sábado, 15 de dezembro de 2012

Linha do Tua - um pouco de história

A Linha do Tua era uma linha ferroviária que ligava a estação do Tua [Linha do Douro] à cidade de Bragança, passando por Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Os 133 km da linha ficaram concluídos em 31 de Dezembro de 1906, tendo existido circulação em toda a sua extensão até Dezembro de 1991.

Em 29 de Agosto de 1887 era inaugurado o troço entre Tua e Mirandela, mas só em 1905 é que o comboio chegou a Romeu, Macedo de Cavaleiros e Sendas.
Em Dezembro de 1991 é encerrado o troço entre Mirandela e Bragança, tendo sido retirado o material circulante por via rodoviária, perante os protestos das populações.


Nesta reportagem da RTP, são relatados os factos sobre o encerramento da linha e a retirada do material circulante.

Em 1995 é reaberto o troço entre Mirandela e Carvalhais, sendo a exploração do serviço de passageiros realizada pela empresa "Metro de Mirandela".

Os acidentes ocorridos entre 2007 e 2008 levam a que o serviço de passageiros seja definitivamente suspenso entre as estações do Tua e Cachão. Os carris são levantados e é iniciada a construção da barragem de Foz Tua. Esta obra inviabiliza definitivamente qualquer hipótese de reabertura da linha, que é considerada por muitos (e eu subscrevo) uma das mais belas do mundo.
Em 1958 existiam 5 ligações em cada sentido, demorando a viagem entre Tua e Bragança cerca de 3h30min  (serviço rápido).
Em 1972 existiam também 3 ligações curtas, entre Mirandela e Bragança.
Já na fase decadente, o serviço ficou reduzido a 3 ligações entre Tua e Mirandela:


As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros desta magnifica linha, que atravessa um dos mais belos vales do mundo.

- Tua PK 0,0
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

fonte: A J Pombo (2008) @ http://www.transportes-xxi.net/forum/



- Tralhariz PK 4,2

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Castanheiro PK 7,6

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Santa Luzia PK 13,3

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- São Lourenço PK 15,5
fonte: http://www.flickr.com/photos/tarkaman/4360408888/


- Tralhão PK 17,7

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Brunheda PK 21,2

 fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/
 
- Codeçais PK 25,0

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Abreiro PK 29,2

comentário do autor: "Former CF do Estado 0-4-4-0 Mallet tank number E163 built by Henschel (7021/1905) enters Abreiro station, 29.3km from Tua, with the 14.35 mixed from Tua to Bragança on 9/11/1977. Photo Tony Bowles"
fonte: http://cafeviario.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Ribeirinha PK 33,9

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Vilarinho PK 37,8
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Cachão PK 41,8
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

 fonte: A J Pombo (2008) @ http://www.transportes-xxi.net/forum/

- Frechas PK 44,9

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

 fonte: A J Pombo (2008) @ http://www.transportes-xxi.net/forum/

- Latadas PK 48,4


fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Mirandela PK 54,1

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

comentário do autor: "linha do tua | mirandela | 1990's"
fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/
comentário do autor: "9028 at Mirandela, Portugal. Photo Taken : 09.11.1993. 1978 Alsthom built 1000mm gauge Bo-BoDE no.9028 stands with its two coach train at the impressive Mirandela station on the 'Linha do Tua' with train 6208 the 14.50 to Tua. This once 133km long branch line from Tua in the Douro Valley to Bragança has progressively shut over the years with Bragança to Mirandela closing first on 15.12.1991. A small section was reopened in 1995 as the "Mirandela Metro" primarily for students at a college and new DMUs were used running between Mirandela and Carvalhais. The remainder of the route south from Mirandela to Tua has since closed in the last couple of years."

- Mirandela Piaget PK 54,2

comentário do autor: "Mirandela Piaget. A duas automotoras são responsáveis por todo o serviço na Linha do Tua. Partem em sentidos opostos, realizando comboios Regionais para Carvalhais e Cachão.
Dentro de momentos parte da linha 2, o comboio para Carvalhais, no serviço do Metro de Mirandela."

- Tarana PK 54,6
- Jacques Delors-A  PK 55,1
- São Sebastião PK 55,4

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Jean Monnet PK 56,4
- Carvalhais PK 58,1

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Vilar de Ledra PK 61,1
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Avantos PK 65,3
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Romeu PK 67,1

fonte: http://www.flickr.com/photos/tarkaman/4359540205/



comentário do autor: "Antiga Passagem de Nível de Jerusalém do Romeu, na Linha do Tua. 27/03/2010"
comentário do autor: "Passar na Aldeia do Romeu (no Restaurante, no Museu e na Loja) é uma obrigação para quem gosta de Trás-os-Montes e do nosso Portugal mais genuíno. Para esses, e para os bons amigos de Mirandela e Macedo, deixo este belíssimo bilhete postal ilustrado de um "comboio misto da manhã", (locomotiva 1-3-0 T nº E 113 e nº de série 3504, construída na Alemanha, em Esslingen, por Emil Kessler, em 1908), na Ponte do Romeu, Linha do Tua, Km 68, em Agosto de 1977. Foto de Gonçalo Sampaio Ribeiro.
Edição Tranway-Écologie, Serge Baliziaux, França, Dezembro de 1985."


comentário do autor: "Ponte ferroviária de Jerusalém do Romeu, na Linha do Tua. 27/03/2010"


- Cortiços PK 74,1

fonte: http://www.flickr.com/photos/portimagem/8270551780/

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Grijó PK 78,8

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Macedo de Cavaleiros PK 82,7
fonte: http://www.panoramio.com/photo/42724301

fonte: http://masaedo.blogspot.com/2009_01_01_archive.html


fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/




comentário do autor: "Antiga estação de Macedo de Cavaleiros, na Linha do Tua. 27/03/2010"

- Castelãos PK 85,2

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Azibo PK 89,2

fonte: http://www.flickr.com/photos/portimagem/8270467038/

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Salselas PK 91,4
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Valdrez PK 94,6

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Sendas PK 96,8

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Vila Franca PK 99,3
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Chãos PK 100,8
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Fermentãos PK 102,3

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Salsas PK 104,5
comentário do autor: "Former Companhia Nacional 2-6-0T number E112 built by Kessler (3289/1904) stands in the station at Salsas with the afternoon mixed train for Tua. An Allan railcar bound for Braganca stands in the other platform : April 1969. Photo Blake Paterson"

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/
comentário do autor: "Mais um excelente bilhete postal ilustrado "Croisement à Salsas" com um cliché do fotógrafo J. L. Rochaix datado de 9 de Março de 1975. Edição de BVA, Lausanne, Suiça. Exemplar não circulado.
Recordo que foi nesta estação de Salsas que faleceu em Abril de 1910 o Conselheiro Abílio Beça, grande impulsionador da ligação por caminho de ferro de Mirandela a Bragança, quando, de forma imprevidente, saltou do comboio em andamento vindo a cair na linha e a morrer trucidado."

- Rossas PK 110,2

fonte: http://www.flickr.com/photos/tarkaman/4360306686/


- Sortes PK 117,0

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Remisquedo PK 119,9
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/ (arquivo CP)

fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/


- Rebordãos PK 122,2
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

- Mosca PK 125,5
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/



- Bragança PK 133,8


fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/

comentário do autor: "One of the regauged Jugoslav railcar sets built by Djuro Djakovic stands in the station at Bragança in October 1984. Photo Blake Paterson"


fonte: http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2010/05/estacoes-de-caminho-de-ferro-no-inicio.html

fonte: http://www.mdb.pt/noticia/3197

fonte: http://www.drehscheibe-foren.de

fonte: http://www.drehscheibe-foren.de




fonte: Lusa - comboio utilizado por Mário Soares durante a Presidência Aberta
26 Fevereiro 1987

fonte: http://www.flickr.com/photos/77419205@N03/7727603752/




-------------------------------------------

(arquivo CEC)

(reportagem RTP)
(reportagem RTP)

(SIC - 30 Junho 2009)



Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.

Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

Sem comentários:

Publicar um comentário