domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ramal de Reguengos (revisitado)

comentário: "Diário de Lisboa" de 2 de Julho de 1984.
fonte: http://www.portugalferroviario.net/forum/



Este é o segundo artigo sobre o Ramal de Reguengos. No primeiro, foi apresentada uma excelente reportagem sobre a retirada de material circulante. Neste artigo, apresento algumas imagens que pretendem documentar o património ferroviário existente no ramal.

O Ramal de Reguengos liga as cidades de Évora e Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, atravessando os concelhos de Évora, Redondo e Reguengos. Com uma extensão de 40 km's, caracterizado por enormes rectas e uma paisagem fantástica, era composto pelas seguintes estações e apeadeiros:

  • Évora PK 116,6 [Linha de Évora]

  • Paço Saraiva - PK 126,1
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com via http://coimbraonthemove.freeforums.org

  • Machede - PK 129,6
    autor: Pedro Flora
    comentário do autor: "a 1ª estação importante do Ramal, hoje muito vandalizada. Foto dos anos 90"
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    comentário do autor: "Estação de Machede, 2002"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/cecferro/6775481579/

    comentário do autor: "Ponte sobre o rio Degebe em Nª. Senhora de Machede, no abandonado Ramal de Reguengos"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/91908602@N00/314378846/

    comentário do autor: " 2009-02-25 Descida do Rio Degebe, entre Nª Sra Machede e Monte Novo - Ponte de caminho-de-ferro, já desactivado - Foto por: Inês Sabino"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/ctdesag/3312790762/

    fonte: http://www.transportes-xxi.net

  • Santa Susana - PK 135,7
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com via http://coimbraonthemove.freeforums.org

    fonte: http://www.panoramio.com


  • Balancho - PK 140.8
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com via http://coimbraonthemove.freeforums.org

  • Montoito - PK 146,3
    autor: Pedro Flora
    comentário do autor: "a 2ª estação importante do Ramal. Foto dos anos 90 com a dresine que lá andava a olear e a inspeccionar os carris e as agulhas."
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    autor: João Marques (2008)

    autor: João Marques (1988)

    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com via http://coimbraonthemove.freeforums.org

    comentário do autor: "Estação de Montoito, 2002"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/cecferro/6775351141/

  • Falcoeiras - PK 150,7


  • Caridade - PK 153,8


  • Reguengos de Monsaraz - PK 157,2

    autor: José Sousa
    comentário do autor: "Estação de Reguengos, 2002"
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    autor: José Sousa
    comentário do autor: "Estação de Reguengos, 2002"

    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    autor: Pedro Flora
    comentário do autor: "Foto dos anos 90"
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    autor: Pedro Flora
    comentário do autor: "2004"
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/

    autor: Pedro Flora
    comentário do autor: "Vista da estação e silos de cereais da estação de Reguengos. Junto se observam os vagões ali deixados ao encerrar o Ramal. Foto de 2004"
    fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/





Em 1971, o Ramal de Reguengos tinha 6 ligações em cada sentido entre esta cidade e Évora. Este trajecto demorava cerca de 45 minutos.

No horário de 1973 existiam três ligações directas entre o Terreiro do Paço (Barreiro) e Reguengos. O percurso demorava, além dos 30 minutos de barco, mais cerca de 4 horas.


6 comentários:

  1. As fotos do Ramal de Reguengos não são da autoria do sr Pedro Flora...

    As fotos de Machede, Montoito e Reguengos com a dresine são da minha autoria... posso prova-lo, pois tenho os negativos e tenho em vhs e no you tube o video que efetuei na dresine que está na foto

    Acho uma enorme falta de respeito (para não falar noutras questões) as pessoas colocarem fotos que não são delas, sem referirem os autores ou ao menos que não são delas e que as fotos foram gentilmente cedeidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

      Eliminar
    2. Pois sr Zé Tó... mas as fotos referidas por esse Sr Como "Foto dos anos 90" (pois claro... ele não sabe qual o ano exato pois não estava lá) não são da autoria do Sr. Pedro Flora... são da autoria de Jorge Ferreira... e na altura como sócio do CEC gentilmente lhe cedi cópias...

      visualize por favor o vídeo no you tube de 1996
      https://www.youtube.com/watch?v=KcP1rWzZFdY

      Não acha uma grande coincidência certos planos do vídeo coincidirem com os planos da foto?

      Agradeço a alteração do nome do autor no seu blog das referidas fotos...

      Agradeço que respeite o meu comentário e pedido... apenas peço que respeite aquilo que é meu após ter contatado consigo... e que tenho provas do que digo...
      Se for necessário quer que lhe comprove que as fotos não são desse Sr..???

      Não é o seu caso, o qual congratulo pelo seu blog com todas as menções às autorias das fotos (o sr não é adivinho, no caso das fotos que menciono limitou-se a colocar aquilo que viu no blog transportes XXI), mas como sabe há muita gente que se aproveita do trabalho dos outros para ganhar protagonismo... para a qual se for preciso tomarei outras medidas mais fortes com a dita pessoa...

      Obrigado pela sua atenção e correção

      Com os melhores cumprimentos

      Jorge Ferreira

      Eliminar
    3. Ficará feita a correcção assim que possível. As fotos acima referenciadas como "Pedro Flora", são da autoria de Jorge Ferreira. Agradeço ao Sr. Jorge Ferreira a correcção solicitada. Para que o erro não se propague, recomendo ao Sr. Jorge Ferreira, que solicite ao fórum Transportes XXI que faça também a referida alteração.

      Eliminar
  2. Sr Zé Tó, muito obrigado pela sua compreensão e correção...

    mas atenção... altere apenas as 3 fotos que mencionam
    "Fotos dos anos 90"...
    as outras fotos desse Sr. não me dizem respeito...

    Com os melhores cumprimentos

    Jorge Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Após conversa tida com o sr JORGE FERREIRA constatei que as fotos das estações de Machede, Montoito e Reguengos com draisine são de facto de sua autoria de há muitos anos. Por engano coloquei-as no site Transportes XXI não tendo feito a referencia a esse facto o que já hoje corrigi . Portanto fica aqui o esclarecimento sobre a autoria das referidas fotos do ramal de Reguengos. Abraço ferroviário

    ResponderEliminar