A versão bombástica do artigo sobre o comboio histórico do Douro poderia muito bem começar assim: "o lobby do diesel conseguiu finalmente colocar uma locomotiva da série 1400 à cabeça do comboio histórico. Os entusiastas, cansados de ver a 0186 à frente do histórico do Douro, formaram com o SMAQ (sindicato dos maquinistas) uma parceria, de forma a podem obter fotos diferentes do habitual. Sendo assim, e até ordem em contrário, o comboio histórico está a ser traccionado pela locomotiva diesel 1424, decorada com a sua cor original - o azul".
No entanto a a realidade é muito menos "bombástica". O SMAQ convocou no inicio do mês de Julho, sem data prevista de fim, uma greve, que inclui entre outras coisas, a recusa a efectuar a condução de máquinas a vapor. Sendo assim, não restou outra alternativa à CP .... a locomotiva diesel 1424 tem assegurado o comboio histórico, desvirtuando desta forma, o que de melhor ele tinha - o vapor.
No ponto 1.8 do pré-aviso de greve pode ler-se:
"1.8 Entre as 00H00 do dia 01 de Agosto de 2012 e as 24H00 do dia 31 de Agosto de 2012, os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de todo e qualquer trabalho nos comboios efectuados com Locomotivas a Vapor, designadamente – 0186, iniciando-se a greve à hora de chegada da composição cuja condução imediatamente anteceda a realização de tarefas nesses comboios ou à partida da circulação na qual se preveja a respectiva passagem sem serviço com destino ao local de realização dessas tarefas e que imediatamente as anteceda e prolonga-se até ao final do período normal de trabalho;"
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário