No passado dia 08 de Junho de 2012, realizaram-se dois serviços especiais responsabilidade da CP Regional: Caíde (Linha do Douro) a Castelo Branco e Oliveirinha (Linha da Beira Alta) a Sete Rios (Lisboa). Em ambos os serviços foram utilizadas unidades triplas eléctricas (UTE's) da série 2240, que normalmente asseguram os serviços regionais e cuja lotação é cerca de 260 lugares.
Estas automotoras, remodeladas em 2004 a partir das unidades da série 2200, não são obviamente o material ideal para viagens longas (Caíde a Castelo Branco são 800 km e Oliveirinha a Lisboa são 600 km), devido ao desconforto e à posição dos bancos. Como alternativa podiam ter utilizado uma composição de locomotiva e carruagens Sorefame, por exemplo tipo IC 2ª classe, cuja capacidade é de cerca de 80 lugares.
Estas automotoras, remodeladas em 2004 a partir das unidades da série 2200, não são obviamente o material ideal para viagens longas (Caíde a Castelo Branco são 800 km e Oliveirinha a Lisboa são 600 km), devido ao desconforto e à posição dos bancos. Como alternativa podiam ter utilizado uma composição de locomotiva e carruagens Sorefame, por exemplo tipo IC 2ª classe, cuja capacidade é de cerca de 80 lugares.
Como nota de rodapé fica a informação que no serviço de Caíde foram utilizadas as unidades 2262, 2269 e 2294. De Oliveirinha partiram as unidades 2244, 2283 e 2289.
Parece que as UTEs já afectas ao serviço da linha da Beira Baixa vieram para ficar. Fala-se em serem pintadas de verde e instalados cortinados para se distinguirem do serviço Regional.
ResponderEliminar