As locomotivas diesel CP série 1960 foram adquiridas em 1979 para reforçar o parque de material motor da via larga, numa altura em que o vapor se estava a extinguir. Equipadas com um motor Bombardier (ex- MLW) de 1950 cv. podem atingir uma velocidade máxima de 120 km/h.


Efectuaram quase sempre serviços a norte do Entroncamento, tendo traccionado inúmeros comboios de passageiros na Linha da Beira Alta.
Nas mercadorias, circularam pelas linhas do Minho, Douro, Oeste e Leste, tendo feito algumas (raras) incursões à Beira-Baixa.
Actualmente asseguram alguns serviços no Minho e Oeste, sendo muito rara a sua utilização nos comboios de mercadorias do Douro e Leste.
As imagens que se seguem ilustram os serviços efectuados pelas 13 locomotivas desta série.
- 1961 - foi desmantelada após colisão com a 1439 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985
- 1962 - em serviço
Garry Brown - 09 Maio 1991 - Santa Comba Dão
Pampilhosa - Rápido Porto-Hendaye -1990 - João Paulo Mendes Ferreira
comentário do autor: "A Bombardier 1962 a frente das Sorefame com destino Porto com um especial do PTG. (Jan 04)"
autor: Tiago Ferreira via Luso Carris
(ao PK 256 da Linha do Sul, com um especial do PTG - 05 Outubro 2007)autor: Tiago Ferreira via Luso Carris
(ao PK 270 da Linha do Sul, com um especial do PTG - 05 Outubro 2007) - 1963 - em serviço
comentário do autor: "Os ingleses são formidaveis!! (PTG) Desta vez com mais uma iniciativa a Serpins com as locomotivas 1960, atravessando Coimbra pela Av. Emidio Navarro. A gaita desta máquina é do melhor, e impôs mais respeito do que a polícia !...
Loc.1963, 07.10.2006"no Ramal da Lousã (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI
em Coimbra (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI
em Serpins (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI
comentário do autor: "Em Godim 28/04/2010"
comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57371; Entroncamento -> Badajoz; Santa Eulália, 11-08-2011"
comentário do autor: "92238 - Plataforma de Cacia / Triagem Porto de Aveiro"
comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57351; Entroncamento -> Castelo Novo; Mouriscas, 01-07-2011"
- 1964 - em serviço
comentário do autor: "1964 departs Canas Fegueira with IR813 1303 Lisboa Santa Apolonia to Guarda on Thursday 11 05 95"
- 1965 - encostada
comentário do autor: "1965 calls in the pouring rain at Santa Comba Dao with IC512 1412 Guarda to Lisboa Santa Apolonia on Thursday 11 05 95"
- 1966 - encostada
autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
(dupla, liderada pela 1966 a chegar a Contumil em 27 Junho 2006) - 1967 - encostada
- 1968 - encostada
- 1969 - em serviço
autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
(tripla, liderada pela 1969 a chegar a Contumil em 20 Agosto 2005) - 1970 - encostada
- 1971 - em serviço
comentário do autor: "30-01-2010 Locomotivas Diesel nº1971 e 1437, Comboio especial do PTG em Quintãs."
comentário do autor:"CP 1971, areia Lousado > Gaia - comboio nº 62130"
comentário do autor: "Material Circulante: CP 1971 + 4 Sgmms + 6 Sggmrss + 2 Lgs Hora: 16:51 Data: 04-08-2011 Local: Barquinha (PK 111 - Linha da Beira Baixa) Serviço: Comboio n.º 57730 (Badajoz --» Entroncamento)"
em Nine - 12-04-2011
- 1972 - em serviço
comentário do autor: "CP 1972 arrives at Pampilhosa with a train originating from Paris, which involved a change of bogies at Hendaye, in order to accomodate the broad gauge Iberian railway lines. 27th August 1990"
comentário do autor: "1972 arrives at Pampilhosa with R5406 0755 Guarda to Coimbra Cidade on Monday 27 09 93"
comentário do autor: "1972 at Coimbra Cidade after arriving with R5406 0755 from Guarda on Monday 27 09 93"
autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
(1972 em Cacia - 16 Julho 2008)autor: Mário Mesquira via Luso Carris
comentário do autor: "A 1972, já de regresso de Godim a Gaia, com 6 Uacs ''Transfesa'' vazios formando o M 75234 - Granjão 13 de Agosto de 2008" - 1973 - em serviço
comentário do autor: "CP Bombardier 1973 a trazer o comboio das 19h07 para Porto São Bento para a plataforma na Régua, no domingo 10 de Maio de 1998. Esta foi uma rara aparição para a classe 1961 a um domingo. O comboio era frequentemente assegurado por múltipla de 1400."
comentário do autor: "1973 Porto de Aveiro 92216 PCC-TPA 20110813 A locomotiva CP1973 passa junto das salinas rebocando uma composição de contentores destinados ao Porto de Aveiro"
comentário do autor: "92202 - Triagem Porto de Aveiro / Pampilhosa"
comentário do autor: "Material Circulante: CP 1973 + 4 Tdgs + 1 Gabs + 4 Rlps + 7 Ealos Hora: 17:29 Data: 29-03-2012 Local: Durrães (PK 64 - Linha do Minho) Serviço: Comboio Distribuição n.º 57313 (Gaia --» Darque)"
comentário do autor: "CP 1973 @ Trofa | 04/08/2010 Locomotiva Diesel Bombardier (1973) a efectuar o comboio "Distribuição Gaia" nº. 75130 [Valença - Gaia]"
....
Guarda, 1996 - Vitor Gomes
PTG 2004 em Viana do Castelo - Mário Mesquita
Num PTG a chegar a Serpins (1963 em 07-10-2006?)
comentário do autor: "Canas de Senhorim, IC 510 Guarda -Lisboa, Março de 1992"













....
Alguns pormenores da cabine de condução:


Nota: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário