quinta-feira, 21 de junho de 2012

Metro de Lisboa - Prolongamento da Reboleira


Como é do conhecimento público, o Metropolitano de Lisboa tem em curso a obra de expansão da Linha Azul entre a estação de Amadora-Este (terminus) e à estação da Reboleira (obra denominada "Empreendimento Reboleira") .

Pela consulta de informação constante no processo da declaração de impacto ambiental, verifica-se que o actual túnel da Linha Azul já terminava por baixo das instalações da antiga Bombardier, isto é, a cerca de 250 metros da estação ferroviária da Reboleira.



Sendo assim, a pergunta é "porque razão não se avançou logo com a construção dos 500 metros de túnel restantes"? Destes 500 metros, 105 correspondem ao cais da estação da Reboleira, pelo que parece evidente que na altura (2004) teria havido vantagem em concluir todo o troço entre Amadora-Este e Reboleira.

Recordo que em Maio de 2004 abriu à exploração o troço Pontinha – Amadora Este na Linha Azul, com duas novas estações, Alfornelos e Amadora Este.

1 comentário:

  1. Porquê? Naturalmente porque não foi planeado para tal. Por tradição e exigências técnicas existe, depois de cada estação término a continuação do túnel onde é instalado o término de via e, como tal é perfeitamente normal que exista essa extensão de túnel e que tivesse sigo direccionada para a estação Reboleira por haver uma 'ideia' de expandir a linha até lá.
    Agora, se a pergunta for 'porque é que não foi planeado de raiz a extensão a Reboleira?' aí a pergunta é toda um mistério que só mesmo a direcção do Metropolitano de Lisboa poderia responder.

    ResponderEliminar