sábado, 31 de agosto de 2013

Novos horários na Linha do Oeste II


Anunciados oficialmente para o dia 08 de Setembro, os novos horários na Linha do Oeste pretendem reforçar a oferta a norte das Caldas, com ligações directas a Coimbra e de carácter regional entre Caldas e Leiria.
No entanto, nem tudo são boas notícias. De forma a agilizar a operação (leia-se reduzir tempos de viagem), alguns apeadeiros vão deixar de ter serviço comercial.


Entre Lisboa e Caldas, acaba o serviço IR, ficanto apenas o Regional .... esse mesmo, o que pára em (quase) todas as estações e apeadeiros. O tempo de viagem aumenta, ficando ainda mais longe dos tempos alcançados com as carreiras regulares da Rodoviária do Tejo.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sábado, 17 de agosto de 2013

Novos horários na Linha do Oeste I

fonte: https://www.flickr.com/photos/cecferro/9038899161/

Anunciados para o inicio de Setembro, os novos horários da linha do Oeste prometem revolucionar a oferta comercial da CP.
Consta que o serviço IR entre as Caldas e Coimbra demorará cerca de 2 horas, com três circulações em cada sentido. Entre as Caldas e Leiria haverá também três circulações em cada sentido, com paragem em todas as estações e apeadeiros (serviço Regional).
De Lisboa para as Caldas, os comboios são despromovidos a serviço Regional, passando a efectuar paragens em todas as estações e apeadeiros.

O jornal "Gazeta das Caldas" publicou na sua última edição um artigo onde fala da modernização da Linha do Oeste. Segundo este jornal, esteve prevista a modernização da sinalização e a reactivação da estação de São Mamede, de forma a possibilitar cruzamento o de comboios.


Os Caminhos de Ferro - 2º Aniversário do Blog



No próximo dia 18 completam-se dois anos sobre a abertura deste espaço de divulgação da ferrovia nacional. Há um ano, fazia um balanço positivo, com 130 artigos publicados e cerca de 100 visitas diárias.
O 2º ano termina com 73.000 vizualizações e 190 publicações.



Agradeço a todos os visitantes a preferência por este espaço e faço votos que os conteúdos continuem a ser do vosso agrado.

domingo, 11 de agosto de 2013

Comboio especial "Comboio Escolhas Para a Cidadania"



Circulou entre 4 e 11 de Agosto, o "Comboio Escolhas Para a Cidadania", promovido pela Comissão Europeia, com o apoio da REFER.

"A Comissão Europeia designou o ano de 2013 como o “Ano Europeu dos Cidadãos” , reconhecendo a cidadania Europeia e os direitos que lhe são inerentes como um dos principais pilares da União Europeia.
Inspirado nessa temática, entre 4 e 11 de agosto, num ambiente de descoberta pessoal e cultural, de inclusão e de cidadania ativa, 110 jovens do Programa Escolhas (programa nacional de promoção da inclusão social de crianças e jovens, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI ) partirão à descoberta de Portugal no “Comboio Escolhas para a Cidadania”.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da REFER, pretende:
  • Promover a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e coesão social;
  • Proporcionar uma experiência única aos participantes, dando oportunidade de convivência com jovens de diferentes realidades, contextos e culturas, sendo que desta forma cada um será “embaixador” da sua rua, bairro, lugar, aldeia ou projeto;
  • Proporcionar aos jovens participantes o conhecimento do seu país;
  • Abordar assuntos ligados ao exercício da cidadania no espaço da União Europeia;
  • Criar nos portugueses a vontade de participar na inclusão dos jovens mais desfavorecidos.
O comboio tem partida e chegada de Lisboa (Santa Apolónia) e efetuará paragens em Porto Campanhã, Guimarães, Faro e Funcheira, cidades onde serão realizados diversos eventos mediáticos.
A associação por parte da REFER a este projeto, insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da empresa e tem como objetivo gerar valor para a comunidade envolvente ao caminho-de-ferro.
"