As locomotivas eléctricas da série 2500 entraram ao serviço em 1957, altura em que se electrificou a Linha de Sintra (Rossio a Sintra) e o troço entre Lisboa Santa Apolónia e o Carregado da linha do Norte. Construídas pela "Groupment d'Études & d'Éléctrification de Chemins-de-fer en Monofasé 50Hz", estas locomotivas podiam atingir uma velocidade máxima de 120 km/h, dispondo de uma potência de cerca de 2800 cv.
Ao contrário do que possa parecer, estas locomotivas não foram as primeiras locomotivas eléctricas a circular em Portugal. Na Linha de Cascais (adjudicada à Sociedade Estoril Sol) já circulavam 3 locomotivas: 2 adquiridas em 1926, ano em que se electrificou a linha, e uma em 1948.
Os primeiros serviços das locomotivas da série 2500 foram entre Lisboa e Sintra e Carregado. No entanto com a entrada ao serviço das automotoras da série 2000 e com a electrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento (30 de Junho de 1958) estas locomotivas deixaram progressivamente de efectuar serviços de passageiros na malha urbana de Lisboa para se dedicarem ao "longo curso" e à carga.
Sendo assim, nos serviços na Linha do Norte a troca de locomotiva era efectuada na estação do Entroncamento.
As locomotivas desta série foram "rainhas" até 1964, ano em que entraram ao serviço as suas irmãs 2550.
Com a entrada ao serviço das locomotivas eléctricas da série 2600, as 2500/50 foram sendo retiradas do serviço de passageiros, terminando os seus dias de vida útil nas mercadorias.
Ao contrário do que possa parecer, estas locomotivas não foram as primeiras locomotivas eléctricas a circular em Portugal. Na Linha de Cascais (adjudicada à Sociedade Estoril Sol) já circulavam 3 locomotivas: 2 adquiridas em 1926, ano em que se electrificou a linha, e uma em 1948.
Os primeiros serviços das locomotivas da série 2500 foram entre Lisboa e Sintra e Carregado. No entanto com a entrada ao serviço das automotoras da série 2000 e com a electrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento (30 de Junho de 1958) estas locomotivas deixaram progressivamente de efectuar serviços de passageiros na malha urbana de Lisboa para se dedicarem ao "longo curso" e à carga.
Sendo assim, nos serviços na Linha do Norte a troca de locomotiva era efectuada na estação do Entroncamento.
As locomotivas desta série foram "rainhas" até 1964, ano em que entraram ao serviço as suas irmãs 2550.
Com a entrada ao serviço das locomotivas eléctricas da série 2600, as 2500/50 foram sendo retiradas do serviço de passageiros, terminando os seus dias de vida útil nas mercadorias.
As imagens que se seguem, ilustram alguns dos serviços realizados pelas 15 locomotivas desta série entre 1957 e Março de 2009, altura em que foram retiradas de serviço. Depois desta data, apenas a 2501 circulou, entre Entroncamento e Barquinha, numa marcha promovida pelo MNF (Museu Nacional Ferroviário).
- 2501 - afecta ao MNFLa Vie du Rail nº 1349 (2 de Julho de 1972)
fonte: http://www.flickr.com/photos/cecferro/6887733873/
em Santa Apolónia (25 de Maio de 1990)
Pampilhosa
Garry Brown 14 Agosto 1999
comentário do autor: "2501 Coimbra B 12-12-99 13844 1425 Guarda-Lisboa SA"
Passeio As Schindler Voltam às Beiras
em Vilar Formoso, num passeio organizado pelo MNF (Museu Nacional Ferroviário)
Março 2002 - http://www.flickr.com/photos/cecferro/6867874912/
Sintra
Francisco Fiães @ facebook
Bruno Belém (2006) @ Transportes XXI
Vitor Simões (2007) @ Transportes XXI
comentário do autor: "17-10-2009 Marcha especial Entroncamento - Barquinha com a LE 2501 + Sorefame 21-40 014-3"
Vitor Gomes - 2502 - foi encostada após incêndio em Luzianes (10 de Setembro de 2008)viagem inaugural da electrificação da Linha de Sintra (21 de Janeiro de 1957)
fonte: http://bairrodosafoitos.blogspot.pt/2007/04/sintra-e-os-caminhos-de-ferro.html
fonte: http://www.flickr.com/photos/biblarte/3321733141/
fonte: www.drehscheibe-foren.de
em 1989, a passar na estação de Santana-Cartaxo - foto de Luis Silva
João Cunha (2007) @ Transportes XXI - 2503comentário do autor: "Vintage 2501 class electric 2503 brings a passenger train into Coimbra B from a northerly direction, while 'Bombardier' 1967 potters around with wagons outside the depot workshops. The entrance to the depot proper is the track the other side of the platform, which fans out to 3 tracks. 21st May 1991."
comentário do autor: "2503 at Porto Campanha with IR826 1535 to Lisboa Santa Apolonia on Friday 08 12 94"
Pampilhosa
Garry Brown - 15 Setembro 1991 - 2504Pedro Becken (2007) @ Transportes XXI
comentário do autor: "Especial APAC, Estação da Pampilhosa, 2007.12.08
Tipo: Comboio Especial da APAC * [Pampilhosa - Vilar Formoso - Figueira da Foz]
Local: Estação da Pampilhosa [Linha do Norte, PK 231 • Linha da Beira Alta, PK 50]
Data e hora: 8 de Dezembro de 2007 [11h03]
Material: Locomotiva 2504 + 3 carruagens Sorefame
* por ocasião dos 125 anos da Linha da Beira Alta (1882-2007) e dos 50 anos de serviço comercial das Locomotivas Eléctricas 2500 (1957-2007)." - 2505comentário do autor: "Vintage CP electric 2505 enters Pampilhosa with a northbound freight working. 27th August 1990"
Garry Brown - 26 Maio 1998Bruno Sousa (2007) @ Transportes XXI
comentário do autor: "CP 2505 - Triagem mercadorias (Norte) Estação do Entroncamento, 24 Junho 2008" - 2506
- 2507comentário do autor: "10.11.93 Aveiro 2507 Class 2501 electric, no. 2507 at Aveiro passing through on a freight. Date taken, 10 November 1993"
comentário do autor: "2507 prepares to depart Pampilhosa after replacing 1570 on IR810 1520 Guarda to Lisboa Santa Apolonia on Thursday 11 05 95"
comentário do autor: "2507 Lisboa Oriente 07-05-04 IR840 0850 Covilha-Lisboa SA" - 2508comentário do autor: "CP electric 2508 (with stencilled number instead of cast plate) is seen at Lisboa Santa Apolonia, attached to an EMU. 30th August 1990."
- 2509 - foi desmantelada após colisão com 2510
- 2510 - foi desmantelada após colisão com 2509
- 2511 - foi encostada após colisão em Alfarelos (Janeiro de 2003)comentário do autor: "2511 with a cement train at Porto Campanhã station. 27 Nov 1992."
Entroncamento
Garry Brown - 10 Junho 1993
comentário do autor: "2511 at Entroncamento on Sunday 11 12 94 with a southbound loaded cartic train"
comentário do autor: "CP 2501 class Bo Bo 2511 stabled at Pampilhosa station 17-3-95" - 2512comentário do autor: "1999-09-13 - 2512 on the rear of a rush hour departure from Sao Bento, at Porto Campanhã."
comentário do autor: "1999-09-13 2512 at Porto Campanhã with an ecs for Sao Bento." - 2513Julho de 1961, neste livro: http://www.boutiquedelaviedurail.com/content/boutique/images-de-trains-tome-xii-tour-deurope-ferroviaire-1950-1960
comentário do autor: "Locomotiva 2513 em Entroncamento - 1983-02-22"comentário do autor: "2513 at Guarda with the Fridays Only Castelo Branco – Porto Campanha “Comboio Academico” on 13/03/98" - 2514em Santa Apolónia (25 de Maio de 1990)
comentário do autor: "Locomotiva 2514 em Porto Campanhã - 1992-11-27"
Sergio Costa (2007) @ Transportes XXI
comentário do autor: "2514 hauls 1456 dead, with an empty sand train" - 2515Garry Brown - 20 Setembro 1989
comentário do autor: "CP 2515 is pictured at Aveiro with an engineers' train on 27th August 1990"
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
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