segunda-feira, 24 de março de 2014

Comboio Presidencial (VIII)

http://www.fmnf.pt/comboiopresidencial


Comboio Presidencial viaja até Vila Nova de Famalicão

A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão realizam uma viagem a bordo do Comboio Presidencial, no dia 27 de março, a primeira ao norte do país. O percurso terá início na Estação Ferroviária do Entroncamento, prevendo-se uma paragem em Aveiro, para tomada de passageiros, tendo como destino o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado.
[...]
O programa do Passeio, com início pelas 9h00 (saída do Entroncamento), ocupa o dia inteiro e conta com animação a bordo. À chegada a Lousado, prevista para as 14h30, terá lugar uma visita ao Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado. Pelas 16h00, no Museu da Fundação Cupertino de Miranda - localizado no centro da cidade, reconhecido pela sua rica coleção de Arte Moderna e Contemporânea, especialmente do Surrealismo - os convidados serão acompanhados pelo Mestre Cruzeiro Seixas, atualmente a residir em Vila Nova de Famalicão.

O Comboio Presidencial, ficará parqueado na Estação de Famalicão, onde poderá ser visitado pelo público em geral, entre as 15h00 e as 17h00.

Tudo indica que a tracção deste comboio estará a cargo da locomotiva diesel 1424, a mesma que efectuou os comboios históricos no douro e os passeios de ensaio do comboio presidencial. As restantes hipóteses parecem muito pouco prováveis: locomotiva diesel 1805 e locomotiva eléctrica 2501.

Em 2002, existiam várias unidades decoradas com as cores do comboio presidencial, entre as quais a locomotiva diesel 1453, agora encostada em Contumil. Nesta altura era possível ver o comboio histórico a ser traccionado pela locomotiva a vapor 0187 (actualmente encostada em Contumil) ou um IR com a locomotiva diesel 1424. Era ainda possível ver a locomotiva a vapor de via estreita E214 a viajar entre a estação da Régua e Vila Real. Era ainda possível ver a "outra" locomotiva a vapor na Beira Baixa.

Agora, passados 12 anos, temos um comboio presidencial, mas tudo isto se perdeu ....

As fotos que se seguem ilustram momentos que muito dificilmente se repetirão:
comentáro do autor: "The CP 9004 and the CP 1453 at the yard of Régua. Régua, the 22rd of October 2002"

comentáro do autor: "The CP 0187 with the historic train in Régua. Régua, the 23rd of October 2002"

comentáro do autor: "The CP E214 on it's way back to Régua. Carrazedo, the 22th of October 2002"



Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

1 comentário:

  1. Ola meu caro.
    A locomotiva que irá traccionar o presidencial vai ser a 1413, nesse dia.
    È estanho ver uma locomotiva laranja a traccionar um comboio azul, mas é o que temos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar