A Linha de Lamego foi um projecto ferroviário que tinha como objectivo ligar a cidade da Régua a Viseu via Lamego. Por diversas razões o projecto nunca chegou a ser totalmente executado, tendo sido aberto canal entre a Régua [Linha do Douro e Linha do Corgo] e Lamego. Neste troçom foram costruídas duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Varosa.
O canal ferroviário nunca chegou a ter carril, mas todo o trabalho de execução de trincheiras e taludes foi executado. Alguns destes vestígios ainda existem, tendo parte do percurso sido convertido em arruamentos.
As imagens que se seguem ilustram os vestigios que resistiram durante quase 80 anos:
Ponte do Varosa - vista sentido Régua
Alguns carris foram reaproveitados para efectuar a guarda da estrada que liga a EN2 ao Aproveitamento Hídrico do Varosa (EDP)
Neste local existiria uma passagem de nível. Entre este ponto e a vila de Cambres, o canal ferroviário segue por entre quintas e vinhedos, quase sempre por caminhos públicos.
Em Cambres, o canal ferroviário foi convertido num arruamento.
O canal ferroviário seguia pela estrada que se vê ao centro. Aqui existiria uma passagem de nível e muito provavelmente um apeadeiro.
Neste ponto o canal ferroviário atravessaria novamente a EN2.
A partir deste ponto os vestígios são praticamente inexistentes. A única excepção é uma ponte, que "segundo os mais velhos", era para o comboio.
Esta ponte teria servido o caminho de ferro.
Troço final em direcção à estação de Lamego, localizada no actual terminal rodoviário.
Localização da estação de Lamego.
(Imagens e legendas de António J Pombo)
Entre a Régua e Lamego, a linha tinha um desnivel de cerva de 370 metros. Esta foi muito provavelmente uma das razões que levaram ao abandono do projecto, visto que o trajecto seria longo e moroso, face à rodovia.
Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.
Gostei e publiquei-o no meu via estreita: http://viametrica.blogspot.pt/
ResponderEliminar(pergunto-me se o Zé Tó é o mesmo que conheço...)