segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ensaios CPA entre Contumil e Aveiro


No passado dia 30 de Maio, decorreram entre Contumil e Aveiro algumas marchas de testes, efectuadas por duas unidades CPA (Alfa Pendular) - 4002 e 4007. O objectivo destes ensaios era efectuar testes de frenagem e pendulação com as duas unidades em múltipla.

As imagens que se seguem, ilustram algumas dessas marchas.


imagens de Jorge Lopes @ youtube

comentário do autor: "CP 4002+4007 · 31202 · Arada (Ovar) · 30.05.2012
Marcha de ensaios nº 31202 (Gaia - Aveiro) composta pelos pendulares 4002 e 4007 acoplados efectuando uma paragem em plena via (programada) para recolher dados sobre o desempenho das duas unidades quando circulam em tracção múltipla
Obs.: esta marcha tinha como objectivo recolher dados sobre a circulação em dupla dos pendulares, tais como o comportamento dos engates durante a pendulação ou a resposta de ambas as unidades durante as frenagens."

comentário do autor: "CP 4002+4007 · 31200 · São Félix da Marinha · 30.05.2012
Marcha de ensaios nº 31200 (Contumil - Aveiro) composta pelos pendulares 4002 e 4007 em tracção múltipla à passagem pelas dunas de São Félix da Marinha junto ao Oceano Atlântico."

comentário do autor: "CP 4002+CP 4007 MT31200 Salreu 30-05-12
Automotoras Electricas CP 4002+CP 4007 | Marcha de Testes Nº 31200(Contumil-»Aveiro) | Local: Salreu - Portugal | Dia: 30-05-12
Marcha de testes dos comboios Alfa Pendular em unidade múltipla."



Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

domingo, 3 de junho de 2012

O Canto do Cisne das UTD/UDD's 0600


Realizou-se na passado dia 31 de Maio a marcha das duas últimas unidades UDD 0600 que realizaram serviço no Algarve. As UDD's 604 e 617 viajaram entre Faro e Lisboa, sendo esta derradeira viagem aproveitada por alguns entusiastas para registar mais uma foto deste fantástico material motor, construído pela Sorefame.

As imagens seguinte ilustram esta derradeira viagem, entre o Algarve e a capital do país.

Foros de Amora - Carlos Loução @ facebook


Em Lisboa Santa Apolónia - Carlos Correia @ facebook

No final do dia, as duas automotoras efectuaram o comboio regional nº 4401 entre Lisboa e o Entroncamento.

comentário do autor: "Automotoras Diesel CP UDD 0604+CP UDD 0617 | Comboio Regional Nº 4401(Lx-SA-»Entroncamento) | Local: Estação do Entroncamento - Portugal | Dia: 01-06-12
Obs: As últimas automotoras da série 0600 em serviço acabadas de chegar ao Entroncamento. Foi o fim das 0600s."

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sábado, 2 de junho de 2012

Comboio Presidencial (III)



No passado dia 29 de Maio, a carruagem SRyf2, que faz parte do comboio presidencial, realizou alguns ensaios na Linha de Cascais.
As imagens que se seguem, ilustram a sua viagem entre o Entroncamento e Lisboa, bem como a sua passagem por Lisboa e Cascais.


comentário do autor: "CP 1413 com carruagem presidencial em Lisboa Oriente"

comentário do autor: "CP 1413 com carruagem presidencial em Lisboa Oriente"




Videos de Gonçalo Magalhães @ facebook




Video de Francisco Marques @ facebook

Estes ensaios na linha de Cascais antecederam um comboio especial que se realiza hoje (sábado) entre as estações de Cais do Sodré e Cascais.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.

Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

UTE's nos IC's da Beira-Baixa (IV)


Por diversas vezes falei aqui dos
IC's da Beira-Baixa, essa nódoa no serviço Longo Curso da CP.

Agora, reagindo aos inúmeros protestos, a CP vem apresentar um plano de redução no preço dos bilhetes. Esta redução aplica-se ao serviço intercidades com especial incidência no troço entre Abrantes e a Covilhã.
No entanto, o preço do bilhete entre Lisboa e Covilhã, passa de 18.50€ para 17.00€ mas apenas às 2ªs, 3ªs, 4ªs e 5ºs feiras. Nos restantes dias, o preço mantém-se inalterado.
O preço do bilhete de 1ª classe não tem qualquer alteração.


A tabela de preços detalhada pode ser encontrada no site da CP.


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Linha de Évora - um pouco de história


O Linha de Évora é uma linha ferroviária que liga Casa Branca (estação pertencente à Linha do Alentejo) a Vila Viçosa com uma extensão de cerca de 101 km. O troço entre Casa Branca e Évora foi inaugurado a 14 de Setembro de 1863 e é o único que se mantém activo, com serviço de passageiros.
A linha ficou concluída em 01 de Agosto de 1905, tendo a estação de Estremoz sido inaugurada em 22 de Dezembro de 1873. Em 23 de Agosto de 1925, a estação de Estremoz ganha um novo ramal - o Ramal de Portalegre - que viria a ser concluído apenas em 21 de Janeiro de 1949.

Em 1978, o troço entre Évora e Estremoz tinha quatro circulações em cada sentido. De Estremoz a Vila Viçosa existiam os chamados comboios curtos.

O serviço de passageiros terminou em 01 de Janeiro de 1990, tendo existido serviço de mercadorias entre Évora e Estremoz até 2009.

Actualmente a estação de Estremoz está a ser intervencionada, tendo sido removidas todas as linhas. No local da antiga PN comum à linha de Évora e Ramal de Portalegre "nasceu" uma rotunda.

Em 2011, o troço entre Casa Branca e Évora foi remodelado tendo sido colocada catenária de modo a possibilitar a circulação de comboios rápidos. Évora ganhou uma nova centralidade, ficando apenas a 1h25m de Lisboa-Entrecampos.

As imagens que se seguem, ilustram o que foi o ambiente ferroviário nesta linha, que é (era) composta pelas seguintes estações e apeadeiros:

  • Casa Branca PK 90,4 [Linha do Alentejo]
    comentário do autor: "Intercidades a sair da estação de Casa Branca (05 Maio 2008)"


  • Tojal PK 102,5
    comentário do autor: "Estação de Tojal, 2005.03.03"

    comentário do autor: "NOHAB 101 - Tojal, 2004"

    comentário do autor: "Antiga estação do Tojal" (Maio 2004)

    comentário do autor: "Estação de Tojal, 2011.11.22
    * com a renovação integral da via em 2006, deixou de existir enquanto Estação (permanecem os edifícios)."


  • Monte das Flores PK 111,1
    comentário do autor: "Mi primera foto de un tren de mercancias en Portugal y no pude empezar mejor, se trata del balastero Monte das Flores - Vendas Novas nº 69960. En esta estacion se encontraba el mayor cargadero de balasto que he visto jamas, donde una locomotora Alco de la serie 1500 realizaba la carga y maniobras de las composiciones. Nos vinimos hasta este punto buscando a las 1300´s españolas, pero ya las habian trasladado a otra zona. 27-2-1995."

    comentário do autor: "Monte das Flores, 02 Maio 2010"


  • Évora PK 116,5
    comentário do autor: "CP 0100 NOHAB - Évora, 2005"

    comentário do autor: "O estaçao de Évora. Évora, 07 de Setembro 2003"

    comentário do autor: "Edifício Principal da Estação de Évora - 27 Agosto 2010"

    comentário do autor: "A estação vê partir o último Intercidades do dia (de onde foi tirada esta foto) e um dos últimos de 2010... (o serviço ferroviário do IC foi suspenso uma semana depois)"


  • Comenda PK 118,8


  • Garraia PK 122,9


  • Sousa da Sé PK 127,5


  • Azaruja PK 135,9

    fotos de José Sousa (2006) @ RailFanEurope





  • Vale do Pereiro PK 140,8
    foto de José Sousa (2006) @ RailFanEurope



  • Vimieiro PK 148,9

    fotos de José Sousa (2006) @ RailFanEurope



  • Aranha PK 153,9


  • Évora-Monte PK 157,5

    fotos de José Sousa @ RailFanEurope



  • Ameixial PK 168,5



    fotos de José Sousa (2006) @ RailFanEuropeI






  • Estremoz PK 175,5





    fotos de José Sousa (2006) @ RailFanEurope



    fotos de Henrique Caetano (2006) @ Transportes XXI







  • Arcos PK 180,8





  • Borba PK 186,8




  • Vila Viçosa PK 191,5
    foto de José Luis Covita (1988)


    fotos de Henrique Caetano (2006) @ Transportes XXI




Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.