domingo, 23 de setembro de 2012

Comboio da Liberdade - 03 Outubro 1998


Para comemorar o 40º aniversário da viagem histórica realizada pelo General Humberto Delgado entre o Porto e Lisboa, foi organizado pela Fundação Humberto Delgado, com o apoio da CP, um comboio que ligou a estação de São Bento a Santa Apolónia.
Este comboio, denominado "Comboio da Liberdade" pretendeu evocar a calorosa recepção que o General Humberto Delgado teve na cidade do Porto e também na sua chagada a Lisboa.

Numa altura em que a ditadura de Salazar ainda não estava desgastada pela guerra em África, a candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República foi uma "lufada de ar fresco" e uma esperança para todos os resistentes anti-fascismo.
Fortemente controlada pela PIDE (Polícia política do regime de Salazar), a campanha eleitoral decorreu em clima de grande euforia, pois o povo (os mais cultos - leia-se os que sabiam ler e escrever) via no General uma esperança de deitar abaixo o regime opressor do ditador que desde 1926 governava o país.


em Lisboa Santa Apolónia
fonte: José Luis Covita

 no Entroncamento
fonte: Jaime Amaro

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

1 comentário:

  1. Uma pequena correcção. Salazar só efectivamente governou a partir de 1932, tendo sido Ministro das Finanças durante alguns dias após o golpe de 1926, tendo voltado a exercer o cargo durante o período 1928-1932, ano em que se tornou primeiro-ministro.

    ResponderEliminar