sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CP vai alugar comboios para reforçar frota em 2016 (notícia jornal Económico)

... e na sequência desta notícia:

Após 23 meses consecutivos com subida de passageiros, a transportadora quer aumentar oferta.

A CP está a estudar o aluguer de comboios a outros operadores europeus para reforçar a frota em 2016 e fazer face ao aumento do número de passageiros que se tem verificado nos seus serviços de forma consecutiva nos últimos meses. O ‘leasing' é uma das modalidades possíveis, mas não é única alternativa, assegurou fonte próxima do processo ao Diário Económico.

Além de esbarrar com os conhecidos constrangimentos orçamentais, a encomenda de novo material circulante não resolve a situação de crescimento constante da procura, porque novas locomotivas e comboios demoram, em média, três a quatro anos a ser fornecidos, o que inviabiliza essa opção de solucionar este problema a curto prazo.

Com efeito, os serviços de comboios de longo curso da CP, incluindo os comboios Alfa, os Intercidades e o serviço internacional, registaram mais 5% de passageiros entre Janeiro e Julho deste ano face ao período homólogo do ano passado. De acordo com as informações recolhidas junto da transportadora ferroviária nacional, no período em análise, estes comboios de longo curso transportaram um total de 3,1 milhões de passageiros.

Apesar de mais ligeiro, o crescimento de passageiros da CP nos primeiros sete meses deste ano também se verificou noutros serviços. Nos comboios urbanos de Lisboa, foram transportados mais de 44 milhões de passageiros entre Janeiro e Julho deste ano, o que representou um crescimento de 2,4% face aos primeiros sete meses do ano passado.

Nos comboios urbanos do Porto, o comportamento foi idêntico: foram transportados 11,6 milhões de passageiros entre Janeiro e Julho deste ano, mais 2,5% que no período homólogo do ano transacto.
A CP registou igualmente um crescimento de passageiros no serviço regional, mas aqui de forma quase residual. A empresa pública liderada por Manuel Queiró transportou mais 23 mil passageiros nos comboios regionais no período em apreço, passando de 6,074 milhões de passageiros para 6,097 milhões de passageiros.

No total, a CP transportou cerca de 65 milhões de passageiros entre Janeiro e Julho deste ano, mais 1,5 milhões de passageiros do que no período homólogo de 2014, o que representou uma subida de 2,3%. Com estes dados, a transportadora ferroviária nacional assegura que se encontra no 23º mês consecutivo de aumento do volume de passageiros, um período de alta que se iniciou em Setembro de 2013.

A CP sublinha que só relativamente ao mês de Julho, o volume de passageiros ultrapassou os 9,5 milhões, o que traduziu uma subida de 2,1% em comparação com o mês homólogo do ano passado.
Um destaque especial merece o serviço dos comboios Alfa, que teve em Julho o melhor desempenho de sempre, com mais de 194 mil passageiros transportados, um aumento de 7,2% face ao período homólogo de 2014.

in http://economico.sapo.pt/noticias/cp-vai-alugar-comboios-para-reforcar-frota-em-2016_226798.html

Sem comentários:

Publicar um comentário