Adquiridas em 1973, as locomotivas diesel CP da série 1550 foram construídas pela Montreal Locomotive Works (MLW). A sua velocidade máxima é de 120 km/h. Iniciaram a sua vida na CP a efectuar serviços de passageiros mas depressa passaram também a assegurar serviços de mercadorias.
Marcaram presença nos serviços das linhas da Beira-Baixa, Beira Alta, Oeste, Leste, Sul e esporadicamente nas linhas do Minho e Douro. Foram retiradas de serviço em 31-12-2011.
Das 20 locomotivas da série (numeradas de 1551 a 1570) apenas a 1561 foi demolida, após acidente com a 5624, a 14 de Maio de 2003, em São Bartolomeu da Serra .
As imagens que se seguem ilustram alguns dos comboios assegurados por esta série de locomotivas.
Marcaram presença nos serviços das linhas da Beira-Baixa, Beira Alta, Oeste, Leste, Sul e esporadicamente nas linhas do Minho e Douro. Foram retiradas de serviço em 31-12-2011.
Das 20 locomotivas da série (numeradas de 1551 a 1570) apenas a 1561 foi demolida, após acidente com a 5624, a 14 de Maio de 2003, em São Bartolomeu da Serra .
As imagens que se seguem ilustram alguns dos comboios assegurados por esta série de locomotivas.
- 1551Abrantes, 1988 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "1998-03-13 #1551 at Castelo Branco with the Fridays Only “Comboio Academico” (University train) to Porto."
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076358251/
comentário do autor: "Abrantes 21-9-2007"
fonte: http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/1749820260/comentário do autor: "Locomotiva Diesel MLW CP 1551 com o comboio especial PTG Tours nº13875 [Poceirão - Entroncamento] Estação de Setúbal-Mar, Linha do Sul. (2011-02-06)"
fonte: http://www.flickr.com/photos/ericksonjunior/5430877282/ - 1552Coimbra B, em 1994 - foto de Garry Brown
O SUD na estação da Covilhã - foto de Paulo Pires
fonte: http://fotos.sapo.pt/paulopires/ - 1553Abrantes, 1993 - foto de Garry BrownBarquinha, em 1989 - foto de Garry Brown
- 1554Praia do Ribatejo, em 1988 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Tipo: Comboio de Distribuição 75530 (transporte de madeira) [Fundão - Entroncamento] Local: Rossio ao Sul do Tejo [Linha da Beira Baixa, PK 134] Data e hora: 15 de Setembro de 2009 [18h14] Material: Locomotiva 1554 + 12 vagões (2 CP Rlps e 10 CP Kbs)"
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4037300306/
comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57373; Entroncamento -> Elvas; Tancos, 14-07-2011; 1554+1555"
fonte: http://www.flickr.com/photos/33815676@N04/6482746363/
comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Electrica CP 1554 [+ CP 1413] | Comboio Especial Nº 13840(Central do Pego-»Entroncamento) PTG 2011 - More Sines of the Times | Local: Concavada - Ramal do Pego PK 4-5 | Dia: 05-02-11"
fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5456759276/ - 1555Cacém, 1993 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Comboio especial nº 95225; Fontela -> Entroncamento;
Entroncamento, 21-06-2011;"
fonte: http://www.flickr.com/photos/33815676@N04/6106205104/
Comboio de inspecção de catenária (entre Castelo Branco e Vale de Prazeres)
23 Maio 2011
fonte: http://www.flickr.com/photos/59422929@N02/5768940221/ - 1556Covilhã, 1993 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Tracção: Locomotivas MLW CP 1556 e 1565. Material rebocado: Vagões Transfesa Zagkks e VTG Zagkk. Serviço: Comboio de distribuição nº 75730 Badajoz - Entroncamento. Operador: CP Carga. Local: Elvas (PK 266,2 da Linha do Leste).
Data: 13 de Agosto de 2010. Hora: 13:35."
fonte: http://www.flickr.com/photos/tquelhas/4889527712/
comentário do autor: "75373 Entroncamento - Badajoz."
fonte: http://www.flickr.com/photos/mon80/4263164673/
comentário do autor: "Comboio: Internacional 83030. Material Circulante: CP 1556 + 5 Sggmrss. Sentido: Entroncamento > Terminal de Mercadorias da Bobadela. Local: Santa Iria de Azóia (Linha do Norte)."
fonte: http://www.flickr.com/photos/rrist/6176132342/ - 1557comentário do autor: "Tipo: Comboio de Distribuição 75375 (transporte de contentores) [Entroncamento - Badajoz] Local: Bemposta [Linha do Leste, PK 142] Data e hora: 15 de Setembro de 2009 [13h27]"
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4037297100/
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3571250200/ - 1558Abrantes, 1989 (a entrar na Beira Baixa) - foto de Garry BrownSanta Comba Dão, 1999 - foto de Garry BrownEntroncamento
comentário do autor: "MLW MX620 #1558 at Entroncamento with R5505, 13h10 to Elvas on 30/03/00."
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6181900315/
autor: Jose Luis Fernández
fonte: http://www.portugalferroviario.net
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3953969330/
comentário do autor: "Material Circulante: CP 1558 + CP 1567 + 3 Sgs + 2 Rgs + 2 Sggmrss + 5 Sgmms + 4 Lgs Hora: 16:47 Data: 15-07-2010
Local: Tancos (PK 113 - Linha da Beira Baixa)
Serviço: Comboio n.º 75730 (Badajoz--» Terminal de Mercadorias da Bobadela)"
fonte: http://www.flickr.com/photos/valeriodossantos/4816608590/ - 1559Mortágua, 1990 - foto de Garry BrownCovilhã - fotos de Manuel Tão
comentário do autor: "75373 Entroncamento - Badajoz"
fonte: http://www.flickr.com/photos/jomorgado/4020477488/
comentário do autor: "1559 Elvas Caia 98204 BAD-RGM 20100620
Já em território português, a locomotiva 1559 reboca uma composição que transporta automóveis OPEL e destina-se ao entreposto da Azambuja. A fotografia foi obtida perto da fronteira do Caia."
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/4751065537/ - 1560Pampilhosa, 1994 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Locomotiva diesel 1560 MLW Montreal Locomotives Works 1560 diesel locomotive Vendas Novas, Portugal - 2001"
fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html
comentário do autor: "01/05/03, 1560 is seen stabled in the sun at Entroncamento"
fonte: http://www.flickr.com/photos/bantam61668/6303258241/
comentário do autor: "CP 1560+1561. Alcains, 29/04/2005. Photo Jean-Pierre Vergez-Larrouy"
fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html
fonte: http://www.flickr.com/photos/drukax/4401307172/ - 1561 - desmantelada após acidentecomentário do autor: "Taken : 11.11.1993.
Montreal Loco Works built type MX-620 (or Portuguese class 1550) with the classic smokey 251 Alco engine sits at Entroncamento waiting departure with the 19.05 Lisboa Santa Apolonia to Covilha. With no train heat capabilities the hardy locals tended to sit in the centre of these coaches up into the Serra de Estrela mountains as the vehicles had parraffin heaters mounted underneath. However the heating in the coach was minimal either side of about 2 bays from the centre. Still who needs heat with a machine like this to warm your heart, alas now used on freight only."
fonte: http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4109711101/Abrantes, 1998 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "1561 at Abrantes 26/03/98 with R5604 1200 Lisboa Santa Apolonia to Covilha 26/03/98 © Mark Widdison"
fonte: http://www.portugalferroviario.net
fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html - 1562Tramagal, 1990 - foto de Garry BrownSanta Apolónia - foto de Manuel TãoRego (antiga estação na Linha de Cintura) - foto de Manuel TãoLoulé, 01 Agosto 2006
comentário do autor: "CP 1562 em Évora com o cimenteiro Estremoz - Poceirão."
fonte: http://www.flickr.com/photos/trepk0s/4150232247/
comentário do autor: "The line Lisboa - Faro was undergoing revitalisation in 2008, a project that was to span several years. Here, a ballast train is headed by CP's diesel locomotive no. 1562. As immediately becomes clear from its appearance, it was built on the other side of the Atlantic: at MLW Worthington in Canada, in the 1970's. Sarnim, 26-05-2008."
fonte: http://www.flickr.com/photos/wesleyvandrongelen/5243134327/
comentário do autor: "Locomotivas Diesel-Electricas CP 1562 + CP 1564 | Comboio de Mercadorias Especial Nº 96205(Poceirão-»Cuba) | Local: Beja - Linha do Alentejo | Dia: 21-04-11"
fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5641930356/ - 1563Guarda (procedente da Beira Baixa) - foto de Manuel TãoLouriçal, 1989 - foto de Garry Brown
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3909889257/
comentário do autor: "Produtos siderúrgicos, Estação de Águas de Moura, 2009.07.02
* cruzamento com o Eixo 50382/3 [Entroncamento - Praias do Sado]."
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4282155674/
fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5909772348/ - 1564Entroncamento, 1992 - foto de Garry Browncomentário do autor: "MLW MX620 #1564 at Setúbal on 25/03/00 with 13861 / 13863 10h30 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day)."
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6181875175/
comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Eléctrica CP 1564 + Bobines de Aço. Comboio de Mercadorias Nº 79802. Da Triagem da Siderurgia Nacional para Setúbal-Mar. 2011-07-18. 11h19min."
fonte: http://www.flickr.com/photos/ferbernas/5978700498/
comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Automóveis 69805 [Penalva - Setúbal • Mar] Local: Agualva [Concordância de Poceirão, PK 4] Data e hora: 11 de Fevereiro de 2010 [16h25] Material: Locomotiva 1564 + 18 vagões CP Hccerrs"
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4466301474/ - 1565Entroncamento, 1993 - foto de Garry Brown
Na Raquete de Sines.
comentário do autor: "Locomotiva MLW 1565 e automotora Allan 0369 na estação de Badajoz. Nas vias ao lado, vagões tdgs acabados de trazer pela MLW e o Regional 598 que havia chegado de Madrid."
fonte: http://www.flickr.com/photos/nohab0100/4718342054/
fonte: http://www.flickr.com/photos/ericksonjunior/5443536916/ - 1566Barquinha, 1989 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "1566 at Rede on 13811 09.40 Porto Sao Nento to Pocinho 16/3/2002 - Steve Kemp"
fonte: http://www.portugalferroviario.net
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3571250812/
comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Areia 62897 [Praias do Sado - Loulé] Local: Alcácer do Sal [Linha do Sul, PK 78] Data e hora: 2 de Março de 2009 [13h01]
Material: Locomotiva 1566 + 8 vagões [7 CP Sgs e 1 CP Rgs (16 contentores areia)]"
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/3322589221/ - 1567Tortosendo, 1993 - fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/Campolide, 1997 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "1558 at Portalegre, February 1999. Phil Wormald"
fonte: http://alcoworld.railfan.net/1550_pic.htm
fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/4709502869/
fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3675480034/ - 1568Abrantes, 1988 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Balastro 96210 [Monte das Flores - Poceirão] Local: Tojal [Linha de Évora, PK 104] Data e hora: 8 de Abril de 2010 [18h16]
Material: Locomotiva 1568 + 14 vagões CP Us"
fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4504274436/
Em Sines, com o PTG - 06 Fevereiro 2011
fonte: http://www.flickr.com/photos/49079353@N03/5471739228/ - 1569Entroncamento, 1997 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "MLW 1569 a rebocar o Comboio-Socorro do Barreiro; Alhos Vedros; 2010-02-11"
fonte: http://www.flickr.com/photos/paulomestre/4348676648/ - 1570Barreiro (GOB), 1997 - foto de Garry BrownFaro - Comboio Azul, em 2000comentário do autor: "MLW MX620 #1570 in the baking afternoon sun at Luzianes on 30/07/00 with 20860 15h00 Faro – Porto Campanhã “Coimbio Azul”."
fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6295489624/
Vilar Formoso - foto de Manuel Tão
comentário do autor: "Material Circulante: CP 1570 + 3 Uacs + 1 Rlps + 1 Rgs + 5 Us Hora: 17:25 Data: 22-08-2011 Local: Barquinha (PK 111 - Linha da Beira Baixa) Serviço: Comboio Especial n.º 98212 (Terminal de Mercadorias do Fundão --» Entroncamento)" fonte: http://www.flickr.com/photos/valeriodossantos/6071273554/
Sem comentários:
Enviar um comentário