As locomotivas diesel CP série 1930 foram adquiridas em 1981 para reforçar o parque de material motor a diesel. Prestaram serviços de passageiros a sul, entre Barreiro e Faro e nos IC's Alentejanos (Oriente a Évora e Beja). Também asseguraram o comboio nocturno entre Lisboa e Madrid, bem como os serviços na Linha da Beira Baixa, entre Entroncamento (mais tarde Abrantes) e Covilhã ou Guarda.
Terminaram os seus dias no serviço de passageiros IC entre Castelo Branco e Covilhã.
Algumas unidades foram vendidas à Argentina, enquanto outras estão encostadas (por avaria) no Barreiro.
Realizaram algumas incursões ao Douro, em serviços especiais, como o PTG.
Podem atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e dispõem de gerador para alimentação da climatização de carruagens.
Actualmente estão ao serviço da CP Carga, efectuando inclusive os comboios de e para as minas de Neves Corvo.
As imagens que se seguem ilustram alguns comboios realizados por esta série de material circulante.
Terminaram os seus dias no serviço de passageiros IC entre Castelo Branco e Covilhã.
Algumas unidades foram vendidas à Argentina, enquanto outras estão encostadas (por avaria) no Barreiro.
Realizaram algumas incursões ao Douro, em serviços especiais, como o PTG.
Podem atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e dispõem de gerador para alimentação da climatização de carruagens.
Actualmente estão ao serviço da CP Carga, efectuando inclusive os comboios de e para as minas de Neves Corvo.
As imagens que se seguem ilustram alguns comboios realizados por esta série de material circulante.
- 1931 - foi vendida à Argentina - Ferrobairescomentário do autor: "1931 GOE Entroncamento 27-01-06"
Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor) - 1932 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "1932 GOE Barreiro 09-10-06"
comentário do autor: "CP 1932 - Covilhã - 01 de Maio de 2011" - 1933 - foi vendida à Argentina - FerroCentralcomentário do autor: "1933 GOE Entroncamento 27-01-06"
Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor) - 1934 - foi vendida à Argentina - Ferrobairescomentário do autor: "1934 Abrantes 12-10-98 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA"
comentário do autor: "Alsthom #1934 at Casa Branca, about to shunt the Evora portion onto the Beja section (on the right), before going to Barreiro on 15/11/99."
Na Argentina (recebida por e-mail sem referência do autor) - 1935 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "1935 Regua 06-10-06 13845 0933 Coimbra-Pocinho"
Linha do Douro, 06-10-2006 - fotos de João Cunha @ Transportes XXI
Ferradosa - fotos de Daniel Costa @ Transportes XXI
fonte: http://www.flickr.com/photos/48406107@N06/5025708731/comentário do autor: "LD 1935 57377 Santa Eulália - A locomotiva diesel 1935 com um comboio de contentores procedente do Entroncamento e com destino a Elvas."
comentário do autor: "47806 Valência de Alcântara - Entroncamento" - 1936 - foi vendida à Argentina - FerroCentralcomentário do autor: "1936 Moita 25-11-98 IR870 0640 Vila Real d San Antonio-Barreiro"
comentário do autor: "1936 Pinhal Novo 25-11-98 IR891 0825 Barreiro-Beja"comentário do autor: "1936 Funcheira 26-02-00 IR871 0855 Barreiro-Vila Real d San Antonio"
comentário do autor: "1936 crossing Faro Harbour, Portugal on the 30th June 2001. (Scanned)" - 1937 - encostada no GOB (Oficinas do Barreiro)comentário do autor: "1937 Casa Branca 27-02-00 IR892 1310 Beja-Barreiro"
fonte: http://ferrocarriles.wikia.com/wiki/Archivo:CP1937MJPVL.JPG
comentário do autor: "1937 GOB Barreiro 09-10-06" - 1938 - encostada no GOBcomentário do autor: "1938 GOB Barreiro 08-05-95"
comentário do autor: "1938+1933 Faro 08-12-02"
Castelo Branco, Junho 2006 - 1939 - encostada no GOBcomentário do autor: "1939 Pinhal Novo 08-05-95 IC582 1415 Faro-Barreiro"
comentário do autor: "O IC de Beja para Barreiro com lovomotiva CP 1942 passar por Poceirao. Poceirao, 05 de Setembro 2003" - 1940 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "Class 1940 at Albufeira, Portugal on the 9th February 1995. (Scanned)"
Alcácer do Sal, 15-04-2007 - Especial da Associação Académica do Porto, Tavira - Porto
foto de Tiago Ferreira @ TXXI
Na Régua, com um comboio especial entre Porto e Pinhão - 08/09/2007
foto de Vitor Simões @ Transportes XXI
No Pinhão, 08/09/2007 - Foto de João Cunha @ Transportes XXIcomentário do autor: "Intercity 592 [Lisboa • Oriente -» Beja]"
fonte: http://trainspo.com/photo/8984/ - 1941 - encostada no GOB(está vendida à Argentina???)comentário do autor: "1941 Setubal 07-05-95"
comentário do autor: "Alsthom #1941 arrives at Belver Gaviao with R5608 16h12 Covilha – Lisboa Santa Apolonia on 30/03/00."
comentário do autor: "1941 Entroncamento 03-07-01 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA" - 1942 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "1942 Barragem de Belver 03-07-01 R5613 1040 Entroncamento-Covilha"
fonte: http://www.flickr.com/photos/48406107@N06/5881472971/comentário do autor: "A 1942 a efectuar o serviço nº69730 de Transporte de contentores entre Badajoz e o Entroncamento, á passagem pela Moita do Norte"
comentário do autor: "92230 - Plataforma de Cacia / Triagem Porto de Aveiro." - 1943 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "Alsthom #1943 at Abrantes, having arrived with R5606, 14h30 Badajoz – Abrantes on 30/03/00."
PTG 2005 (Entroncamento a Porto Campanhã)
Leiria - Foto de José Pedrosa @ Transportes XXIcomentário do autor: "Locomotivas Diesel-Electricas CP 1943+CP 1942
Comboio de Mercadorias Especial Nº 95210(Entroncamento-»Monte Abraão)
Local: Riachos - Portugal
Dia: 06-05-12" - 1944 - em serviço na CP Cargacomentário do autor: "Alsthom #1944 at Abrantes, ready to haul IR825 12h05 Lisboa Santa Apolonia – Covilhã on 16/03/99."
- 1945 - em serviço na CP CargaCovilhã, 1996 - foto de Vitor Gomes
comentário do autor: "CP Alsthom No. 1945 has just arrived at Abrantes with the 13.36 Covilha to Lisboa Santa Apolonia on Thursday 18th September 2003. A 2600 class electric will take over from here."comentário do autor: "1945 Alpedrinha 541 LSA-COV 20090917 O serviço InterCidades 541 Lisboa-Covilhã é puxado pela locomotiva diesel 1945 depois de uma locomotiva eléctrica se ter encarregado do serviço entre Lisboa e Castelo Branco."
Alcains, 2010comentário do autor: "Marateca, 2011.06.14 Comboio de Transporte de Areia 55083 (material vazio) [Praias do Sado - Ramal Somincor]" - 1946 - em serviço na CP CargaPinhal Novo,10/08/1987 - foto de Garry Brown
comentário do autor: "Alsthom #1946 arrives Pinhal Novo on 14/12/98 with IR891 08h25 Barreiro – Beja. This was a booked Alco turn at the time, so I was less than impressed to see this appear through the mist! Luckily, we weren’t going to Beja that day." - 1947 - em serviço na CP Carga
comentário do autor: "1947 Castelo Branco 12-10-97 IC542 1515 Covilha-Lisboa SA"comentário do autor: "1947 IR da Figueira da Foz, 2002"
comentário do autor: "Lisbon St.Apolonia to Madrid at Entroncamento 20-9-07"
comentário do autor: "Cabrela, 2011.09.27 - Comboio de Distribuição 57980 (transporte de pedra e material vazio) [Beja - Praias do Sado]"
comentário do autor: "CIMENTO 64308 - Plataforma de Cacia / Souselas."
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário