quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Locomotivas Diesel CP Série 1400 (1ª Parte)

As locomotivas diesel da série 1400 (1401 a 1467) foram construídas pela English Electric e pela SOREFAME. Entraram ao serviço entre 1967 e 1969, estando quase todas ainda em serviço. Passaram pelo serviço de passageiros do Douro, Minho e Algarve, efectuando serviços intercidades entre Braga e o Porto ou entre Lisboa e Leiria. Actualmente fazem serviço nas triagens do Entroncamento, Gaia e Praias-Sado, assegurando esporadicamente alguns serviços de linha, como por exemplo os comboios especiais do PTG.
  • 1401 - demolida

  • 1402 - a 9 de Janeiro de 2003 descarrilou em Alegria - está encostada no Barreiro
    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4248514287/

  • 1403 - a 8 de Janeiro de 1979 colidiu com a 1420 em Valongo - demolida
  • 1404 - em serviço
    Valença, 2000
    http://www.flickr.com/photos/28335574@N02/3704018636/

  • 1405 - foi vendida à Argentina
    ainda em Portugal (Régua Agosto 2002)
    http://www.flickr.com/photos/30268259@N03/4393059416/

    na Argentina
    http://www.flickr.com/photos/metromurcia/3906845694/

  • 1406 - a 22 de Janeiro de 2005 sofreu acidente na Ferradosa - encostada em Contumil
    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4330875794/

  • 1407 - a 11 de Dezembro de 2000 sofreu acidente em Ermida - demolida
    http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/5729790881/

  • 1408 - em serviço
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076353633/

    http://www.flickr.com/photos/37464108@N05/5251293245/

    http://www.flickr.com/photos/nmorao/3527847373/

  • 1409 - foi vendida à Argentina
    em Campanhã (1999)
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076905643/

    http://www.flickr.com/photos/40374301@N05/4491153377/

  • 1410 - foi vendida à Argentina
    http://www.flickr.com/photos/40025/6060622790/

    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/5230042560/

  • 1411 - em serviço
    http://www.flickr.com/photos/59806128@N08/5460853803/

    http://www.flickr.com/photos/talvesmiranda/5901435099/

  • 1412 - em serviço
    Porto São Bento, 1992
    http://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5065240233/

    http://www.flickr.com/photos/decomboio/3599578347/

  • 1413 - em serviço

    http://www.flickr.com/photos/js_trains/5442832834/

    Em Campanhã
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076360361/
    Comentário do autor: "1413 + 1416 and 1451 arrive at Porto Campanha with IC530 07h50 Braga – Lisboa Santa Apolonia on 14/03/98. All three locos were live, and were replaced by 2612 for the run to Lisboa."

  • 1414 - está encostada em Contumil, para abate
    em serviço no Tua
    http://www.flickr.com/photos/30268259@N03/4393056000/

    Em Contumil
    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4330876818/

    http://www.flickr.com/photos/eetype1/2951877240/

  • 1415 - em serviço
    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/1748960349/

    Em 20 Março 1999, no Tua
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6077445542/

    http://www.flickr.com/photos/eetype1/3374289805/

  • 1416 - está encostada para abate
    http://www.flickr.com/photos/eetype1/2951944200/

    Barreiro, 2008
    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4271731421/

  • 1417 - foi vendida à Argentina
    Régua, 1993
    http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/3380778582/
    Comentário do autor: "On the Duoro Valley line on 7 November 1993, 1417 is seen on train IR861, 07:48 from Porto São Bento."

    Barreiro, 1999
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6100871636/

    Na Argentina
    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/5202602992/

  • 1418 - foi vendida à Argentina
    Lagos, 2001
    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/6080897812/

    Na Argentina
    http://www.flickr.com/photos/fdg_photos/3476591163/

  • 1419 - está encostada em Contumil, para abate
    Barreiro, 1999
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076890125/
    Comentário do autor: "1419 at Barreiro with train 17107, 08h45 to Setubal on 16/03/99."

    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4330142537/

  • 1420- a 8 de Janeiro de 1979 colidiu com a 1403 em Valongo - demolida
  • 1421 - foi vendida à Argentina
    Livração, 1994
    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/2256197594/

    Barreiro, 1999
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076888891/
    Comentário do autor: "1421 arrives at Barreiro A with a Barreiro bound service on 16/03/99."

    http://www.flickr.com/photos/40374301@N05/4664399199/

  • 1422 - em serviço
    Tunes, 1999
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6100313383/

    http://www.flickr.com/photos/eetype1/2903677833/

    http://www.flickr.com/photos/decomboio/6057384828/

    http://www.flickr.com/photos/decomboio/3640661477/

  • 1423 - foi vendida à Argentina
  • 1424 - em serviço (decorada com as cores originais)
    Pocinho, 2002
    http://www.flickr.com/photos/30268259@N03/4393056494/
    Comentário do autor: "1424 in its original CP blue livery at Pocinho with the stock for the 1903 to Regua, Portugal. 4th August 2002."

    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4218543632/

    http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5951763021/

    http://www.flickr.com/photos/sintragare/4838206235/

  • 1425 - foi vendida à Argentina
    Contumil, 1990
    http://www.flickr.com/photos/oilyhippo/5729431908/
    Comentário do autor: "CP English Electric 1425 passes south through Contumil with a Douro Valley service to Porto Sao Bento. 26th August 1990."

    Lagos, 2001
    http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5293020907/

    Portimão
    http://www.flickr.com/photos/cp1525/5812290745/

    Argentina
    http://www.flickr.com/photos/40025/6060623038/

  • 1426 - foi vendida à Argentina
    Lagos, 2001
    http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/4109623292/

    Campolide
    http://www.flickr.com/photos/eetype1/3375096264/
    Co,emtário do autor: "1426 with the very early mornings 05:20 Campolide - Caldas da Rainha. Campolide near the center of Lisbon, feeding the suburbs. 1426 storming through the commuter stations before 6 in the morning was good fun."

    Barreiro, 1999

  • 1427 - em serviço
    Porto São Bento, 1988
    http://www.flickr.com/photos/copmanthorpe/5127168590/

    Famalicão, 1993
    http://www.flickr.com/photos/philstephenrichards/3380788362/
    Comentário do autor: "Journeys end at Famalicão on 8 November 1993. Single cabbed class 1400 loco no. 1427 worked train IC534 Lisboa Santa Apolónia to Famalicão from Porto."

  • 1428 - em serviço
    Braga, 1993
    http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4720681094/
    Comentário do autor: "Photo Taken : 08.11.1993. A Bo-BoDE mixed traffic loco from the 1400 class no.1428 sits in the old loco shed yard at Braga with a short freight. This loco was part of the second batch 1411-1450 built under licence from English Electric in Portugal at the Sorefame Works. A further third batch followed taking the class total to 67 locomotives thus making it on of the largest class of CP's diesel fleet."

    Casa Branca
    http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/1749405186/


  • 1429 - em serviço
    http://www.flickr.com/photos/fabiodrpires/4850470135/

    http://www.flickr.com/photos/rrist/5951589568/

  • 1430 - em Novembro de 1989 descarrilou entre Barca da Amieira e Rodão - demolida
  • 1431 - em serviço
    http://www.flickr.com/photos/js_trains/5565451190/
  • 1432 - foi vendida à Argentina
    Portimão, 2001
    http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5342739639/

    http://www.flickr.com/photos/pjbryant56069/4272476394/

  • 1433 - a 22 de Outubro de 1973 colidiu com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas - demolida
  • 1434 - está encostada, para abate
    Barreiro
    http://www.flickr.com/photos/eetype1/2903694485/

    Lagos, 2001
    http://www.flickr.com/photos/dwbphotos/5776026621/

    Portalegre, 1993
    http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4141184795/
    Comentário do autor: " Taken : 12.11.1993.A pair of Portuguese class 1400's sit at Portalegre with the 16.10 passenger service to Entroncamento. "



A 2ª parte deste artigo, com ilustração das locomotivas 1435 a 1467 será publicada em breve.

Sem comentários:

Publicar um comentário