domingo, 6 de janeiro de 2013

Linha do Sabor - um pouco de história

A Linha do Sabor era uma linha ferroviária que ligava a estação do Pocinho [Linha do Douro] à cidade de Miranda do Douro (a estação foi construída em Duas Igrejas), passando por Torre de Moncorvo e Mogadouro. Os 105 km da linha ficaram concluídos em Maio de 1938, tendo existido circulação em toda a sua extensão até Janeiro de 1989. O serviço de passageiros terminou 3 anos antes, tendo ficado a linha dedicada apenas a serviço de mercadorias.
O troço Pocinho a Carviçais foi inaugurado em 1911, sendo que a ponte sobre o rio Douro ficou concluída em 1909. Esta ponte foi construída com dois tabuleiros - um ferroviário e outro rodoviário. Até à construção da barragem do Pocinho, serviu de ligação entre os distritos da Guarda e Bragança.

fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797654

Em 1975 existiam 4 ligações em cada sentido, sendo que uma delas era o "misto", comboio composto por carruagens de passageiros e vagões de mercadorias a granel.
O percurso entre o Pocinho e Duas Igrejas (105 km) demorava cerca de 3h30m.
Em 1980, já só existiam dois comboios em cada sentido. Nesta altura existiam 3 circulações rodoviárias "alternativas" ao comboio, demorando o autocarro menos 30 minutos que o comboio.



As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros desta magnifica linha.

Reportagem RTP - anos 70 do século XX - 1ª parte:
 Reportagem RTP - anos 70 do século XX - 2ª parte:
 Documentário inglês (não identificado):


- Pocinho - PK 171,5 [estação da Linha do Douro]


fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt



- Cricha PK 5,9 (estação dedicada ao abastecimento de água às locomotivas a vapor)
foto de António Magalhães
 foto de António Magalhães



- Torre de Moncorvo - PK 12,3
 fonte: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.pt/2009/04/linha-do-sabor-6.html

fonte: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.pt/2009/04/linha-do-sabor-6.html

 fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

fonte: http://www.internationalsteam.co.uk/articulateds/mallets06.htm

  foto de António Magalhães

  foto de António Magalhães

- Larinho - PK 16,5
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

 fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

fonte: http://cantinhodojorge.blogspot.pt/2011/03/linha-do-sabor-estacao-do-larinho.html

- Zimbro - PK 18,5

- Lamelas - PK 19,4

- Quinta Nova - PK 22,0
fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797430
- Carvalhal - PK 22,6
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


fonte: http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/06/linha-do-sabor-carvalhal.html


- Felgar - PK 25,3

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


- Souto da Velha - PK 26,9

- Mós - PK 30,9

- Fonte do Prado - PK 32,8
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


- Carviçais - PK 33,5
fonte: http://fotos.sapo.pt/drum_major/

fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797191

 foto de António Magalhães


- Macieirinha - PK 39,2
fonte: J. Rentes de Carvalho (foto recebida por e-mail)

- Freixo de Espada-à-Cinta - PK 42,3
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

 foto de António Magalhães

- Fornos-Sabor - PK 47,0
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


- Lagoaça - PK 49,4
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


- Bruçó - PK 58,8
fonte: http://mogadourense.blogspot.com/

 foto de António Magalhães


- Vilar de Rei - PK 68,8
fonte: http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/02/linha-do-sabor.html

- Mogadouro - PK 72,4


fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt e http://www.panoramio.com/photo/77797364
fonte: http://www.internationalsteam.co.uk/articulateds/mallets06.htm





- Variz - PK 78,1
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

 foto de António Magalhães


- Sanhoane - PK 81,5
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt


- Urrós - PK 88,3
fonte: geocaching.com

fonte: http://espirito-de-aventura.blogspot.pt/2012/10/mais-uma-etapa-pela-linha-do-sabor.html


- Sendim - PK 94,0

comentário do autor: "Comboio carregado de cimento para a construção da barragem de Picote, chega à estação de Sendim, anos 50 do século XX."

fonte: geocaching.com

 foto de António Magalhães

- Fonte da Aldeia - PK 99,7

fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

- Duas Igrejas - Miranda - PK 105,3 
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt

fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797271
fonte: geocaching.com

 foto de António Magalhães




Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

2 comentários:

  1. Obrigada. A sua informação servir-me-á para um artigo que estou a escrever sobre o mirandês.

    ResponderEliminar