sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Acidente em Ovar - 05 Agosto 1959

“IMPRESSIONANTE ACIDENTE FERROVIÁRIO NA NOSSA ESTAÇÃO”

«Ontem, pelas 18 horas, e quando o Comboio foguete, saído de Lisboa pelas 14h 25m atravessava a passagem de nível de S. João em grande velocidade, visto não parar na nossa estação, chocou com um camião de carga, felizmente vazio, que no momento lhe surgiu pela frente, visto, e lamentavelmente e por razões ainda não bem esclarecidas, estarem abertas as respectivas cancelas.

O choque foi tremendo, e o Foguete, composto de duas carruagens, arrastou o pesado camião nuns cinquenta metros, atirando, finalmente, os seus restos para a sua direita sobre uma das linhas de resguardo. Para se avaliar da violência do embate bastará dizer que o camião foi positivamente pulverizado, vendo-se os seus destroços espalhados numa área, de mais de 200 metros de comprimento.

Entretanto, a composição metálica do comboio, resistiu quase vitoriosamente à violentíssima prova a que foi sujeita, pois do contrário teríamos a registar uma verdadeira catástrofe. Só assim se explica que os seus numerosos passageiros -pois o combóio vinha cheio- tivessem sofrido apenas um susto tremendo -o que já não foi pouco- visto apenas terem ficado ligeiramente feridos um dos seus ocupantes e o respectivo maquinista. O mesmo, infelizmente, não se poderá dizer dos três infelizes tripulantes do camião, visto ter falecido pelas 23 horas, um deles…

…Louváveis e de notar, as providências rápidas tomadas e que asseguraram não só o embarque, para o Porto, de todos os passageiros do Foguete dentro de pouco mais de meia hora de se ter verificado o gravíssimo acidente e ainda o facto do comboio rápido Porto-Lisboa cujo horário em Ovar é às 19h 15m, ter continuado a sua marcha para a Capital aproveitando uma linha de resguardo e levando também pouco mais de meia hora de atraso. Tudo isto foi possível pela presteza e dedicação de todo o pessoal das oficinas de obras metálicas da CP, aqui há longos anos localizadas …
»

In Noticias de Ovar de 6 de Agosto de 1959.


fonte: facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário