A CP-Comboios de Portugal decidiu repor quatro dos 51 comboios que foram suprimidos na Linha de Cascais fora da hora de ponta, desde o passado domingo.
"Desde o início que dissemos que íamos monitorizar a situação e dado que os autarcas se manifestaram e reuniram connosco, chegámos a esta conclusão, de forma consensual, de repor quatro comboios rápidos, dois até Cascais e outros dois até Oeiras", disse à agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela.
A responsável adiantou que a hora de ponta, que antes vigorava entre as 17h00 e as 20h00, foi alargada até às 20h30.
"Nesse período após as 20h00 vão circular mais quatro comboios rápidos (dois para Cascais e dois para Oeiras). Quer isto dizer que em vez de termos suprimido 51 comboios, foram só 47", explicou Ana Portela. A nova medida, acrescentou, deve entrar em vigor a partir de 1 de Fevereiro.
O presidente da Câmara de Cascais congratulou-se, entretanto, com a decisão da CP, mas alertou para a "necessidade urgente" de investimento naquela linha ferroviária. "O secretário de Estado dos Transportes garantiu que o processo de investimento na Linha de Cascais é uma prioridade do Governo na Área Metropolitana de Lisboa e, nesse sentido, foi já transmitido à nova administração da REFER, empossada há dias, as orientações que levarão, a muito curto prazo, a conduzir o processo de investimento e de concessão de serviço na linha", acrescentou Carlos Carreiras, numa nota escrita enviada à Lusa.
Desde domingo que a Linha de Cascais passou a ter menos 51 comboios - os que faziam o trajecto rápido entre as 10h00 e as 17h00 - e novos horários de circulação. Circulavam 251 comboios por dia e agora circulam 200.
A decisão, segundo a CP, surgiu após uma análise feita à procura daquela linha férrea, em que se constatou que o volume total de passageiros naquele período, cerca de 11%, não justificava a frequência de comboios rápidos.
"Desde o início que dissemos que íamos monitorizar a situação e dado que os autarcas se manifestaram e reuniram connosco, chegámos a esta conclusão, de forma consensual, de repor quatro comboios rápidos, dois até Cascais e outros dois até Oeiras", disse à agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela.
A responsável adiantou que a hora de ponta, que antes vigorava entre as 17h00 e as 20h00, foi alargada até às 20h30.
"Nesse período após as 20h00 vão circular mais quatro comboios rápidos (dois para Cascais e dois para Oeiras). Quer isto dizer que em vez de termos suprimido 51 comboios, foram só 47", explicou Ana Portela. A nova medida, acrescentou, deve entrar em vigor a partir de 1 de Fevereiro.
O presidente da Câmara de Cascais congratulou-se, entretanto, com a decisão da CP, mas alertou para a "necessidade urgente" de investimento naquela linha ferroviária. "O secretário de Estado dos Transportes garantiu que o processo de investimento na Linha de Cascais é uma prioridade do Governo na Área Metropolitana de Lisboa e, nesse sentido, foi já transmitido à nova administração da REFER, empossada há dias, as orientações que levarão, a muito curto prazo, a conduzir o processo de investimento e de concessão de serviço na linha", acrescentou Carlos Carreiras, numa nota escrita enviada à Lusa.
Desde domingo que a Linha de Cascais passou a ter menos 51 comboios - os que faziam o trajecto rápido entre as 10h00 e as 17h00 - e novos horários de circulação. Circulavam 251 comboios por dia e agora circulam 200.
A decisão, segundo a CP, surgiu após uma análise feita à procura daquela linha férrea, em que se constatou que o volume total de passageiros naquele período, cerca de 11%, não justificava a frequência de comboios rápidos.
in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=175963
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