Decorreu no passado sábado (05 de Maio de 2012), no âmbito das comemorações do 140º aniversário da inauguração da primeira linha de caminho-de-ferro americano, (15 de Maio de 1872) um desfile de carros eléctricos (e não só) promovido pela STCP.
O desfile teve inicio em Massarelos (Museu do Carro Eléctrico), com passagem pelo Passeio Alegre, Infante e regresso a Massarelos. Integraram este desfile os carros eléctricos com os números 100, 104, 163, 274, 288 e ainda o 373. O desfile também contou com o atrelado nº1 e o carro americano nº8.
As imagens que se seguem, ilustram alguns dos carros que participaram no desfile e também algumas das peças que integram o Museu do Carro Eléctrico.
Carro Atrelado Nº 1 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro foi provavelmente construído pela empresa “A Constructora” e adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto para o transporte de passageiros na primeira década de 1900. Por se tratar de um carro com uma lotação numerosa era frequentemente utilizado na linha 1 entre o Infante e Leça da Palmeira.
Este carro foi provavelmente construído pela empresa “A Constructora” e adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto para o transporte de passageiros na primeira década de 1900. Por se tratar de um carro com uma lotação numerosa era frequentemente utilizado na linha 1 entre o Infante e Leça da Palmeira.
Carro Eléctrico Nº 22 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1905 à casa Starbuck Car and Wagon Company of Birkenhead, este veículo era inicialmente um carro atrelado. Com o surgimento da tracção eléctrica em 1895, este carro é motorizado e passa a circular como carro eléctrico. Restaurado de acordo com a sua traça original em 1992.
Adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1905 à casa Starbuck Car and Wagon Company of Birkenhead, este veículo era inicialmente um carro atrelado. Com o surgimento da tracção eléctrica em 1895, este carro é motorizado e passa a circular como carro eléctrico. Restaurado de acordo com a sua traça original em 1992.
Carro Atrelado Nº 25 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este veículo pertencia a uma série de 2 atrelados desenhados e construídos nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto nos finais da década de 1940. Posteriormente estes carros circularam também como carros eléctricos.
Este veículo pertencia a uma série de 2 atrelados desenhados e construídos nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto nos finais da década de 1940. Posteriormente estes carros circularam também como carros eléctricos.
Carro Torre Vagão nº49 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico de reparação da linha aérea foi construído pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1932. Equipado com uma plataforma elevatória manual e com uma pequena oficina destinava-se a efectuar pequenas reparações nas linhas aéreas e nos carros eléctricos que estavam ao serviço na rua.
Este carro eléctrico de reparação da linha aérea foi construído pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1932. Equipado com uma plataforma elevatória manual e com uma pequena oficina destinava-se a efectuar pequenas reparações nas linhas aéreas e nos carros eléctricos que estavam ao serviço na rua.
Zorra nº58 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Desde os finais do século XIX que este tipo de carro pertencia à frota da Companhia Carris de Ferro do Porto transportando o carvão das minas de S. Pedro da Cova, nos arredores da cidade do Porto, até à Central Termoeléctrica de Massarelos. As Zorras circulavam frequentemente durante a noite obrigando-os a ter faróis de longo alcance.
Desde os finais do século XIX que este tipo de carro pertencia à frota da Companhia Carris de Ferro do Porto transportando o carvão das minas de S. Pedro da Cova, nos arredores da cidade do Porto, até à Central Termoeléctrica de Massarelos. As Zorras circulavam frequentemente durante a noite obrigando-os a ter faróis de longo alcance.
Zorra nº66 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico com plataformas abertas, vocacionado principalmente para o transporte de carvão, mercadorias e materiais para obras na via foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1915. Por ter as plataformas abertas, em dias de chuva, o guarda-freio tinha que utilizar um grande capote, chapéu de abas largas, botas de borracha e luvas isolantes que o protegessem da água e do contacto com a electricidade.
Este carro eléctrico com plataformas abertas, vocacionado principalmente para o transporte de carvão, mercadorias e materiais para obras na via foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1915. Por ter as plataformas abertas, em dias de chuva, o guarda-freio tinha que utilizar um grande capote, chapéu de abas largas, botas de borracha e luvas isolantes que o protegessem da água e do contacto com a electricidade.
Carro Eléctrico Nº 100 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro é uma réplica de um veículo construído na primeira década deste século que ardeu num grande incêndio que deflagrou na estação da Boavista em Fevereiro de 1928. A reconstrução deste carro de acordo com o original realizou-se em 1995.
Este carro é uma réplica de um veículo construído na primeira década deste século que ardeu num grande incêndio que deflagrou na estação da Boavista em Fevereiro de 1928. A reconstrução deste carro de acordo com o original realizou-se em 1995.
Carro Eléctrico Nº 104 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Este veículo é uma réplica com a mesma numeração e características de um carro eléctrico que circulou inicialmente como atrelado mas, depois do ano de 1895 foi motorizado e assim circulou até 1980. A sua construção realizou-se em 1994.
Este veículo é uma réplica com a mesma numeração e características de um carro eléctrico que circulou inicialmente como atrelado mas, depois do ano de 1895 foi motorizado e assim circulou até 1980. A sua construção realizou-se em 1994.
Carro Eléctrico Nº 163 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico apresenta características semelhantes às dos carros que eram produzidos pela empresa americana “John George Brill, Cº”, desconhecendo-se a sua data de origem e fabrico.
Este carro eléctrico apresenta características semelhantes às dos carros que eram produzidos pela empresa americana “John George Brill, Cº”, desconhecendo-se a sua data de origem e fabrico.
Carro Eléctrico Nº 247 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Este carro ficou conhecido pelo nome de “carro inglês” por ter sido fabricado pela empresa inglesa “United Electric Car Company” de Preston. É adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1909 e, sofre várias alterações que lhe retiraram parte das suas características originais.
Este carro ficou conhecido pelo nome de “carro inglês” por ter sido fabricado pela empresa inglesa “United Electric Car Company” de Preston. É adquirido pela Companhia Carris de Ferro do Porto em 1909 e, sofre várias alterações que lhe retiraram parte das suas características originais.
Carro Eléctrico Nº 250 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Este carro pertencia a uma série de 12 veículos construídos nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1927. Circulando até 1981, este tipo de veículos eram designados por "carros italianos" por estarem equipados com motores da "Compagnia Generale di Electtricitá", de Itália.
Este carro pertencia a uma série de 12 veículos construídos nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1927. Circulando até 1981, este tipo de veículos eram designados por "carros italianos" por estarem equipados com motores da "Compagnia Generale di Electtricitá", de Itália.
Carro Eléctrico Nº 269 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1930 e circulou até aos anos de 1990. Originalmente este veículo possuía janelas amovíveis que eram retiradas durante os meses mais quentes do ano. Quando circulava sem janelas era permitido fumar no seu interior, razão pela qual ficou conhecido pelo nome de “fumista”.
Este carro eléctrico foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1930 e circulou até aos anos de 1990. Originalmente este veículo possuía janelas amovíveis que eram retiradas durante os meses mais quentes do ano. Quando circulava sem janelas era permitido fumar no seu interior, razão pela qual ficou conhecido pelo nome de “fumista”.
Carro Eléctrico Nº 274 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1928. Este veículo é uma cópia do primeiro carro Brill de bogies comprado em 1904 pela companhia.
Este carro eléctrico foi construído nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto em 1928. Este veículo é uma cópia do primeiro carro Brill de bogies comprado em 1904 pela companhia.
Carro Eléctrico Nº 288 (foto de Francisco Marques, via facebook)
Este veículo pertencia a uma série de 10 carros eléctricos que foram adquiridos pela Companhia Carris de Ferro do Porto à empresa Belga “Societé Anonyme des Ateliers de Construction d’ Etablissements Famileureux” em 1928. Por isso, os carros desta série ficaram conhecidos como os “carros belgas”.
Este veículo pertencia a uma série de 10 carros eléctricos que foram adquiridos pela Companhia Carris de Ferro do Porto à empresa Belga “Societé Anonyme des Ateliers de Construction d’ Etablissements Famileureux” em 1928. Por isso, os carros desta série ficaram conhecidos como os “carros belgas”.
Carro Eléctrico Nº 373 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Os carros eléctricos desta série foram desenhados e fabricados nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto entre os anos de 1947 e 1949. O seu design inovador na cidade fez com que este tipo de carros ficasse conhecido pelo nome de “pipis”.
Os carros eléctricos desta série foram desenhados e fabricados nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto entre os anos de 1947 e 1949. O seu design inovador na cidade fez com que este tipo de carros ficasse conhecido pelo nome de “pipis”.
Carro Eléctrico Nº 500 (fotos de Francisco Marques, via facebook)
Este carro eléctrico foi desenhado e construído nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto entre os anos de 1951 e 1952. Este veículo foi o protótipo de uma série de carros que nunca chegaram a ser construídos. As suas inovações técnicas, que procuravam dar maior conforto aos passageiros e ao guarda-freio, e as suas linhas modernas caracterizam este veículo.
Este carro eléctrico foi desenhado e construído nas oficinas do Serviço de Transportes Colectivos do Porto entre os anos de 1951 e 1952. Este veículo foi o protótipo de uma série de carros que nunca chegaram a ser construídos. As suas inovações técnicas, que procuravam dar maior conforto aos passageiros e ao guarda-freio, e as suas linhas modernas caracterizam este veículo.
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