domingo, 15 de abril de 2012

Locomotivas Diesel CP Série 1960

As locomotivas diesel CP série 1960 foram adquiridas em 1979 para reforçar o parque de material motor da via larga, numa altura em que o vapor se estava a extinguir. Equipadas com um motor Bombardier (ex- MLW) de 1950 cv. podem atingir uma velocidade máxima de 120 km/h.


Efectuaram quase sempre serviços a norte do Entroncamento, tendo traccionado inúmeros comboios de passageiros na Linha da Beira Alta.
Nas mercadorias, circularam pelas linhas do Minho, Douro, Oeste e Leste, tendo feito algumas (raras) incursões à Beira-Baixa.

Actualmente asseguram alguns serviços no Minho e Oeste, sendo muito rara a sua utilização nos comboios de mercadorias do Douro e Leste.


As imagens que se seguem ilustram os serviços efectuados pelas 13 locomotivas desta série.
  • 1961 - foi desmantelada após colisão com a 1439 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985



  • 1962 - em serviço
    Garry Brown - 09 Maio 1991 - Santa Comba Dão

    Pampilhosa - Rápido Porto-Hendaye -1990 - João Paulo Mendes Ferreira


    comentário do autor: "A Bombardier 1962 a frente das Sorefame com destino Porto com um especial do PTG. (Jan 04)"

    autor: Tiago Ferreira via Luso Carris
    (ao PK 256 da Linha do Sul, com um especial do PTG - 05 Outubro 2007)

    autor: Tiago Ferreira via Luso Carris
    (ao PK 270 da Linha do Sul, com um especial do PTG - 05 Outubro 2007)




  • 1963 - em serviço
    comentário do autor: "Os ingleses são formidaveis!! (PTG) Desta vez com mais uma iniciativa a Serpins com as locomotivas 1960, atravessando Coimbra pela Av. Emidio Navarro. A gaita desta máquina é do melhor, e impôs mais respeito do que a polícia !...
    Loc.1963, 07.10.2006"

    no Ramal da Lousã (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI

    em Coimbra (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI

    em Serpins (PTG 2006) - fonte: João Cunha @ Transportes XXI



    comentário do autor: "Em Godim 28/04/2010"

    comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57371; Entroncamento -> Badajoz; Santa Eulália, 11-08-2011"

    comentário do autor: "92238 - Plataforma de Cacia / Triagem Porto de Aveiro"

    comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57351; Entroncamento -> Castelo Novo; Mouriscas, 01-07-2011"

  • 1964 - em serviço
    comentário do autor: "1964 departs Canas Fegueira with IR813 1303 Lisboa Santa Apolonia to Guarda on Thursday 11 05 95"





  • 1965 - encostada
    Garry Brown - Entroncamento - 02 Março 1995


    comentário do autor: "1965 calls in the pouring rain at Santa Comba Dao with IC512 1412 Guarda to Lisboa Santa Apolonia on Thursday 11 05 95"


    Renown - Régua - Julho 1998




  • 1966 - encostada
    autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
    (dupla, liderada pela 1966 a chegar a Contumil em 27 Junho 2006)





  • 1967 - encostada
    Guarda - Reg. Guarda.Vilar Formoso - 1996 - João Paulo Mendes Ferreira





  • 1968 - encostada


    comentário do autor: "1968 at Coimbra B with a southbound freight on 02/04/01"




  • 1969 - em serviço
    autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
    (tripla, liderada pela 1969 a chegar a Contumil em 20 Agosto 2005)




  • 1970 - encostada
    Garry Brown - Nelas - 14 Setembro 1989




  • 1971 - em serviço
    comentário do autor: "CP 1971 PTG na Pampilhosa 30/01/2010"

    comentário do autor: "30-01-2010 Locomotivas Diesel nº1971 e 1437, Comboio especial do PTG em Quintãs."

    comentário do autor:"CP 1971, areia Lousado > Gaia - comboio nº 62130"

    comentário do autor: "Material Circulante: CP 1971 + 4 Sgmms + 6 Sggmrss + 2 Lgs Hora: 16:51 Data: 04-08-2011 Local: Barquinha (PK 111 - Linha da Beira Baixa) Serviço: Comboio n.º 57730 (Badajoz --» Entroncamento)"

    em Nine - 12-04-2011





  • 1972 - em serviço
    comentário do autor: "CP 1972 arrives at Pampilhosa with a train originating from Paris, which involved a change of bogies at Hendaye, in order to accomodate the broad gauge Iberian railway lines. 27th August 1990"

    comentário do autor: "1972 arrives at Pampilhosa with R5406 0755 Guarda to Coimbra Cidade on Monday 27 09 93"

    comentário do autor: "1972 at Coimbra Cidade after arriving with R5406 0755 from Guarda on Monday 27 09 93"

    autor: Gonçalo Ribera via Luso Carris
    (1972 em Cacia - 16 Julho 2008)

    autor: Mário Mesquira via Luso Carris
    comentário do autor: "A 1972, já de regresso de Godim a Gaia, com 6 Uacs ''Transfesa'' vazios formando o M 75234 - Granjão 13 de Agosto de 2008"




  • 1973 - em serviço
    comentário do autor: "CP Bombardier 1973 a trazer o comboio das 19h07 para Porto São Bento para a plataforma na Régua, no domingo 10 de Maio de 1998. Esta foi uma rara aparição para a classe 1961 a um domingo. O comboio era frequentemente assegurado por múltipla de 1400."


    comentário do autor: "1973 Porto de Aveiro 92216 PCC-TPA 20110813 A locomotiva CP1973 passa junto das salinas rebocando uma composição de contentores destinados ao Porto de Aveiro"

    comentário do autor: "92202 - Triagem Porto de Aveiro / Pampilhosa"

    comentário do autor: "Material Circulante: CP 1973 + 4 Tdgs + 1 Gabs + 4 Rlps + 7 Ealos Hora: 17:29 Data: 29-03-2012 Local: Durrães (PK 64 - Linha do Minho) Serviço: Comboio Distribuição n.º 57313 (Gaia --» Darque)"

    comentário do autor: "CP 1973 @ Trofa | 04/08/2010 Locomotiva Diesel Bombardier (1973) a efectuar o comboio "Distribuição Gaia" nº. 75130 [Valença - Gaia]"




    ....
Mesmo sem identificação do número da locomotiva, estas imagens são sem dúvida alguma, um precioso documento histórico:
Guarda, 1996 - Vitor Gomes

PTG 2004 em Viana do Castelo - Mário Mesquita

Num PTG a chegar a Serpins (1963 em 07-10-2006?)

comentário do autor: "Canas de Senhorim, IC 510 Guarda -Lisboa, Março de 1992"








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Alguns pormenores da cabine de condução:



Nota: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sábado, 14 de abril de 2012

Quo Vadis, CP Carga (avaria da locomotiva 1913)


Quando em 31 de Dezembro a CP Carga decidiu retirar de serviço as locomotivas da série 1550, decerto acreditava que as locomotivas da série 1900/30 iriam chegar para todos os serviços do Douro, Minho, Oeste e Leste.
No entanto, o que se tem verificado é a utilização de locomotivas das séries 1400 e 1960 para "tapar buracos" e para socorrer as frequentes avarias das locomotivas 1900/30.

Hoje, foi mais um dia azarado para esta série de material, quando a locomotiva diesel 1913, que efectuava o comboio Elvas-Entroncamento avariou ali para os lados de Ponte de Sor. Na falta de outro material de tracção, lá foram as velhinhas 1424, 1429 e 1437 socorrer este comboio.
É caso para questionar, se não seria preferível manter operacionais uma ou dias locomotivas da série 1550 para qualquer eventualidade .... Quo vadis, CP Carga .... por este caminho, de socorro em socorro até ao desastre final.


comentário do autor: "Locomotivas Diesel-Electricas CP 1429+CP 1424+CP 1437+CP 1913 | Comboio de Mercadorias Nº 57734(Elvas-»Entroncamento) | Local: Barquinha - Portugal | Dia: 14-04-12
Nota: A locomotiva 1913 avariou em Ponte de Sôr e as locomotivas 1429+1424+1437 em tracção múltipla foram resgatar o comboio."

terça-feira, 10 de abril de 2012

Amputação na Linha do Alentejo


Em 30 de Dezembro de 2011, que a CP suspendeu o serviço regional que existia entre Funcheira e Beja, deixando sem serviço comercial as estações de Ourique e Castro Verde.
Este serviço era assegurado por duas circulações diárias em cada sentido.




No passado dia 03 de Março que a Linha do Alentejo foi amputada do troço Beja a Ourique.
Esta alteração, regulamentada pelo 58º aditamento à IET 50 (ver www.refer.pt), significa que deixou de ser possível circular neste troço de via ferroviária, perdendo-se assim a alternativa à Linha do Sul.

Recordo que em 02 de Maio de 2010, devido às obras da variante de Alcácer, a Linha do Sul esteve interdita, tendo sido utilizada a Linha do Alentejo para fazer circular duas composições de contentores entre o Poceirão e o Porto de Sines.

comentário do autor: "Devido à interdição de via no Pinheiro, foi preciso realizar 2 comboios especiais via Linha do Alentejo. Aqui temos o primeira à entrada de Penedo Gordo . Linha do Alentejo 2 Maio 2010"


Com esta alteração, a linha do Alentejo fica dividida em dois troços:
- Barreiro ao PK 154.6 (Beja)
- PK 205.805 (Ourique) a Funcheira
fonte: www.refer.pt

O troço Beja a Ourique era composto pelas seguintes estações e apeadeiros:

  • Beja (PK 153.9)
  • Penedo Gordo (PK 161.6) - troço inaugurado em 15-01-1971
    Linha do Alentejo: traçado antigo e actual, na zona de Beja (crop do Portugal Railway Map, edição da Quail Map Company, 2001).

  • Santa Vitória - Ervidel (PK 168.9)
  • Figueirinha (PK 178.9)
  • Castro Verde - Almodovar (PK 191.5)
  • Casével (PK 200.5)
  • Ourique (PK 206.3)


Nota: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Remodelação das UQE's CP Série 3500 (Parte III)

fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/7051760795/

Já aqui tinha falado da remodelação das UQE's série 3500 da CP Lisboa. Depois da 3527, e da 3522, ontem foi a vez da UQE 3519 "marchar" do Entroncamento para Campolide.

Esta é a 3ª unidade a ser remodelada e a sua entrada em serviço deve ocorrer nos próximos dias. Tal como as duas unidades anteriores, a nova decoração deve durar pouco tempo. O vandalismo travestido de arte urbana vai com certeza dar novas cores a esta UQE.

Num país onde a justiça não funciona e onde ninguém se importa com o delapidar do património de todos nós, viajar em comboios remodelados ou decadentes e grafitados é indiferente ao passageiro apressado que, por opção ou por obrigação ainda utiliza os transportes públicos.

Curioso (ou talvez não) é o contraste entre as UQE's CP e as suas irmãs Fertagus, Estas andam impecavelmente limpas, sem qualquer sinal de arte urbana.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Linha do Douro - Que futuro?

Numa altura em que se questiona a reabertura do troço Pocinho a Barca D'Alva, as sucessivas greves dos maquinistas obrigam a que a CP suprima todos (ou quase) os comboios regionais da Linha do Douro.
Esta supressão afecta os comboios Caíde-Marco (com ligação directa aos urbanos do Porto) e ainda os regionais Caíde-Régua.
Para um serviço que é deficitário, "espantar" passageiros devido às supressões (consequência directa das greves) é apenas e só a desculpa politicamente correcta para a CP acabar com o serviço regional na Linha do Douro.

Não vou questionar se Barqueiros, Recesinhos ou Caldas de Moledo são ou não importantes para a receita de bilheteira da linha, mas esta supressão é nada mais nada menos que mais um passo para o encerramento de alguns serviços na Linha do Douro.
Este "filme" não é novo e já passou em outros locais (leia-se outras linhas).



Tomemos como exemplo o dia de hoje (02-04-2012):

REGIONAL 4002 Régua Porto Campanhã SUPRIMIDO
IR 860 Pocinho Régua SUPRIMIDO
REGIONAL 4104 Régua Caíde SUPRIMIDO
REGIONAL 4107 Penafiel Régua SUPRIMIDO
REGIONAL 4157 Caíde Marco de Canaveses SUPRIMIDO
REGIONAL 4158 Marco de Canaveses Penafiel SUPRIMIDO
REGIONAL 4159 Caíde Marco de Canaveses SUPRIMIDO
REGIONAL 4160 Marco de Canaveses Caíde SUPRIMIDO
REGIONAL 4161 Caíde Marco de Canaveses SUPRIMIDO
REGIONAL 4162 Marco de Canaveses Caíde SUPRIMIDO
REGIONAL 4163 Caíde Marco de Canaveses SUPRIMIDO


É de facto um panorama muito desolador, para quem diariamente tem que utilizar os serviços regionais na Linha do Douro.

Longe vão os tempos em que o Douro era por excelência uma linha com carisma e sem dúvida alguma, onde se podia viajar de forma agradável apreciando a paisagem.


comentário do autor: "CP Bombardier 'Dump Truck' No.1973 brings the 19.07 to Porto Sao Bento into the platform at Regua on Sunday 10th May 1998. This was a rare booked turn for a Class 1961 on a Sunday although it was often worked by two Class 1400's.
Barry Adams"