A Linha do Sabor era uma linha ferroviária que ligava a estação do Pocinho [Linha do Douro] à
cidade de Miranda do Douro (a estação foi construída em Duas Igrejas), passando por Torre de Moncorvo e Mogadouro. Os
105 km da linha ficaram concluídos em Maio de 1938, tendo
existido circulação em toda a sua extensão até Janeiro de 1989. O serviço de passageiros terminou 3 anos antes, tendo ficado a linha dedicada apenas a serviço de mercadorias.
O troço Pocinho a Carviçais foi inaugurado em 1911, sendo que a ponte sobre o rio Douro ficou concluída em 1909. Esta ponte foi construída com dois tabuleiros - um ferroviário e outro rodoviário. Até à construção da barragem do Pocinho, serviu de ligação entre os distritos da Guarda e Bragança.
fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797654
Em 1975 existiam 4 ligações em cada sentido, sendo que uma delas era o "misto", comboio composto por carruagens de passageiros e vagões de mercadorias a granel.
O percurso entre o Pocinho e Duas Igrejas (105 km) demorava cerca de 3h30m.
Em 1980, já só existiam dois comboios em cada sentido. Nesta altura existiam 3 circulações rodoviárias "alternativas" ao comboio, demorando o autocarro menos 30 minutos que o comboio.
As imagens
seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros
desta magnifica linha.
Reportagem RTP - anos 70 do século XX - 1ª parte:
Reportagem RTP - anos 70 do século XX - 2ª parte:
Documentário inglês (não identificado):
- Pocinho - PK 171,5 [estação da Linha do Douro]
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Cricha PK 5,9 (estação dedicada ao abastecimento de água às locomotivas a vapor)
foto de António Magalhães
foto de António Magalhães
- Torre de Moncorvo - PK 12,3
fonte: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.pt/2009/04/linha-do-sabor-6.html
fonte: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.pt/2009/04/linha-do-sabor-6.html
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
fonte: http://www.internationalsteam.co.uk/articulateds/mallets06.htm
foto de António Magalhães
foto de António Magalhães
foto de António Magalhães
foto de António Magalhães
- Larinho - PK 16,5
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
fonte: http://cantinhodojorge.blogspot.pt/2011/03/linha-do-sabor-estacao-do-larinho.html
fonte: http://cantinhodojorge.blogspot.pt/2011/03/linha-do-sabor-estacao-do-larinho.html
- Zimbro - PK 18,5
- Lamelas - PK 19,4
- Carvalhal - PK 22,6
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
fonte: http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/06/linha-do-sabor-carvalhal.html
fonte: http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/06/linha-do-sabor-carvalhal.html
- Felgar - PK 25,3
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Souto da Velha - PK 26,9
- Mós - PK 30,9
- Fonte do Prado - PK 32,8
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Carviçais - PK 33,5
fonte: http://fotos.sapo.pt/drum_major/
fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797191
foto de António Magalhães
fonte: http://www.panoramio.com/photo/77797191
foto de António Magalhães
- Macieirinha - PK 39,2
fonte: J. Rentes de Carvalho (foto recebida por e-mail)
- Freixo de Espada-à-Cinta - PK 42,3
- Fornos-Sabor - PK 47,0
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Lagoaça - PK 49,4
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Bruçó - PK 58,8
- Mogadouro - PK 72,4
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt e http://www.panoramio.com/photo/77797364
fonte: http://www.internationalsteam.co.uk/articulateds/mallets06.htm
fonte: geocaching.com
- Variz - PK 78,1
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Sanhoane - PK 81,5
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Urrós - PK 88,3
fonte: geocaching.com
fonte: http://espirito-de-aventura.blogspot.pt/2012/10/mais-uma-etapa-pela-linha-do-sabor.html
fonte: http://espirito-de-aventura.blogspot.pt/2012/10/mais-uma-etapa-pela-linha-do-sabor.html
- Sendim - PK 94,0
comentário do autor: "Comboio carregado de cimento para a construção da barragem de Picote, chega à estação de Sendim, anos 50 do século XX."
- Fonte da Aldeia - PK 99,7
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt
- Duas Igrejas - Miranda - PK 105,3
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Muito obrigado pela peça.
ResponderEliminarObrigada. A sua informação servir-me-á para um artigo que estou a escrever sobre o mirandês.
ResponderEliminar