O Linha de Évora é uma linha ferroviária que liga Casa Branca (estação pertencente à Linha do Alentejo) a Vila Viçosa com uma extensão de cerca de 101 km. O troço entre Casa Branca e Évora foi inaugurado a 14 de Setembro de 1863 e é o único que se mantém activo, com serviço de passageiros.
A linha ficou concluída em 01 de Agosto de 1905, tendo a estação de Estremoz sido inaugurada em 22 de Dezembro de 1873. Em 23 de Agosto de 1925, a estação de Estremoz ganha um novo ramal - o Ramal de Portalegre - que viria a ser concluído apenas em 21 de Janeiro de 1949.
Em 1978, o troço entre Évora e Estremoz tinha quatro circulações em cada sentido. De Estremoz a Vila Viçosa existiam os chamados comboios curtos.
O serviço de passageiros terminou em 01 de Janeiro de 1990, tendo existido serviço de mercadorias entre Évora e Estremoz até 2009.
Actualmente a estação de Estremoz está a ser intervencionada, tendo sido removidas todas as linhas. No local da antiga PN comum à linha de Évora e Ramal de Portalegre "nasceu" uma rotunda.
Em 2011, o troço entre Casa Branca e Évora foi remodelado tendo sido colocada catenária de modo a possibilitar a circulação de comboios rápidos. Évora ganhou uma nova centralidade, ficando apenas a 1h25m de Lisboa-Entrecampos.
As imagens que se seguem, ilustram o que foi o ambiente ferroviário nesta linha, que é (era) composta pelas seguintes estações e apeadeiros:
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Em 1978, o troço entre Évora e Estremoz tinha quatro circulações em cada sentido. De Estremoz a Vila Viçosa existiam os chamados comboios curtos.
O serviço de passageiros terminou em 01 de Janeiro de 1990, tendo existido serviço de mercadorias entre Évora e Estremoz até 2009.
Actualmente a estação de Estremoz está a ser intervencionada, tendo sido removidas todas as linhas. No local da antiga PN comum à linha de Évora e Ramal de Portalegre "nasceu" uma rotunda.
Em 2011, o troço entre Casa Branca e Évora foi remodelado tendo sido colocada catenária de modo a possibilitar a circulação de comboios rápidos. Évora ganhou uma nova centralidade, ficando apenas a 1h25m de Lisboa-Entrecampos.
As imagens que se seguem, ilustram o que foi o ambiente ferroviário nesta linha, que é (era) composta pelas seguintes estações e apeadeiros:
- Casa Branca PK 90,4 [Linha do Alentejo]
- Tojal PK 102,5comentário do autor: "Estação de Tojal, 2005.03.03"
comentário do autor: "NOHAB 101 - Tojal, 2004"
comentário do autor: "Antiga estação do Tojal" (Maio 2004)
comentário do autor: "Estação de Tojal, 2011.11.22
* com a renovação integral da via em 2006, deixou de existir enquanto Estação (permanecem os edifícios)." - Monte das Flores PK 111,1comentário do autor: "Mi primera foto de un tren de mercancias en Portugal y no pude empezar mejor, se trata del balastero Monte das Flores - Vendas Novas nº 69960. En esta estacion se encontraba el mayor cargadero de balasto que he visto jamas, donde una locomotora Alco de la serie 1500 realizaba la carga y maniobras de las composiciones. Nos vinimos hasta este punto buscando a las 1300´s españolas, pero ya las habian trasladado a otra zona. 27-2-1995."
- Évora PK 116,5comentário do autor: "CP 0100 NOHAB - Évora, 2005"
comentário do autor: "O estaçao de Évora. Évora, 07 de Setembro 2003"
comentário do autor: "Edifício Principal da Estação de Évora - 27 Agosto 2010"
comentário do autor: "A estação vê partir o último Intercidades do dia (de onde foi tirada esta foto) e um dos últimos de 2010... (o serviço ferroviário do IC foi suspenso uma semana depois)" - Comenda PK 118,8
- Garraia PK 122,9
- Sousa da Sé PK 127,5
- Azaruja PK 135,9
- Vale do Pereiro PK 140,8
- Vimieiro PK 148,9
- Aranha PK 153,9
- Évora-Monte PK 157,5
- Ameixial PK 168,5
- Estremoz PK 175,5
- Arcos PK 180,8
- Borba PK 186,8
- Vila Viçosa PK 191,5
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
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