domingo, 23 de junho de 2013

Comboio directo entre Porto e Vigo II

Nos próximos dias 24 e 26 estão agendadas duas marchas especiais entre Porto e Tuy, muito provavelmente para ensaio da solução "rápido Porto-Vigo".

A proposito desta ligação directa, apresento abaixo algumas imagens que retratam a visita de uma UDD espanhola (TRD 594) ao Porto, em 05 de Junho de 1999. Consta que a ideia da CP seria a utilização deste material (preparado para velocodades de 140 km/h) nas ligações entre Porto e Vigo.

Fotos da autoria do Sr. Mario Mesquita (via facebook) com excepção das assinaladas com o nome do autor.






Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ramal de Monção I

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de Dezembro de 1989, data em que foi encerrado.

A imagem que se segue é um raro exemplar deste troço ferroviário ... ilustra a locomotiva diesel 1421 parqueada na estação de Monção.


comentário do autor: "1421 Moncao 11.05.87"

Ao fundo pode também ver-se uma automotora da série 0400.


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Linha do Minho - "Um IR à moda antiga"

comentário do autor (Carlos Pinto): "Rio Tinto, 6 de junho 2013. O mesmo comboio IR Valença-Porto Campanhã."


No passado dia 06 de Junho, a Linha do Minho voltou a ter circulações comerciais com uma composição de máquina e carruagens. Os comboios inter-regionais (IR850 e IR851) entre Porto e Valença foram assegurados por uma composição composta pela locomotiva diesel 1424, furgão gerador (Dyf 557) e 3 carruagens CoRail.

As imagens que se seguem ilustram esta peculiar circulação, que obviamente atraiu as objectivas dos habituais fotografos e retratistas da nossa ferrovia.



comentário do autor: "A 1424 com o furgão-gerador Dyf 557 e 3 CoRail a efectuar o comboio Interregional Campanhã-Valença a passar em Alvarães e Seixas. 6/6/2013 - 7.30-8.10;
Comboio Interregional Valença-Campanhã a passar em Cerveira e Tamel. 10.15-11.20"


comentário do autor: "Ora ca esta a 1424 a fazer um comboio regular...Diga se que ela esta com um trab um pouco esquisito"

fonte: João Joaquim


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

domingo, 9 de junho de 2013

Marcha especial Pinheiro-Barreiro (10 de Setembro de 2009)

A estação do Pinheiro (Linha do Sul) foi durante alguns anos local de parqueamento de carruagens desactivadas. No dia 10 de Setembro de 2009, a CP resolveu finalmente remover algum material, efectuando-se uma marcha especial para a estação do Barreiro. Aqui (mais concratamente no parque de material de Barreiro-A) este e outro material foi demolido, colocando-se assim um ponto final na possibilidade, ainda que remota, de recuperar algumas carruagens para serviço comercial. 
A tracção deste comboio especial esteve a cargo de duas locomotivas diesel da série 1550, também já retiradas de serviço.

As imagens que se seguem, da autoria de Andrew Donnelly, ilustram a marcha que transportou as carruagens.

 
 
 



Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.