/6060623038/ - 1426 - foi vendida à ArgentinaLagos, 2001
http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/4109623292/
Campolide
http://www.flickr.com/photos/eetype1/3375096264/
Co,emtário do autor: "1426 with the very early mornings 05:20 Campolide - Caldas da Rainha. Campolide near the center of Lisbon, feeding the suburbs. 1426 storming through the commuter stations before 6 in the morning was good fun."
Barreiro, 1999 - 1427 - em serviçoPorto São Bento, 1988
http://www.flickr.com/photos/copmanthorpe/5127168590/
Famalicão, 1993
http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/3380788362/
Comentário do autor: "Journeys end at Famalicão on 8 November 1993. Single cabbed class 1400 loco no. 1427 worked train IC534 Lisboa Santa Apolónia to Famalicão from Porto." - 1428 - em serviçoBraga, 1993
http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4720681094/
Comentário do autor: "Photo Taken : 08.11.1993. A Bo-BoDE mixed traffic loco from the 1400 class no.1428 sits in the old loco shed yard at Braga with a short freight. This loco was part of the second batch 1411-1450 built under licence from English Electric in Portugal at the Sorefame Works. A further third batch followed taking the class total to 67 locomotives thus making it on of the largest class of CP's diesel fleet." - 1429 - em serviço
- 1430 - em Novembro de 1989 descarrilou entre Barca da Amieira e Rodão - demolida
- 1431 - em serviço
- 1432 - foi vendida à Argentina
- 1433 - a 22 de Outubro de 1973 colidiu com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas - demolida
- 1434 - está encostada, para abateBarreiro
http://www.flickr.com/photos/eetype1/2903694485/
Lagos, 2001
http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5776026621/
Portalegre, 1993
http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4141184795/
Comentário do autor: " Taken : 12.11.1993.A pair of Portuguese class 1400's sit at Portalegre with the 16.10 passenger service to Entroncamento. "
Sem comentários:
Enviar um comentário