terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ramal de Reguengos - um pouco de história






O Ramal de Reguengos liga as cidades de Évora e Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, atravessando os concelhos de Évora, Redondo e Reguengos. Com uma extensão de 40 km's, caracterizado por enormes rectas e uma paisagem fantástica, era composto pelas seguintes estações e apeadeiros:
- Évora (km 0)
- Paço Saraiva - (km 9,6)
- Machede - estação Km (13,0)
- Santa Susana - (km 19,2)
- Balancho - (km 24,2)
- Montoito - estação (km 29,8)
- Falcoeiras - (km 34,1)
- Caridade - (km 37,2)
- Reguengos de Monsaraz - estação terminal (km 40,6)



O projecto original, denominado Linha do Guadiana, tinha como objectivo ligar por caminho de ferro as cidades de Lisboa e Sevilha, via Évora e Zafra, contemplando ainda a ligação a Moura e às Minas de São Domingos (via Ramal de Moura).

A via-férrea que avançava de Beja rumo a Pias (Ramal de Moura) faria a ligação entre esta capital de distrito e a Linha do Guadiana, pelo que se pode considerar que o verdadeiro início desta linha se deu a 27 de Dezembro de 1905, quando se inaugurou o troço Pias - Moura. Aqui viria a passar a Linha do Guadiana, vinda de Évora, em direcção às Minas de São Domingos.

Do lado de Évora, a construção da Linha do Guadiana propriamente dita - separação da Linha de Évora (Casa Branca - Évora - Vila Viçosa) - teve uma longa história de avanços e recuos, de 24 de Abril de 1903 (aprovação legal da construção do troço Évora - Reguengos), passando por Dezembro de 1913 (início da construção), até 6 de Abril de 1927, quando Reguengos finalmente recebe o comboio.

A continuação da Linha do Guadiana levaria o comboio a Mourão, de onde partiria o ramal de ligação internacional para Zafra, de Mourão até Moura, e daqui finalmente às Minas de São Domingos.


O serviço de passageiros no Ramal de Reguengos acabou em Setembro de 1988. No dia 01 de Janeiro de 1990, o Ramal foi definitivamente encerrado.

Contudo, em 2005 existiu uma última circulação para retirar, por caminho de ferro, os vagões que se encontravam na estação de Reguengos.

Desta viagem , existe um conjunto de vídeos da autoria de André Costa.











2 comentários:

  1. Tenho uma dúvida. Num video do youtube duma dresine em 1996 Reguengos-Évora não mostra qualquer vagão em Reguengos, como aparecem esses vagões a data da retirada dos mesmo em 2005? Será que esporadicamente não havia mercadorias para Reguengos mesmo depois de 1996?

    ResponderEliminar
  2. Creio que o encerramento foi em 1989 e não em 1988 (em Setembro de 1989 tive oportunidade de andar de comboio neste ramal)

    ResponderEliminar