quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Metro de Lisboa - Intervalo entre Comboios (4)


Já por diversas vezes aqui escrevi que o serviço do Metropolitano de Lisboa se tem vindo a degradar, quer com o alargamento do intervalo entre comboios, a redução da velocidade de circulação ou a redução de carruagens por comboio.
No inicio do ano, por imposição governamental e na ânsia de reduzir custos de exploração, a administração do Metropolitano de Lisboa "ordenou" que a circulação em todas as linhas fosse efectuada à velocidade máxima de 45 km/h. Esta redução de 15 km/h na velocidade máxima deveria significar uma poupança de energia, mesmo que isso significasse mais tempo de percurso entre as estações.

Como é óbvio, em percursos curtos, esta redução não se nota, mas se fizermos as contas verificamos que as nossas deslocações na rede do Metropolitano de Lisboa demoram agora mais 25% do que quando a velocidade máxima era de 60 km/h.
Por exemplo, na linha Vermelha, onde todos os troços estava à velocidade máxima, nota-se bem que o comboio vai "muito devagar" ....

Para agravar o desincentivo à utilização do transporte público, o Metropolitano de Lisboa mantém por longos períodos as escadas rolantes e elevadores "fora de serviço".
Quando questionados sobre este assunto, remetem-nos para "respostas padrão" que nada dizem ou esclarecem sobre as questões concretas colocadas.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.


1 comentário:

  1. O Metropolitano de Lisboa é, desde há várias décadas, uma empresa desconectada do que é a realidade de transporte na Àrea Metropolitana de Lisboa. Seguindo uma obstinação cega de substituir a CCFL explorando percursos em condições desadequadas do optimo funcionamento do transporte ferroviário e fazendo gastos excessivos financiados com verbas adjudicadas pelo Estado, a Metropolitano de Lisboa viu-se numa situação financeira delicada e sem condições de fácil resolução. Entre infra-estrutra sobre-dimensionada, ausência de departamentos próprios especializados e uma estrutura de empresa bastante mais complexa e elaborada para o serviço que executa, a Empresa cortou onde viu facilidade de aplicação e mínima alteração (por esclarecimento, a imposição do Governo no corte de composições e alterações de funcionamento seguiu-se a um pedido por parte deste à Empresa para que esclarecesse maneiras de reduzir o seu encargo financeiro).

    ResponderEliminar