quinta-feira, 17 de maio de 2012

Locomotivas Diesel CP Série 1930










As locomotivas diesel CP série 1930 foram adquiridas em 1981 para reforçar o parque de material motor a diesel. Prestaram serviços de passageiros a sul, entre Barreiro e Faro e nos IC's Alentejanos (Oriente a Évora e Beja). Também asseguraram o comboio nocturno entre Lisboa e Madrid, bem como os serviços na Linha da Beira Baixa, entre Entroncamento (mais tarde Abrantes) e Covilhã ou Guarda.

Terminaram os seus dias no serviço de passageiros IC entre Castelo Branco e Covilhã.
Algumas unidades foram vendidas à Argentina, enquanto outras estão encostadas (por avaria) no Barreiro.

Realizaram algumas incursões ao Douro, em serviços especiais, como o PTG.

Podem atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e dispõem de gerador para alimentação da climatização de carruagens.
Actualmente estão ao serviço da CP Carga, efectuando inclusive os comboios de e para as minas de Neves Corvo.

As imagens que se seguem ilustram alguns comboios realizados por esta série de material circulante.


  • 1931 - foi vendida à Argentina - Ferrobaires
    comentário do autor: "1931 GOE Entroncamento 27-01-06"

    Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor)


  • 1932 - em serviço na CP Carga
    em Vila Real de Santo António, Guadiana - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "2001-09-24 CP 1932 (1425 Faro-Barreiro) Loule"

    comentário do autor: "1932 GOE Barreiro 09-10-06"

    comentário do autor: "CP 1932 - Covilhã - 01 de Maio de 2011"

  • 1933 - foi vendida à Argentina - FerroCentral
    comentário do autor: "1999-04-08 CP 1933, (1405 Barreiro-Faro) Funcheira, Portugal"


    comentário do autor: "1933 GOE Entroncamento 27-01-06"

    Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor)

  • 1934 - foi vendida à Argentina - Ferrobaires
    comentário do autor: "1934 Abrantes 12-10-98 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA"

    comentário do autor: "Alsthom #1934 at Casa Branca, about to shunt the Evora portion onto the Beja section (on the right), before going to Barreiro on 15/11/99."

    Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor)



  • 1935 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "1935 Regua 06-10-06 13845 0933 Coimbra-Pocinho"


    Linha do Douro, 06-10-2006 - fotos de João Cunha @ Transportes XXI


    Ferradosa - fotos de Daniel Costa @ Transportes XXI

    fonte: http://www.flickr.com/photos/48406107@N06/5025708731/

    comentário do autor: "LD 1935 57377 Santa Eulália - A locomotiva diesel 1935 com um comboio de contentores procedente do Entroncamento e com destino a Elvas."

    comentário do autor: "47806 Valência de Alcântara - Entroncamento"

  • 1936 - foi vendida à Argentina - FerroCentral
    comentário do autor: "1936 Moita 25-11-98 IR870 0640 Vila Real d San Antonio-Barreiro"

    comentário do autor: "1936 Pinhal Novo 25-11-98 IR891 0825 Barreiro-Beja"


    comentário do autor: "1936 Funcheira 26-02-00 IR871 0855 Barreiro-Vila Real d San Antonio"

    comentário do autor: "1936 crossing Faro Harbour, Portugal on the 30th June 2001. (Scanned)"


  • 1937 - encostada no GOB (Oficinas do Barreiro)
    comentário do autor: "Class 1937 leaving Albufeira, Portugal on the 11th February 1995. (Scanned)"

    comentário do autor: "1937 Alhos Vedros 11-06-96 IC583 1405 Barreiro-Faro"


    comentário do autor: "1937 Casa Branca 27-02-00 IR892 1310 Beja-Barreiro"

    fonte: http://ferrocarriles.wikia.com/wiki/Archivo:CP1937MJPVL.JPG

    comentário do autor: "1937 GOB Barreiro 09-10-06"



  • 1938 - encostada no GOB
    comentário do autor: "1938 GOB Barreiro 08-05-95"

    comentário do autor: "1938+1933 Faro 08-12-02"

    Castelo Branco, Junho 2006

    Link


    comentário do autor: "1938 GOB Barreiro 08-10-07"


  • 1939 - encostada no GOB
    comentário do autor: "1939 Pinhal Novo 08-05-95 IC582 1415 Faro-Barreiro"

    comentário do autor: "O IC de Beja para Barreiro com lovomotiva CP 1942 passar por Poceirao. Poceirao, 05 de Setembro 2003"


    comentário do autor: "1939 GOB Barreiro 08-10-07"


  • 1940 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "Class 1940 at Albufeira, Portugal on the 9th February 1995. (Scanned)"

    Alcácer do Sal, 15-04-2007 - Especial da Associação Académica do Porto, Tavira - Porto
    foto de Tiago Ferreira @ TXXI

    Na Régua, com um comboio especial entre Porto e Pinhão - 08/09/2007
    foto de Vitor Simões @ Transportes XXI

    No Pinhão, 08/09/2007 - Foto de João Cunha @ Transportes XXI

    comentário do autor: "Intercity 592 [Lisboa • Oriente -» Beja]"

    fonte: http://trainspo.com/photo/8984/

    comentário do autor: "A 1940 a sair do Fundão com o IC 541 de dia 15/2/2010"

  • 1941 - encostada no GOB(está vendida à Argentina???)
    comentário do autor: "1941 Setubal 07-05-95"

    comentário do autor: "Alsthom #1941 arrives at Belver Gaviao with R5608 16h12 Covilha – Lisboa Santa Apolonia on 30/03/00."

    comentário do autor: "1941 Entroncamento 03-07-01 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA"


  • 1942 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "1942 Barragem de Belver 03-07-01 R5613 1040 Entroncamento-Covilha"

    fonte: http://www.flickr.com/photos/48406107@N06/5881472971/

    comentário do autor: "A 1942 a efectuar o serviço nº69730 de Transporte de contentores entre Badajoz e o Entroncamento, á passagem pela Moita do Norte"

    comentário do autor: "92230 - Plataforma de Cacia / Triagem Porto de Aveiro."

  • 1943 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "Alsthom #1943 at Abrantes, having arrived with R5606, 14h30 Badajoz – Abrantes on 30/03/00."

    PTG 2005 (Entroncamento a Porto Campanhã)

    Leiria - Foto de José Pedrosa @ Transportes XXI


    comentário do autor: "Locomotivas Diesel-Electricas CP 1943+CP 1942
    Comboio de Mercadorias Especial Nº 95210(Entroncamento-»Monte Abraão)
    Local: Riachos - Portugal
    Dia: 06-05-12"



  • 1944 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "Alsthom #1944 at Abrantes, ready to haul IR825 12h05 Lisboa Santa Apolonia – Covilhã on 16/03/99."

    comentário do autor: "1944 Entroncamento 10-05-04"




  • 1945 - em serviço na CP Carga
    Covilhã, 1996 - foto de Vitor Gomes

    comentário do autor: "CP Alsthom No. 1945 has just arrived at Abrantes with the 13.36 Covilha to Lisboa Santa Apolonia on Thursday 18th September 2003. A 2600 class electric will take over from here."

    fonte: www.trains-en-voyage.com

    comentário do autor: "1945 Alpedrinha 541 LSA-COV 20090917 O serviço InterCidades 541 Lisboa-Covilhã é puxado pela locomotiva diesel 1945 depois de uma locomotiva eléctrica se ter encarregado do serviço entre Lisboa e Castelo Branco."

    Alcains, 2010


    comentário do autor: "Marateca, 2011.06.14 Comboio de Transporte de Areia 55083 (material vazio) [Praias do Sado - Ramal Somincor]"


  • 1946 - em serviço na CP Carga
    Pinhal Novo,10/08/1987 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "Alsthom #1946 arrives Pinhal Novo on 14/12/98 with IR891 08h25 Barreiro – Beja. This was a booked Alco turn at the time, so I was less than impressed to see this appear through the mist! Luckily, we weren’t going to Beja that day."


    comentário do autor: "Gare de Oriente, 7 de Agosto de 2008"


  • 1947 - em serviço na CP Carga
    comentário do autor: "1947 Castelo Branco 12-10-97 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA"

    comentário do autor: "1947 IR da Figueira da Foz, 2002"

    comentário do autor: "Lisbon St.Apolonia to Madrid at Entroncamento 20-9-07"

    comentário do autor: "Cabrela, 2011.09.27 - Comboio de Distribuição 57980 (transporte de pedra e material vazio) [Beja - Praias do Sado]"

    comentário do autor: "CIMENTO 64308 - Plataforma de Cacia / Souselas."



Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

Sem comentários:

Publicar um comentário