segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ramal de Mora - um pouco de história

O Ramal de Mora era uma linha ferroviária que ligava Évora a Mora. Inaugurado em 20 de Abril de 1907 entre Évora e Arraiolos, este ramal depressa se estendeu até Mora, tendo ficado concluído em 11 de Julho de 1908.

O projecto inicial previa a ligação entre Mora e Ponte de Sor (Linha do Leste), mas infelizmente esta ligação nunca saiu do papel.

O ramal nunca teve muita procura quer de passageiros, quer de mercadorias, tendo sido encerrado em 1987.
Em 1972, existia uma ligação em cada sentido. O comboio partia de Évora às 11:30, chegava a Mora às 13:25 e regressava às 13:50. O tempo de percurso era de 2 horas (para percorrer os 61 kms do ramal).
Em 1978, o comboio já não parava em alguns locais (pelo menos no horário):


Ao contrário de Arraiolos e Pavia, a estação de Mora estava perfeitamente inserida na malha urbana da vila:


Actualmente existe uma ecopista em grande parte do trajecto.

Esta linha ferroviária era composta pelas seguintes estações e apeadeiros:

  • Évora [Linha de Évora]

  • Leões PK 119
    Antiga Fábrica dos Leões
    fonte: http://maisevora.blogspot.com/2007/11/exposio-memrias-fbrica-dos-lees.html

    autor: Pedro Flora, 1997
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    autor: Pedro Flora, 2007
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    autor: Pedro Flora, 2007
    fonte: http://www.transportes-xxi.net


  • Louredo PK 123






    fonte: http://www.remax.pt




  • Senhor dos Aflitos PK 124

  • Graça PK 130



  • Arraiolos PK 141
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/

    autor: Pedro Flora, 1995
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    autor: Pedro Flora, 2007
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    fonte: http://www.flickr.com/photos/rdstations/4278761171/



  • Vale do Paio PK 148
    autor: Carlos Afonso, 2006
    fonte: http://www.transportes-xxi.net




  • Pavia PK 159
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/

    autor: Pedro Flora, 1995
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    autor: Pedro Flora, 1995
    fonte: http://www.transportes-xxi.net




  • Cabeção PK 167
    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/

    autor: Pedro Flora, 1997
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

    fonte: http://www.flickr.com/photos/sintragare/4541647126/

    fonte: http://www.flickr.com/photos/rdstations/5439178375/




  • Mora PK 176
    autor: João Marques

    fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/

    autor: José Sousa, 2007
    fonte: http://www.transportes-xxi.net

Nota: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário