A história do caminho de ferro que ligou Penafiel à Lixa e a Entre-os-Rios conta-se em breves palavras. O primeiro troço entre a cidade de Penafiel e Novelas (local onde se situa a estação de Penafiel da Linha do Douro) foi inaugurado em 11 de Novembro de 1912, tendo o comboio chegado à Lixa em Setembro de 1914. Nesta altura foi autorizada a construção do troço entre Penafiel e Entre-os-Rios, inaugurado em 27 de Junho de 1915.
Devido a problemas relacionados com a manutenção da via, falta de carvão e de liquidez da empresa concessionária, a linha foi definitivamente encerrada em 1931.
A linha tinha características de via reduzida tipo americano (bitola 1000 mm), possuía carris de gola, assentes nas estradas de terra batida que ligavam as localidades que servia.
O horário da linha era este:
Da pouca documentação existente sobre esta linha, não foi possível retirar a lista exacta de locais onde o comboio parava, pelo que, deixo aqui a lista mais extensa que encontrei:
- Penafiel, Senradelas, Bouça, Mosqueteiros, Ponte Nova, Ribeira, Galegos, Sete Pedras, Calçada, São Vicente, Torre e Entre-os-Rios
- Penafiel, Lagoas, Costinha, Tapada, Cárcere, Quintão, Gatão, Sequeiros, Bichas, Lousada-Lourido, Longra, Varziela-Britelo, Felgueiras, Caramos, Seixoso e Lixa
- Penafiel, Senradelas, Bouça, Mosqueteiros, Ponte Nova, Ribeira, Galegos, Sete Pedras, Calçada, São Vicente, Torre e Entre-os-Rios
- Penafiel, Lagoas, Costinha, Tapada, Cárcere, Quintão, Gatão, Sequeiros, Bichas, Lousada-Lourido, Longra, Varziela-Britelo, Felgueiras, Caramos, Seixoso e Lixa
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário