Em 15 de Novembro, foi publicado neste blog um artigo sobre as viagens que um grupo de entusiastas tinha realizado no nosso país, entre 1997 e 2000. O artigo intitulado "Along Different Lines Railtour" mostrou algumas imagens desses passeios.
Um dos promotores destas iniciativas, publicou num dos serviços de alojamento de fotos da internet, um conjunto de imagens, referentes aos diversos passeios:
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião. Nota
2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com
o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde
foram encontradas.
.... eis-nos chegados ao final do ano da graça de dois mil e doze. Este ano, fertil em acontecimentos relevantes para a ferrovia, chega ao fim com as já habituais greves na CP, mas também com uma circulação muito especial - ensaio de linha da composição presidencial, liderada pela locomotiva diesel 1424.
foto de Nelso Silva - ferroviários@facebook
Numa altura em que a crise da dívida do estado domina a nossa débil economia, é normal que o tráfego ferroviário de mercadorias esteja a decair. É também normal que a CP Carga deixe cair alguns serviços menos rentáveis (leia-se altamente deficitários) e que o operador privado Takargo aproveite para reforçar a sua posição, conquistando novos mercados.
Para os entusiastas e retratistas, o ano de 2012 foi bastante interessante, tendo o seu ponto alto no passeio do PTG.
Este grupo de entusiastas viajou pela nossa rede ferroviária, prporcionando as já habituais romarias atrás do comboio.
Em 2012, a Linha do Oeste, resistiu à intenção de encerramento, apesar de ter perdido muitos passageiros para a rodovia, principalmente porque estes, se fartaram de esperar por comboios suprimidos devido à greve patrocinada pelo SMAQ ou devido a má gestão de recursos da CP.
No Douro, o comboio histórico não foi traccionado pela locomotiva a vapor, porque muito inteligentemente, o SMAQ achou por bem que a greve se deveria extender à condução de material a vapor. Os entusiastas rejubilaram com a oportunidade de obter fotos diferentes, mas os passageiros do histórico ficaram obviamente desapontados por não viajar a vapor.
O mês de Dezembro é habitualmente aproveitado para os almoços de Natal das associações e grupos de entusiastas. Num país demasiado pequeno, perguntam alguns, porque razão não se conjugam esforços das várias associações e grupos de entusiastas para a preservação da memória ferroviária num único projecto. A resposta é simples e óbvia - onde há duas cabeças há duas opiniões e mais cedo ou mais tarde há discussão e divisão.
Não me vou alongar muito com este tema, porque espero dedicar um artigo a este assunto, nomeadamente à proliferação de fóruns de entusiastas ..... existe o Transportes XXI, o LusoCarris, o Portugal Ferroviário, o comboios.org e mais uns tantos cujo nome não me recordo ....
Termino, desejando a todos os leitores e amigos a continuação de Boas Festas e que o Ano Novo vos traga tudo o que mais desejam.
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião. Nota
2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com
o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde
foram encontradas.
A Linha do Tua era uma linha ferroviária que ligava a estação do Tua [Linha do Douro] à cidade de Bragança, passando por Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Os 133 km da linha ficaram concluídos em 31 de Dezembro de 1906, tendo existido circulação em toda a sua extensão até Dezembro de 1991.
Em 29 de Agosto de 1887 era inaugurado o troço entre Tua e Mirandela, mas só em 1905 é que o comboio chegou a Romeu, Macedo de Cavaleiros e Sendas.
Em Dezembro de 1991 é encerrado o troço entre Mirandela e Bragança, tendo sido retirado o material circulante por via rodoviária, perante os protestos das populações.
Nesta reportagem da RTP, são relatados os factos sobre o encerramento da linha e a retirada do material circulante.
Em 1995 é reaberto o troço entre Mirandela e Carvalhais, sendo a exploração do serviço de passageiros realizada pela empresa "Metro de Mirandela".
Os acidentes ocorridos entre 2007 e 2008 levam a que o serviço de passageiros seja definitivamente suspenso entre as estações do Tua e Cachão. Os carris são levantados e é iniciada a construção da barragem de Foz Tua. Esta obra inviabiliza definitivamente qualquer hipótese de reabertura da linha, que é considerada por muitos (e eu subscrevo) uma das mais belas do mundo.
Em 1958 existiam 5 ligações em cada sentido, demorando a viagem entre Tua e Bragança cerca de 3h30min (serviço rápido).
Em 1972 existiam também 3 ligações curtas, entre Mirandela e Bragança.
Já na fase decadente, o serviço ficou reduzido a 3 ligações entre Tua e Mirandela:
As imagens seguintes ilustram o ambiente ferroviário das estações e apeadeiros desta magnifica linha, que atravessa um dos mais belos vales do mundo.
- Tua PK 0,0
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/
fonte: A J Pombo (2008) @ http://www.transportes-xxi.net/forum/
comentário do autor: "Former CF do Estado 0-4-4-0 Mallet tank number E163 built by Henschel (7021/1905) enters Abreiro station, 29.3km from Tua, with the 14.35 mixed from Tua to Bragança on 9/11/1977. Photo Tony Bowles"
comentário do autor: "linha do tua | mirandela | 1990's"
fonte: http://www.transportes-xxi.net/forum/
comentário do autor: "9028 at Mirandela, Portugal. Photo Taken : 09.11.1993. 1978 Alsthom built 1000mm gauge Bo-BoDE no.9028 stands with its two coach train at the impressive Mirandela station on the 'Linha do Tua' with train 6208 the 14.50 to Tua. This once 133km long branch line from Tua in the Douro Valley to Bragança has progressively shut over the years with Bragança to Mirandela closing first on 15.12.1991. A small section was reopened in 1995 as the "Mirandela Metro" primarily for students at a college and new DMUs were used running between Mirandela and Carvalhais. The remainder of the route south from Mirandela to Tua has since closed in the last couple of years."
- Mirandela Piaget PK 54,2
comentário do autor: "Mirandela Piaget. A duas automotoras são responsáveis por todo o serviço na Linha do Tua. Partem em sentidos opostos, realizando comboios Regionais para Carvalhais e Cachão.
Dentro de momentos parte da linha 2, o comboio para Carvalhais, no serviço do Metro de Mirandela."
- Tarana PK 54,6 - Jacques Delors-A PK 55,1 - São Sebastião PK 55,4
comentário do autor: "Antiga Passagem de Nível de Jerusalém do Romeu, na Linha do Tua. 27/03/2010"
comentário do autor: "Passar na Aldeia do Romeu (no Restaurante, no Museu e na Loja) é uma obrigação para quem gosta de Trás-os-Montes e do nosso Portugal mais genuíno. Para esses, e para os bons amigos de Mirandela e Macedo, deixo este belíssimo bilhete postal ilustrado de um "comboio misto da manhã", (locomotiva 1-3-0 T nº E 113 e nº de série 3504, construída na Alemanha, em Esslingen, por Emil Kessler, em 1908), na Ponte do Romeu, Linha do Tua, Km 68, em Agosto de 1977. Foto de Gonçalo Sampaio Ribeiro.
Edição Tranway-Écologie, Serge Baliziaux, França, Dezembro de 1985."
comentário do autor: "Ponte ferroviária de Jerusalém do Romeu, na Linha do Tua. 27/03/2010"
comentário do autor: "Former Companhia Nacional 2-6-0T number E112 built by Kessler (3289/1904) stands in the station at Salsas with the afternoon mixed train for Tua. An Allan railcar bound for Braganca stands in the other platform : April 1969. Photo Blake Paterson"
fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.pt/
comentário do autor: "Mais um excelente bilhete postal ilustrado "Croisement à Salsas" com um cliché do fotógrafo J. L. Rochaix datado de 9 de Março de 1975. Edição de BVA, Lausanne, Suiça. Exemplar não circulado.
Recordo que foi nesta estação de Salsas que faleceu em Abril de 1910 o Conselheiro Abílio Beça, grande impulsionador da ligação por caminho de ferro de Mirandela a Bragança, quando, de forma imprevidente, saltou do comboio em andamento vindo a cair na linha e a morrer trucidado."
comentário do autor: "One of the regauged Jugoslav railcar sets built by Djuro Djakovic stands in the station at Bragança in October 1984. Photo Blake Paterson"