O Ramal de Viseu era uma linha ferroviária que ligava Sernada do Vouga a Viseu. Até 1992, este troço estava integrado na Linha do Vouga, que ligava Espinho a Viseu (Sernada a Aveiro era o denominado Ramal de Aveiro).
Tal como a antiga Linha do Dão, o canal ferroviário do Ramal de Viseu está a ser convertido numa ecopista.
Devido ao relevo do terreno, a linha foi construída em bitola métrica, isto é, a distância entre os dois carris era de 1 metro. Este tipo de infraestrutura permite curvas mais apertadas do que as vias ferroviárais de bitola europeia (distância entre carris de 1,435 metros) ou bitola ibérica (distância entre carris de 1,668 metros) .
A imagem anterior ilustra as distâncias entre as estações bem como a altitude das mesmas. Entre Sernada e Viseu, a linha era um autêntico carrossel, com desníveis 200 metros em apenas 10 km (entre S. Pedro do Sul e Moçamedes ou entre Paradela e Ribeiradio). Entre Sernada e Pinheiro de Lafões, a linha subia cerca de 350 metros em 30 km.
Em 1970, existiam 6 ligações entre Viseu e Espinho, sendo duas delas "rápidas", com um tempo de percurso de apenas 3h30min.
Em 1985, existiam duas circulações em cada sentido (menos uma que em 1981), demorando a viagem entre Sernada e Viseu cerca de 2h30min.
As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros deste troço ferroviário.
Em 1970, existiam 6 ligações entre Viseu e Espinho, sendo duas delas "rápidas", com um tempo de percurso de apenas 3h30min.
Em 1985, existiam duas circulações em cada sentido (menos uma que em 1981), demorando a viagem entre Sernada e Viseu cerca de 2h30min.
As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros deste troço ferroviário.
- Sernada do Vouga PK 61,6comentário do autor: "Uma aldeia pacata junto ao rio Vouga. Esta é a sua estação. É estação terminal / inicial para todos os comboios da linha do Vouga. Até finais dos anos 80 era também daqui que partia a linha do Vale do Vouga até Viseu. Hoje apenas parte de um lado para Espinho e do outro para Aveiro..."
- Carvoeiro PK 63,7comentário do autor: "Placa do antigo apeadeiro de Carvoeiro, Linha do Vouga.
Troço entre Sernada do Vouga e Viseu." - Foz do Rio Mau PK 66,3comentário do autor: "Placa do antigo apeadeiro de Foz do Rio Mau, Linha do Vouga.
Troço entre Sernada do Vouga e Viseu." - Poço de Santiago PK 70"Composição proveniente de Viseu no apeadeiro de Poço de Santiago junto à ponte com o mesmo nome, no troço actualmente desactivado entre Sernada e Viseu.
A foto é da autoria do fotógrafo francês Marc Dahlström e faz parte do livro Vapeur au Portugal, um livro fantástico recheado de lindissimas fotos da era do vapor em Portugal!"
via Terminal Intermodal
comentário do autor: "View from the 14:10 train from Sernada do Vouga to Viseu as Henschel Mallet 2-4-6-0T No. E213 crosses the viaduct (Poço de S. Tiago) on the line between Sernada and Paradela as the line follows the valley of the Rio Vouga. Tuesday 10th November 1970. Slide No. 6014." - Paradela / Sever do Vouga PK 71,9comentário do autor: "1948, chegada de comboio a Paradela do Vouga, traseiras da Sociedade Industrial do Vouga"Paradela, 13-05-1972 - autor desconhecido - via Terminal Intermodal
comentário do autor: "2-8-2T No. E132 has just come down the rather fearsome looking gradient in the background with its two-coach train from Viseu to Sernada do Vouga, while 2-4-6-0T No. E213 waits in the station loop at Paradela with the 14:10 train from Sernada to Viseu, on which I was travelling. Tuesday 10th November 1970. Slide No. 6015."
fonte: blog Último Sinal de Partidacomentário do autor: "Antiga estação de Paradela, Linha do Vouga.
Troço entre Sernada do Vouga e Viseu."
Abril 2009 - Cedrim PK 75,7comentário do autor: "No queries about the location of this picture! 2-4-6-0T No. E213 pauses at Cedrim station with the 14:10 train from Sernada do Vouga to Viseu on the afternoon of Tuesday 10th November 1970. There was no passing loop here, just the small siding to the goods shed. Slide No. 6017."
- Senhora da Lourosa PK 79,1
- Ribeiradio PK 80,5Abril 2009
- Arcozelo das Maias PK 83,8
- Quintela PK 85,5
- Santa Cruz PK 88,7
- Nespereira do Vouga PK 91,2
- Pinheiro de Lafões PK 93,5
Ponte de Pinheiro de Lafoes, 23-02-1969 - autor desconhecido - via Terminal Intermodal - Oliveira de Frades PK 97,7
- São Vicente de Lafões PK 99,9
- Fojo PK 102,2
- Vouzela PK 106,2 [actualmente é a central de camionagem]fonte: blog Último Sinal de Partida
fonte: blog História dos Tempos
comentário do autor: "Trains pass at Vouzela station which is a sight to behold with its floral display and topiary garden! I am on board the 14:10 train from Sernada do Vouga to Viseu behind Mallet No. E213 arriving at the station. Fellow Mallet No. E210 is already in the loop with the 15:53 train from Viseu to Sernada, raring to go! Tuesday 10th November 1970. Slide No. 6019." - Termas de São Pedro do Sul PK 110
- São Pedro do Sul PK 113,4autor desconhecido - via Terminal Intermodal
S. Pedro do Sul, 1963
"Composição proveniente de Sernada com destino a Viseu em São Pedro do Sul (foto de Marc Dahlström)"
via Terminal Intermodalfonte: blog Collectus
comentário do autor: "Mallet 2-4-6-0T No. E213 is at the head of the 14:10 train from Sernada do Vouga to Viseu and is about to cross the Rio Vouga at São Pedro do Sul by a rather splendid viaduct, then on to the final stretches of reverse curves on the line to Viseu on the lovely afternoon of Tuesday 10th November 1970. Slide No. 6021."
fonte: blog Último Sinal de Partida
S. Pedro do Sul, 1991 - foto de Vitor Gomes
S. Pedro do Sul, 1995 - foto de Vitor Gomes - Fataunços PK 116,1
- Real das Donas PK 120,8
- Moçâmedes PK 123,6
- São Miguel do Mato PK 125,7
- Bodiosa PK 129,3
- Travanca de Bodiosa PK 131,9
- Mozelos / Moselos PK 134,2
- Campo PK 135,4
- Abraveses PK 138,4
- Viseu 140,5 [ligação à antiga Linha do Dão]comentário do autor: "CP E123 - Viseu As it was on February, 1969. None of this exists today. Scan from an old CP postcard."
Viseu - E122 (1970) - autor desconhecido - via Terminal Intermodalfonte: Transportes XXI
Sem comentários:
Enviar um comentário