sábado, 28 de julho de 2012

Estado d'Alma II

Hoje, vigésimo oitavo dia do mês de Julho do ano da graça de dois mil e doze, escrevo sobre o que me vai na alma. Afinal, o blog é também um "muro das lamentações" mais do que um simples meio para se atingir um fim.
No mundo ferroviário, pouca coisa se passou nestes últimos dias ... houve um passeio do PTG, com um formato mais ou menos reduzido, mas que nos tempos que correm é "bem melhor do que nada".

Do ponto de vista dos entusiastas da ferrovia, foi a brisa fresca num verão que vai quente q.b. para gerar algumas controvérsias ferroviárias. Quem os viu, literalmente a correr atrás do comboio, foi uma delícia. No dia em que o PTG foi a Badajoz, eram às dezenas, em cima de pontes e viadutos, ou utilizando "outras formas mais ou menos engenhosas" para conseguirem uma "boa foto". Dizem as "más línguas" que houve quem se colocasse em cima de um escadote, na ânsia de obter uma foto para mais tarde recordar.
É claro que há sempre exageros, mas que a ideia do escadote é sem dúvida uma "boa ideia", ou pelo menos uma ideia original.
Mas isto de ser entusiasta não é fácil ... tudo começa em casa com o planeamento da viagem, com a escolha dos melhores lugares (há quem lhes chame spots, mas eu prefiro "lugares"), onde o sol possa estar favorável, e é claro, com acesso mais ou menos fácil, porque isto de andar atrás do comboio, geralmente não é compatível com caminhadas a pé.
Pois é ... mas na vida nem tudo se resume à publicação de fotos no Railpictures, Flickr, Trainspo ou nos inúmeros fóruns, forunzecos e afins que populam a nossa lusa-internet.

Mas, falando de coisas mais sérias …. Algum do material encostado no Entroncamento e no Barreiro começou a ser desmantelado …. A vida é assim. É um ciclo que se completa. Os mais saudosistas defendem que “mais material poderia ser preservado” ou que “o museu deveria guardar pelo menos dois exemplares de cada série de material circulante”. Não concordo. Preservar custa muito dinheiro e o estado não tem capacidade financeira para preservar “tudo o que mexe”. Sendo assim, concordo que se se preserve em estado de circulação um exemplar das séries de material circulante mais importantes, para que se possam organizar passeios temáticos com entusiastas ou turistas.

Não me atrevo a falar das greves dos ferroviários, porque isso já não é novidade. Tudo o que se torna "vulgar" deixa de ser notícia.

Termino, desejando a todos umas boas férias. Em agosto este blog completa o seu primeiro ano de vida, e será altura de fazer um pequeno balanço. Espero também ter tempo para voltar ao tema dos "fórunzecos e afins", com uma análise rigorosa sobre conteúdos e pontos de interesse.


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os passeios do PTG - 2000

Desde 1998 que, de uma forma mais ou menos regular, um grupo de entusiastas ingleses vem a Portugal realizar passeios pela ferrovia nacional.
Como sabem, em Portugal ainda circulam locomotivas da série 1400, cujas 10 primeiras unidades foram construídas em Inglaterra.
As nossas 1800 também têm origem britânica, visto que são uma derivação da "Classe 50".

Sendo assim, os passeios do PTG (Portuguese Traction Group) são normalmente realizados por este tipo de material.

As imagens que se seguem, ilustram alguns dos passeios realizados em Portugal, em 2000.

31 Janeiro (Loc. 1419 - Beja-Moura-Beja) - autor não identificado
31 Janeiro (Loc. 1419 - Beja-Moura-Beja) - autor não identificado

31 Janeiro (Loc. 1419 - Beja-Moura-Beja) - autor não identificado

comentário do autor: "MLW MX620 #1564 at Setúbal on 25/03/00 with 13861 / 13863 10h30 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day)."

comentário do autor: "Alco RSC2 #1501 + Alco RSC3 #1524 at Barreiro on 25/03/00 with 13865 / 13869 12h30 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day)."

comentário do autor: "English Electric 1803 at Barreiro on 25/03/00 with 13869 / 13871 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day).."comentário do autor: "MLW MX624 #1966 at Porto Sao Bento on 26/03/00 with 13803 09h50 to Pochino (PTG Charter “Bom Bom Estrela)."

comentário do autor: "MLW MX624 #1966 at Mosteiro on 26/03/00 with 13803 09h50 Porto Sao Bento to Pochino (PTG Charter “Bom Bom Estrela)."

comentário do autor: "MLW MX624 #1966 at Pinhao on 26/03/00 with 13803 09h50 Porto Sao Bento to Pochino (PTG Charter “Bom Bom Estrela)." (na realidade é a 1970)

comentário do autor: "MLW MX624 #1966 at Ferradosa on 26/03/00 with 13803 09h50 Porto Sao Bento to Pochino (PTG Charter “Bom Bom Estrela)." (na realidade é a 1970)

comentário do autor: "9004 at Alvacoes with 13805 09h35 Regua – Vila Real PTG Charter on 27/03/00."

comentário do autor: "9004 at Alvacoes with 13805 09h35 Regua – Vila Real PTG Charter on 27/03/00."

comentário do autor: "1424 at Leixoes with 13809 Contumil – Leixoes PTG Charter on 27/03/00."

comentário do autor: "Loc. 1806 - Martingança, 03 Junho 2000"
fonte: Jorge Monteiro - ferroviários @ facebook

comentário do autor: "Loc. 1806 - Vila Fernando, 04 Junho 2000"
fonte: Jorge Monteiro - ferroviários @ facebook





Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Desmantelamento de material no Barreiro

Chegaram-me por e-mail, mas também circulam no facebook e noutras redes ou fóruns, as fotos que a seguir apresento.
Retratam o triste fim de algum material ferroviário que nos últimos anos esteve estacionado junto do apeadeiro do Barreiro-A.
Como em tudo na vida, há sempre um início e um fim ... este material há muito tempo que estava encostado, ou porque deixou de ser necessário, ou porque chegou ao fim a seu tempo de vida útil.
Agora é recortado e muito provavelmente será "reciclado". Enfim ... é assim a vida!

Ficam as fotos, para mais tarde recordar.






fonte: http://www.facebook.com/barreiroweb.arteslazer

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os passeios do PTG - 2003


Desde 1998 que, de uma forma mais ou menos regular, um grupo de entusiastas ingleses vem a Portugal realizar passeios pela ferrovia nacional.
Como sabem, em Portugal ainda circulam locomotivas da série 1400, cujas 10 primeiras unidades foram construídas em Inglaterra.
As nossas 1800 também têm origem britânica, visto que são uma derivação da "Classe 50".

Sendo assim, os passeios do PTG (Portuguese Traction Group) são normalmente realizados por este tipo de material.

As imagens que se seguem, ilustram alguns dos passeios realizados em Portugal, em 2003.

autor: Sergio Costa @ facebook

comentário do autor: "1805, Sintra, 2 Fev 2003, com 2628 na cauda."




comentário do autor: "1458+1446 Castelo Branco 26-4-03 13851 1018 Abrantes-Guarda"

comentário do autor: "1446 and 1458 at Tortosendo south of Covilha"

comentário do autor: "1446 and 1458 at Covilha"

autor: Sergio Costa @ facebook

comentário do autor: "1446+1458 BENESPERA 26-4-03 138511018Abrantes-Guarda"

comentário do autor: "1904 in Figueira da Foz docks"


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Metro de Lisboa - Inauguração do Prolongamento ao Aeroporto



Tal como anunciado ontem, entrou hoje em exploração o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa ao Aeroporto.
Esta extensão tem um total de 3326 metros e é composta pelas seguintes estações:
- Moscavide
- Encarnação
- Aeroporto

As imagens que se seguem, ilustram as primeiras horas de serviço das novas estações. Desde já agradeço ao autor pela sua cedência.








Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Metro de Lisboa - Prolongamento ao Aeroporto


Está anunciada para amanhã (17/07/2012), a inauguração da expansão do Metropolitano de Lisboa (ML) ao Aeroporto. Este prolongamento da Linha Vermelha tem uma extensão de 3326 metros e é composto por três novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto.

Segundo informação fornecida pelo ML, as novas estações estão inseridas na coroa 1, não sendo para já cobrada nenhuma taxa adicional, além do bilhete normal.

Fonte: http://www.metrolisboa.pt/


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Os passeios do PTG - 2012



Desde 1998 que, de uma forma mais ou menos regular, um grupo de entusiastas ingleses vem a Portugal realizar passeios pela ferrovia nacional.
Como sabem, em Portugal ainda circulam locomotivas da série 1400, cujas 10 primeiras unidades foram construídas em Inglaterra.
As nossas 1800 também têm origem britânica, visto que são uma derivação da "Classe 50".

Sendo assim, os passeios do PTG (Portuguese Traction Group) são normalmente realizados por material diesel, proporcionando aos entusiastas momentos de verdadeira loucura ferroviária.


As imagens que se seguem, ilustram alguns dos passeios realizados em Portugal, em 2012.


fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/7459889044/



Oscar Mira@ facebook

imagens de Oscar Mira

comentário do autor: "ESPECIAL 13812 - Leixões / Plataforma de Cacia (PTG charter)"

comentário do autor: "A locomotiva diesel 1408 com o comboio do PTG procedente de Coimbra-B e com destino às Caldas da Rainha."

comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Electrica CP 1408 | Comboio Especial Nº 13848(Coimbra-B-»Caldas da Rainha) "PTG 2012" | Local: Regueira de Pontes, Leiria - Portugal | Dia: 29-06-12"

Leiria - João Pedro Tavares @ facebook

Sabugo - Pedro Flora @ facebook

Amadora - Paulo Sousa @ facebook

Poceirão - Nelson Ribeiro @ facebook

comentário do autor: "A L.D. 1944 e efectuar o serviço especial "PTG" nº13853 (Entroncamento-Badajoz), na Torre das Vargens"

Francisco Marques @ facebook

Francisco Marques @ facebook

comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Electrica CP 1944 | Comboio Especial Nº 13854(Badajoz-»Entroncamento) "PTG 2012" | Local: Tancos, Portugal | Dia: 30-06-12"

comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Electrica CP 1962 | Comboio Especial Nº 13856/7(Entroncamento-»Porto de Sines) | Local: Quinta Grande, perto de Coruche - Portugal | Dia: 01-07-12"

comentário do autor: "Comboio especial do PTG n.º 13857 Entroncamento-Sines, no Lousal"

Rui Figueira @ facebook


imagens de Francisco Marques


Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas.