domingo, 22 de janeiro de 2012

Alterações ao serviço rápido entre Faro e Lisboa

fonte: http://www.flickr.com/photos/nohab0100/4760931739/

No passado mês de Dezembro, a CP introduziu alterações na lei de paragens do serviço IC entre Lisboa e Faro. Os comboios deixaram de circular por Setúbal e Alcácer, resultando assim numa redução de tempo de percurso de cerca de 30 minutos.
A partir do próximo dia 01 de Fevereiro, o AP nº 182 passa a parar em Santa Clara Sabóia, Funcheira, Ermidas e Grândola. A partida de Faro é adiantada em 5 minutos de forma a compensar estas paragens.

Além da questão da reserva de lugares (as estações indicadas não dispõem de bilheteira), há ainda que ter em conta a dimensão das plataformas. A imagem que ilustra este artigo mostra um comboio Alfa Pendular a passar na estação de Santa Clara Sabóia. É visível na imagem que a plataforma não tem dimensão para a totalidade do comboio.

Consultando o directório REFER, verifica-se que:
  • Grândola tem 3 plataformas de 210 metros,
  • Ermidas tem uma plataforma de 139 metros na linha 1 e 208 metros na linha 4,
  • Funcheira tem uma plataforma de 196 metros e outra de 212 metros,
  • Santa Clara tem uma plataforma de 70 metros na linha 1 e a linha 2 tem uma plataforma de 132 metros.
Recordo que a totalidade da composição AP tem cerca de 160 metros, e que o comprimento mínimo para acomodar todas as portas numa plataforma é de cerca de 120 metros.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os Caminhos de Ferro - 150 dias

Passaram esta semana 5 meses desde a abertura deste espaço. Em jeito de balanço, posso afirmar que estou satisfeito com os resultados obtidos: mais de 7000 page views, o que significa em média, 45 page views por dia.
Para os interessados fica aqui um índice com os artigos publicados nestes primeiros 5 meses de vida:
Os ICs da Beira Baixa
Os ICs de Évora e Beja
Incidente numa passagem de nível em Espinho
O serviço de passageiros na Linha do Minho
Mercadorias na Linha do Oeste
Linha do Douro - Acidente em Ermida (11 de Dezembro 2000)
Linha do Douro - Acidente na Ferradosa (22 de Janeiro 2005)
CP - Vandalismo de Material Circulante
Automotoras Diesel série 0400
O serviço de passageiros na Linha do Douro (de 1987 a 2011)
Nelas - Corte da Linha da Beira Alta em 29 Maio 1989
Greve na CP em 17 Fevereiro 1988
Centenário da Estação Ferroviária de Alcântara Terra
O eléctrico 738
Santa Iria - População corta Linha do Norte - 03 Novembro 1987
Locomotivas Diesel CP Série 1400 (1ª Parte)
Locomotivas Diesel CP Série 1400 (2ª Parte)
Locomotivas Diesel CP Série 1200
O eléctrico 738 (Festa do Avante 2011)
Remodelação da UTE 2295
Locomotivas Diesel CP Série 1500
Metro de Lisboa - Unidades ML7
Linha do Oeste - Acidente em Jerumelo - 07 Outubro 2011
Locomotivas Diesel CP Série 1520
Loc. CP 2624 de volta ao Longo Curso
UTE's nos IC's da Beira-Baixa
Metro de Lisboa - Unidades ML79
Deservagem Química de Via
O Plano de Expansão do ML em 2005
Remodelação das UQE's CP Série 3500
UTE's nos IC's da Beira-Baixa (II)
Linha da Beira Baixa - que futuro?
UTE's nos IC's da Beira-Baixa (III)
Automotoras Eléctricas CP Séries 2100/150/200
Linha do Oeste - Encerramento do Serviço Regional ...
Ir (ou não) à Manifestação de Transporte Público
A Linha da Beira Baixa da Covilhã à Guarda
Locomotivas Diesel CP Série 1800
Linha do Sul - Que Futuro?
Ramal de Reguengos - um pouco de história
Imagens dos Céus de Portugal
Locomotivas Diesel CP Série 1300
Locomotivas Diesel CP Série 1320
Automotoras Diesel CP Série 0300

Linha do Algarve - Rotação de Material Circulante
Locomotivas Diesel CP Série 1550
UQE CP 3527

A todos os visitantes agradeço o tempo que dispensaram a este espaço.












sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

UQE CP 3527


aqui tinha falado da remodelação das UQE's CP Série 3500, nomeadamente da 3527. Esta unidade, foi a primeira a ser remodelada, tendo existido intervenção ao nível da estrutura (decapagens, pintura, etc etc) e da decoração. No interior, destaco a mudança do revestimento dos bancos e a pintura dos varões em vermelho.

foto de João Cunha - fonte: http://www.portugalferroviario.net/forum/

fotos de Francisco Marques via facebook

A nível mecânico e eléctrico nada foi alterado, visto que esta série de material não tem apresentado problemas.
As imagens que se seguem, ilustram uma das marchas de ensaio e a marcha entre Entroncamento e Lisboa.

Comentário do autor: "02 Dezembro 2011 - 95256 Entroncamento - Castanheira do Ribatejo"
fonte: http://www.flickr.com/photos/jomorgado/6442047021/


Entre Carregado e Vila Franca de Xira
fonte: http://www.flickr.com/photos/tquelhas/6482744741/



Azambuja, 09 Dezembro 2011
fonte: http://img442.imageshack.us/img442/3907/img0002bi.jpg

via: http://www.portugalferroviario.net/forum/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Locomotivas Diesel CP Série 1550


Adquiridas em 1973, as locomotivas diesel CP da série 1550 foram construídas pela Montreal Locomotive Works (MLW). A sua velocidade máxima é de 120 km/h. Iniciaram a sua vida na CP a efectuar serviços de passageiros mas depressa passaram também a assegurar serviços de mercadorias.
Marcaram presença nos serviços das linhas da Beira-Baixa, Beira Alta, Oeste, Leste, Sul e esporadicamente nas linhas do Minho e Douro. Foram retiradas de serviço em 31-12-2011.

Das 20 locomotivas da série (numeradas de 1551 a 1570) apenas a 1561 foi demolida, após acidente com a 5624, a 14 de Maio de 2003, em São Bartolomeu da Serra .

As imagens que se seguem ilustram alguns dos comboios assegurados por esta série de locomotivas.
  • 1551
    Abrantes, 1988 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "1998-03-13 #1551 at Castelo Branco with the Fridays Only “Comboio Academico” (University train) to Porto."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6076358251/

    comentário do autor: "Abrantes 21-9-2007"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/jncarter1962/1749820260/

    comentário do autor: "Locomotiva Diesel MLW CP 1551 com o comboio especial PTG Tours nº13875 [Poceirão - Entroncamento] Estação de Setúbal-Mar, Linha do Sul. (2011-02-06)"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/ericksonjunior/5430877282/

  • 1552
    Coimbra B, em 1994 - foto de Garry Brown

    O SUD na estação da Covilhã - foto de Paulo Pires
    fonte: http://fotos.sapo.pt/paulopires/

  • 1553
    Abrantes, 1993 - foto de Garry Brown

    Barquinha, em 1989 - foto de Garry Brown

  • 1554
    Praia do Ribatejo, em 1988 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "Tipo: Comboio de Distribuição 75530 (transporte de madeira) [Fundão - Entroncamento] Local: Rossio ao Sul do Tejo [Linha da Beira Baixa, PK 134] Data e hora: 15 de Setembro de 2009 [18h14] Material: Locomotiva 1554 + 12 vagões (2 CP Rlps e 10 CP Kbs)"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4037300306/

    comentário do autor: "Comboio de distribuição nº 57373; Entroncamento -> Elvas; Tancos, 14-07-2011; 1554+1555"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/33815676@N04/6482746363/

    comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Electrica CP 1554 [+ CP 1413] | Comboio Especial Nº 13840(Central do Pego-»Entroncamento) PTG 2011 - More Sines of the Times | Local: Concavada - Ramal do Pego PK 4-5 | Dia: 05-02-11"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5456759276/

  • 1555
    Cacém, 1993 - foto de Garry Brown


    comentário do autor: "Comboio especial nº 95225; Fontela -> Entroncamento;
    Entroncamento, 21-06-2011;"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/33815676@N04/6106205104/

    Comboio de inspecção de catenária (entre Castelo Branco e Vale de Prazeres)
    23 Maio 2011
    fonte: http://www.flickr.com/photos/59422929@N02/5768940221/

  • 1556
    Covilhã, 1993 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "Tracção: Locomotivas MLW CP 1556 e 1565. Material rebocado: Vagões Transfesa Zagkks e VTG Zagkk. Serviço: Comboio de distribuição nº 75730 Badajoz - Entroncamento. Operador: CP Carga. Local: Elvas (PK 266,2 da Linha do Leste).
    Data: 13 de Agosto de 2010. Hora: 13:35."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/tquelhas/4889527712/

    comentário do autor: "75373 Entroncamento - Badajoz."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/mon80/4263164673/

    comentário do autor: "Comboio: Internacional 83030. Material Circulante: CP 1556 + 5 Sggmrss. Sentido: Entroncamento > Terminal de Mercadorias da Bobadela. Local: Santa Iria de Azóia (Linha do Norte)."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/rrist/6176132342/

  • 1557

    comentário do autor: "Tipo: Comboio de Distribuição 75375 (transporte de contentores) [Entroncamento - Badajoz] Local: Bemposta [Linha do Leste, PK 142] Data e hora: 15 de Setembro de 2009 [13h27]"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4037297100/

    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3571250200/

  • 1558
    Abrantes, 1989 (a entrar na Beira Baixa) - foto de Garry Brown

    Santa Comba Dão, 1999 - foto de Garry Brown

    Entroncamento
    comentário do autor: "MLW MX620 #1558 at Entroncamento with R5505, 13h10 to Elvas on 30/03/00."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6181900315/

    autor: Jose Luis Fernández
    fonte: http://www.portugalferroviario.net

    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3953969330/

    comentário do autor: "Material Circulante: CP 1558 + CP 1567 + 3 Sgs + 2 Rgs + 2 Sggmrss + 5 Sgmms + 4 Lgs Hora: 16:47 Data: 15-07-2010
    Local: Tancos (PK 113 - Linha da Beira Baixa)
    Serviço: Comboio n.º 75730 (Badajoz--» Terminal de Mercadorias da Bobadela)"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/valeriodossantos/4816608590/


  • 1559
    Mortágua, 1990 - foto de Garry Brown

    Covilhã - fotos de Manuel Tão

    comentário do autor: "75373 Entroncamento - Badajoz"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/jomorgado/4020477488/

    comentário do autor: "1559 Elvas Caia 98204 BAD-RGM 20100620
    Já em território português, a locomotiva 1559 reboca uma composição que transporta automóveis OPEL e destina-se ao entreposto da Azambuja. A fotografia foi obtida perto da fronteira do Caia."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/4751065537/


  • 1560
    Pampilhosa, 1994 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "Locomotiva diesel 1560 MLW Montreal Locomotives Works 1560 diesel locomotive Vendas Novas, Portugal - 2001"
    fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html

    comentário do autor: "01/05/03, 1560 is seen stabled in the sun at Entroncamento"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/bantam61668/6303258241/

    comentário do autor: "CP 1560+1561. Alcains, 29/04/2005. Photo Jean-Pierre Vergez-Larrouy"
    fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html

    fonte: http://www.flickr.com/photos/drukax/4401307172/


  • 1561 - desmantelada após acidente
    comentário do autor: "Taken : 11.11.1993.
    Montreal Loco Works built type MX-620 (or Portuguese class 1550) with the classic smokey 251 Alco engine sits at Entroncamento waiting departure with the 19.05 Lisboa Santa Apolonia to Covilha. With no train heat capabilities the hardy locals tended to sit in the centre of these coaches up into the Serra de Estrela mountains as the vehicles had parraffin heaters mounted underneath. However the heating in the coach was minimal either side of about 2 bays from the centre. Still who needs heat with a machine like this to warm your heart, alas now used on freight only."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/36034969@N08/4109711101/

    Abrantes, 1998 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "1561 at Abrantes 26/03/98 with R5604 1200 Lisboa Santa Apolonia to Covilha 26/03/98 © Mark Widdison"
    fonte: http://www.portugalferroviario.net

    fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1550/misc/pix.html



  • 1562
    Tramagal, 1990 - foto de Garry Brown

    Santa Apolónia - foto de Manuel Tão

    Rego (antiga estação na Linha de Cintura) - foto de Manuel Tão

    Loulé, 01 Agosto 2006

    comentário do autor: "CP 1562 em Évora com o cimenteiro Estremoz - Poceirão."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/trepk0s/4150232247/

    comentário do autor: "The line Lisboa - Faro was undergoing revitalisation in 2008, a project that was to span several years. Here, a ballast train is headed by CP's diesel locomotive no. 1562. As immediately becomes clear from its appearance, it was built on the other side of the Atlantic: at MLW Worthington in Canada, in the 1970's. Sarnim, 26-05-2008."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/wesleyvandrongelen/5243134327/

    comentário do autor: "Locomotivas Diesel-Electricas CP 1562 + CP 1564 | Comboio de Mercadorias Especial Nº 96205(Poceirão-»Cuba) | Local: Beja - Linha do Alentejo | Dia: 21-04-11"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5641930356/

  • 1563
    Guarda (procedente da Beira Baixa) - foto de Manuel Tão

    Louriçal, 1989 - foto de Garry Brown

    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3909889257/

    comentário do autor: "Produtos siderúrgicos, Estação de Águas de Moura, 2009.07.02
    * cruzamento com o Eixo 50382/3 [Entroncamento - Praias do Sado]."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4282155674/

    fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/5909772348/

  • 1564
    Entroncamento, 1992 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "MLW MX620 #1564 at Setúbal on 25/03/00 with 13861 / 13863 10h30 Barreiro – Setúbal – Aguas de Moura – Barreiro (PTG Rail Day)."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6181875175/

    comentário do autor: "Locomotiva Diesel-Eléctrica CP 1564 + Bobines de Aço. Comboio de Mercadorias Nº 79802. Da Triagem da Siderurgia Nacional para Setúbal-Mar. 2011-07-18. 11h19min."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/ferbernas/5978700498/

    comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Automóveis 69805 [Penalva - Setúbal • Mar] Local: Agualva [Concordância de Poceirão, PK 4] Data e hora: 11 de Fevereiro de 2010 [16h25] Material: Locomotiva 1564 + 18 vagões CP Hccerrs"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4466301474/


  • 1565
    Entroncamento, 1993 - foto de Garry Brown

    Na Raquete de Sines.

    comentário do autor: "Locomotiva MLW 1565 e automotora Allan 0369 na estação de Badajoz. Nas vias ao lado, vagões tdgs acabados de trazer pela MLW e o Regional 598 que havia chegado de Madrid."
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nohab0100/4718342054/

    fonte: http://www.flickr.com/photos/ericksonjunior/5443536916/

  • 1566
    Barquinha, 1989 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "1566 at Rede on 13811 09.40 Porto Sao Nento to Pocinho 16/3/2002 - Steve Kemp"
    fonte: http://www.portugalferroviario.net

    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3571250812/

    comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Areia 62897 [Praias do Sado - Loulé] Local: Alcácer do Sal [Linha do Sul, PK 78] Data e hora: 2 de Março de 2009 [13h01]
    Material: Locomotiva 1566 + 8 vagões [7 CP Sgs e 1 CP Rgs (16 contentores areia)]"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/3322589221/

  • 1567
    Tortosendo, 1993 - fonte: http://ultimosinaldepartida.blogspot.com/

    Campolide, 1997 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "1558 at Portalegre, February 1999. Phil Wormald"
    fonte: http://alcoworld.railfan.net/1550_pic.htm

    fonte: http://www.flickr.com/photos/42358390@N03/4709502869/

    fonte: http://www.flickr.com/photos/decomboio/3675480034/

  • 1568
    Abrantes, 1988 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "Tipo: Comboio de Transporte de Balastro 96210 [Monte das Flores - Poceirão] Local: Tojal [Linha de Évora, PK 104] Data e hora: 8 de Abril de 2010 [18h16]
    Material: Locomotiva 1568 + 14 vagões CP Us"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/nmorao/4504274436/

    Em Sines, com o PTG - 06 Fevereiro 2011
    fonte: http://www.flickr.com/photos/49079353@N03/5471739228/

  • 1569
    Entroncamento, 1997 - foto de Garry Brown

    comentário do autor: "MLW 1569 a rebocar o Comboio-Socorro do Barreiro; Alhos Vedros; 2010-02-11"
    fonte: http://www.flickr.com/photos/paulomestre/4348676648/

  • 1570
    Barreiro (GOB), 1997 - foto de Garry Brown
    Faro - Comboio Azul, em 2000
    comentário do autor: "MLW MX620 #1570 in the baking afternoon sun at Luzianes on 30/07/00 with 20860 15h00 Faro – Porto Campanhã “Coimbio Azul”."
    fonte:
    http://www.flickr.com/photos/the_alco_safaris/6295489624/

    Vilar Formoso - foto de Manuel Tão

    comentário do autor: "Material Circulante: CP 1570 + 3 Uacs + 1 Rlps + 1 Rgs + 5 Us Hora: 17:25 Data: 22-08-2011 Local: Barquinha (PK 111 - Linha da Beira Baixa) Serviço: Comboio Especial n.º 98212 (Terminal de Mercadorias do Fundão --» Entroncamento)" fonte: http://www.flickr.com/photos/valeriodossantos/6071273554/